Sim, o Whatsapp GB sumiu de muitos celulares. Desde a última sexta-feira, 8, usuários do aplicativo modificado estão reclamando que, supostamente, a Google Play Store está deletando o aplicativo de seus celulares sem avisar, resultando em perda de conversas, imagens e muito mais.
Segundo diversos relatos no Twitter, o aplicativo modificado WhatsApp GB do nada está sendo desinstalado dos celulares. Embora ainda não haja uma resposta do porque que isso esteja acontecendo, provavelmente seja algo relacionado a função Play Protect do Android, que serve para proteger o celular de apps não aprovados como seguros pela loja de aplicativo oficial.
Porque o Google Play está desinstalando o Whatsapp GB?
Como dissemos acima, não há certeza das motivações por trás disso. Porém, há tempos que o Google implementou a função Play Protect no Android que, como sugere o nome, tem a função de bloquear e desinstalar aplicativos que não estão na loja Play Store que teoricamente podem ser nocivos ao celular.
Como o WhatsApp GB é uma aplicativo modificado e, automaticamente pirata, ao que tudo indica o Play Protect está reconhecendo ele como nocivo ao sistema do celular. Nem o Google, nem a Meta que é dona do Whatsapp oficial, se pronunciarem sobre o caso até o momento dessa matéria.
Leia também:
Vale lembrar que o próprio Whatsapp deixa bem claro que usar o GBWhatsapp é contra as regras do app e o usuário pode ser banido de usar o mensageiro, caso detectem o uso.
Como prevenir o Play Protect desinstalar o WhatsApp GB?
Se você ainda não teve seu GB WhatsApp desinstalado, há uma possível solução preventiva: é possível desabilitar o Play Protect, evitando assim a medida de segurança do Android.
Faça isso seguindo os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo Play Store no seu Android, clique na foto do seu perfil e depois selecione a opção “Play Protect”;
- Após isso, toque no ícone de engrenagem que fica na parte superior da tela e novas opções irão aparecer;
- Agora basta clicar no botão verde ao lado de “Verificar apps com o Play Protect” para desativar a verificação de aplicativos.
- Confirme clicando em “Desativar”.