Na última terça-feira (20), a Microsoft liberou uma nova atualização do Windows 11, conhecida como Sun Valley 2. A atualização traz muitas novidades, dentre elas a otimização de tarefas, melhoria de segurança e muito mais. Vamos ver mais sobre as novidades abaixo.
- Windows 11 recebe ajustes para rodar aplicativos de Android
- 10 coisas que o Windows 11 faz e você não sabia (mas precisa)
Windows 11 recebe modo foco e mudanças
Uma das mudanças no explorador de arquivos, é algo bem semelhante já existente nos navegadores que são as abas. Na barra superior, é possível alternar entre diferentes pastas abertas dentro de uma única janela. Ao clicar sobre uma pasta com o botão direito do mouse, surgirá a nova opção para abri-la em uma nova aba.
Além disso, foi implementado uma espécie de modo foco com várias sessões. A partir de agora, o usuário poderá definir um tempo determinado para concentrar e ativar um timer.
Ao iniciar a contagem, o sistema ativará o modo Não Perturbe de forma automática, silenciando todas as notificações. O intuito do recurso é diminuir as distrações para ajudar os usuários a terminarem suas tarefas de maneira rápida.
Na parte de segurança, o novo Smart App Control que seria um controle inteligente de aplicativo, incluiu inteligência artificial para proteger os usuários de aplicativos suspeitos que contenham malwares e ransomwares.
A novidade identificará quando as pessoas inserirem suas credenciais em um aplicativo ou site mal-intencionado e as alertará.
A nova atualização, também tem foco na utilização das câmeras. O Windows 11 agora conta com o Windows Studio Effects, que permite melhorar o áudio e a imagem durante uma chamada.
Dentre os destaques da atualização temos: efeitos de câmera, que conseguem desfocar o fundo nativamente, compressão de ruídos externos, deixando mais evidente a voz de quem estiver falando e enquadramento automático, recurso que faz a câmera deixar o usuário sempre no centro do plano.
O editor de vídeos ClipChamp chega na atualização, e com ele é possível editar vídeos de forma simples, fácil e rápida. Veja de maneira mais ampla as novidades que chegam abaixo:
- Menu Iniciar personalizável: A partir desta atualização, é possível criar e organizar pastas na área de aplicativos fixados. Sendo possível adicionar mais apps, reorganizar e remover apps como quiser.
- Novos gestos de toque: caso use um aparelho compatível que se transforme em um tablet, por exemplo será possível usar novos gestos, como o de deslizar para cima para abrir o menu Iniciar.
- Live captions em todo o sistema: agora será possível ver uma transcrição automática de vídeos e podcasts, por exemplo, na tela. Este recurso pode ser útil especialmente para deficientes auditivos.
- Controle por voz: Com o Voice Access, dá para controlar o dispositivo apenas usando a voz, sem precisar teclar ou usar o mouse.
Caso você já esteja usando uma versão mais atualizada do Windows 11, basta verificar a seção Windows Update nas Configurações do computador.
Se o seu dispositivo estiver rodando o Windows 10 e você quiser pular para a mais nova atualização, vá no Windows Update. Porém é válido ressaltar que nem todos os aparelhos com Windows 10 podem atualizar para o 11.
Agora diga para nós, gostou das novidades que estão chegando no Windows 11? Quais dos novos recursos chamou sua atenção? Diga para nós nos comentários abaixo.
Fonte: Windows