Windows 11 ganha modo foco e outras melhorias

Windows 11 recebe atualização com novidades como abas no explorador de arquivos, modo foco e muito mais
Avatar de Nalbert Gomes
21/09/2022 às 11:20 | Atualizado há 2 anos
atualização windows 11

Na última terça-feira (20), a Microsoft liberou uma nova atualização do Windows 11, conhecida como Sun Valley 2. A atualização traz muitas novidades, dentre elas a otimização de tarefas, melhoria de segurança e muito mais. Vamos ver mais sobre as novidades abaixo.

Windows 11 recebe modo foco e mudanças

Uma das mudanças no explorador de arquivos, é algo bem semelhante já existente nos navegadores que são as abas. Na barra superior, é possível alternar entre diferentes pastas abertas dentro de uma única janela. Ao clicar sobre uma pasta com o botão direito do mouse, surgirá a nova opção para abri-la em uma nova aba.

Explorador do Windows 11 recebe novidades
Explorador do Windows 11 recebe novidades (Imagem: Microsoft)
Modo foco também chega ao Windows 11 (Imagem: Microsoft)
Modo foco também chega ao Windows 11 (Imagem: Microsoft)

Além disso, foi implementado uma espécie de modo foco com várias sessões. A partir de agora, o usuário poderá definir um tempo determinado para concentrar e ativar um timer.

Ao iniciar a contagem, o sistema ativará o modo Não Perturbe de forma automática, silenciando todas as notificações. O intuito do recurso é diminuir as distrações para ajudar os usuários a terminarem suas tarefas de maneira rápida.

Novos recursos de segurança chegam ao sistema
Novos recursos de segurança chegam ao sistema (Imagem: Microsoft)

Na parte de segurança, o novo Smart App Control que seria um controle inteligente de aplicativo, incluiu inteligência artificial para proteger os usuários de aplicativos suspeitos que contenham malwares e ransomwares.

A novidade identificará quando as pessoas inserirem suas credenciais em um aplicativo ou site mal-intencionado e as alertará.

A nova atualização, também tem foco na utilização das câmeras. O Windows 11 agora conta com o Windows Studio Effects, que permite melhorar o áudio e a imagem durante uma chamada.

Novidade pode melhorar chamadas em vídeo
Novidade pode melhorar chamadas em vídeo (Imagem: Microsoft)

Dentre os destaques da atualização temos: efeitos de câmera, que conseguem desfocar o fundo nativamente, compressão de ruídos externos, deixando mais evidente a voz de quem estiver falando e enquadramento automático, recurso que faz a câmera deixar o usuário sempre no centro do plano.

O editor de vídeos ClipChamp chega na atualização, e com ele é possível editar vídeos de forma simples, fácil e rápida. Veja de maneira mais ampla as novidades que chegam abaixo:

  • Menu Iniciar personalizável: A partir desta atualização, é possível criar e organizar pastas na área de aplicativos fixados. Sendo possível adicionar mais apps, reorganizar e remover apps como quiser.
  • Novos gestos de toque: caso use um aparelho compatível que se transforme em um tablet, por exemplo será possível usar novos gestos, como o de deslizar para cima para abrir o menu Iniciar.
  • Live captions em todo o sistema: agora será possível ver uma transcrição automática de vídeos e podcasts, por exemplo, na tela. Este recurso pode ser útil especialmente para deficientes auditivos.
  • Controle por voz: Com o Voice Access, dá para controlar o dispositivo apenas usando a voz, sem precisar teclar ou usar o mouse.

Caso você já esteja usando uma versão mais atualizada do Windows 11, basta verificar a seção Windows Update nas Configurações do computador.

Windows 11 tem mais recursos de acessibilidade
Windows 11 tem mais recursos de acessibilidade (Imagem: Microsoft)

Se o seu dispositivo estiver rodando o Windows 10 e você quiser pular para a mais nova atualização, vá no Windows Update. Porém é válido ressaltar que nem todos os aparelhos com Windows 10 podem atualizar para o 11.

Agora diga para nós, gostou das novidades que estão chegando no Windows 11? Quais dos novos recursos chamou sua atenção? Diga para nós nos comentários abaixo.

Fonte: Windows 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ