WhatsApp vai mandar mensagens para outros apps

A possibilidade de conversar com pessoas de outros apps, é um recurso interessante, que esta chegando ao WhatsApp
Avatar de Nalbert Gomes
13/09/2023 às 17:56 | Atualizado há 10 meses
whatsapp recurso novo

A União Europeia exigiu algumas mudanças no WhatsApp. Para atender essas exigências, o aplicativo em breve terá uma parte dedicada para enviar e receber mensagens de outros serviços. A novidade foi descoberta no último domingo (10), e se chama “third-party chats”. Vamos ver mais sobre ela abaixo.

WhatsApp vai permitir mensagens para outros apps

O recurso de conversas com terceiros, vai ficar separada da caixa de entrada padrão do WhatsApp. Por enquanto a nova seção não funciona, e não possui nada nela. A ideia será que mensagens de apps como Telegram e Signal, fiquem alocadas nessa área.

whatsapp atualização
(Imagem: Pixabay)

A União Europeia definiu um prazo de seis meses para o total funcionamento , então o recurso terá que estar pronto até março de 2024.

De acordo com as novas regras, que são chamadas de Digital Markets Act (DMA), seis empresas serão afetadas, e estão sendo chamadas de gatekeepers. Elas dominam setores essenciais da própria internet.

Entre elas temos Alphabet (dona do Google e do YouTube), Amazon, Apple, ByteDance (dona do TikTok), Meta e Microsoft.

Dessa maneira, aplicativos como WhatsApp e o Messenger, que são da Meta, precisam cumprir todas as exigências.

Então como já dito, o aplicativo vai precisar enviar e receber mensagens de outros apps, mesmo que os usuários desses apps não tenham uma conta no WhatsApp ou no Messenger.

Se você, ou outras pessoas usam Telegram, o Signal ou o Snapchat, poderão mandar mensagens para amigos ou parentes que estão nessas mesmas plataformas, ou apenas no próprio WhatsApp.

O objetivo, é que os usuários não sejam obrigados a usar os aplicativos de uma empresa que domina o mercado. Dessa maneira, menos usuários baixam aplicativos de concorrentes, e a Meta continua sendo líder de mercado.

Pode parecer simples, mas há alguns desafios técnicos envolvidos nesse novo recurso. O WhatsApp tem mais que apenas mensagens de texto, o app oferece envio de arquivos, ligações, mensagens de áudio e criptografia de ponta a ponta.

Isso pode deixar a segurança do WhatsApp em risco. Teremos que aguardar para ver como os outros recursos serão adaptados.

Como o recurso de conversas com terceiros ainda está em fase beta, é normal que mudanças sejam aplicadas as novas funcionalidade.

Outra dúvida é se isso será exclusivo dos usuários da União Europeia ou se a Meta vai liberar todos os recursos em outros países.

whatsapp novidades
(Imagem: Pexels)

Atualmente, a empresa não disponibiliza o Threads, rede social do Instagram baseada em texto, na Europa.

A Meta diz que há complexidades no cumprimento de algumas leis. O problema pode estar na reutilização da base de usuários do Instagram no Threads.

A própria empresa estaria preparando também uma versão paga de Facebook e Instagram, sem anúncios.

Esta seria uma forma de escapar das regras e exigências da União Europeia, mostrando que os usuários têm opção para fugir das propagandas que são direcionadas.

Agora diga para nós, você gostou desse novo recurso que pode chegar em breve ao app? Diga para nós nos comentários e compartilhe com outras pessoas.

Fonte: TechCrunch

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ