Uma pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights – NUMA – formado por professores e alunos da ESPM, avaliou o uso de aplicativos durante a pandemia de covid-19. O objetivo do estudo era entender o impacto da utilização dos apps na rotina dos consumidores no decorrer do período de isolamento social.
Segundo a pesquisa do NUMA, o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp foi, disparado, o mais utilizado – 97% das pessoas consultadas afirmaram utilizá-lo durante a quarentena. Em seguida, vêm o Instagram (88%) e o YouTube (75%). O app de streaming de filmes da Netflix foi o mais usado por 68% dos entrevistados, e a plataforma de reuniões virtuais Zoom por 52% da amostra. O app de delivery do iFood foi o mais usado de sua categoria por 41% dos pesquisados. (A pesquisa considerou respostas múltiplas.)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É possível fazer uma relação dos aplicativos mais utilizados com as experiências mais buscadas pelo consumidor nesses tempos de pandemia. Distração ficou na liderança com 73%, seguida por bem-estar (58%), sentimentos positivos (56%) e controle da ansiedade (48%).
Por meio de técnicas de análise estatística e correlação de dados, a pesquisa identificou alguns sentimentos provocados pelos aplicativos durante o seu uso. “Nas mulheres há um aumento da ansiedade, do estresse e do cansaço, e os homens apresentam mais sentimentos positivos”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. Sobre o perfil etário é possível identificar que pessoas acima dos 45 anos usam mais os aplicativos para manter contato com amigos e familiares, pessoas entre 25 e 34 anos são as que mais pedem comida por aplicativos e os mais jovens, de até 17 anos, preferem apps de filmes, séries e vídeos.
Na amostra de 387 respondentes, 60% são mulheres, 51% são estudantes e 27% têm renda familiar mensal acima de 20 000 reais.
Leia também:
- Impressão de dinheiro para comprar bitcoin pode mudar a economia global
- Como o ChatGPT Search e negócios online podem impactar sua empresa
- Finalmente! WhatsApp começa liberar converstor de áudio em texto, ceja como usar
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira aqui alguns dados da pesquisa (respostas múltiplas):
Aplicativos Mais Utilizados
- 97% WhatsApp
- 88% Instagram
- 75% YouTube
- 68% Netflix
- 55% Facebook
- 52% Zoom
- 41% iFood
- 24% Amazon Prime Video
- 23% TikTok
- 16% Microsoft Teams
Utilidade dos Aplicativos
- 77% Passar o tempo vendo vídeos
- 73% Conversar com amigos e família
- 50% Trabalhar em casa
- 49% Estudar em casa
- 41% Reduzir o estresse
- 38% Aprender algo novo
- 37% Pedir comida delivery
- 18% Fazer compras
- 14% Jogar em grupo
- 4% Outros
Sensações Relacionadas ao Uso dos Apps
- 73% Distração
- 58% Bem-estar
- 56% Sentimentos positivos
- 48% Ansiedade
- 48% Produtividade
- 41% Cansaço
- 38% Estresse
- 28% Solidão
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
Deixe seu comentário aqui