O próximo sistema operacional da Microsoft, o aguardado Windows 11, vazou hoje (15). As capturas de tela foram publicadas no site chinês Baidu, todo o sistema operacional Windows 11 apareceu online, completo, com uma nova interface de usuário, menu Iniciar e muito mais.
A nova interface de usuário do Windows 11 e o menu Iniciar são muito semelhantes ao encontrado originalmente no Windows 10X. A Microsoft vinha simplificando o Windows para dispositivos de tela dupla, antes de cancelar o projeto a favor do Windows 11. Visualmente, as maiores mudanças que você notará podem ser encontradas ao longo da barra de tarefas. A Microsoft centralizou os ícones do aplicativo aqui, limpou a área da bandeja ali e incluiu um novo botão e menu Iniciar.
here's a first look at Windows 11. There's a new Start menu, rounded corners, a new startup sound, and more https://t.co/VDS08QPsl5 pic.twitter.com/OkCyX3TtmI
— Tom Warren (@tomwarren) June 15, 2021
Leia também:
Este menu Iniciar atualizado é uma versão simplificada do que existe atualmente no Windows 10, sem os famigerados Live Tiles. Ele inclui aplicativos fixos, arquivos recentes e a capacidade de desligar ou reiniciar rapidamente dispositivos do Windows 11. É realmente muito mais simplificado do que o que existe no Windows 10 hoje.
A Microsoft também está usando cantos arredondados em todo o Windows 11. Estes são visíveis em menus de contexto e em torno de aplicativos e do Gerenciador de Arquivos. O menu Iniciar em si também inclui cantos arredondados. Esta ainda é uma versão inicial do Windows 11 que vazou, então nem tudo está incluído ainda.
Você pode ter notado um novo ícone na barra de tarefas do Windows 11, e ele está rotulado como widgets no sistema operacional. Rumores sugerem que a Microsoft está trazendo de volta o Windows Widgets, e esta versão inicial parece incluir alguns.
Como esta é claramente uma versão muito antiga do Windows 11, os widgets não estão carregando totalmente no SO, mas eles foram projetados para deslizar para fora e fornecer acesso rápido a notícias, clima e outros conteúdos da Web.
Embora a Microsoft tenha cancelada seu sistema operacional Windows 10X , a empresa está claramente reutilizou grandes partes desse trabalho com o Windows 11. O Windows 10X foi originalmente projetado para dispositivos de tela dupla, antes de mudar para laptops tradicionais e depois ser cancelado. O Windows 10X incluiu uma série de aspectos refinados e simplificados para o Windows, e a maior parte desse trabalho está presente nesta versão vazada do Windows 11.
Infelizmente, não parece haver grandes atualizações para a Windows Store ainda. Como esta é uma versão vazada que está em desenvolvimento, é provável que quaisquer atualizações que a Microsoft está planejando simplesmente não estão aparecendo ainda.
A Microsoft supostamente tem trabalhado em uma nova loja de aplicativos para Windows nos últimos meses, e rumores sugerem que será uma grande mudança em relação ao que existe hoje. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, prometeu “desbloquear maiores oportunidades econômicas para desenvolvedores e criadores” com o Windows, e isso provavelmente virá na forma de uma nova loja.
A Microsoft está supostamente revisando sua loja de aplicativos windows para permitir que os desenvolvedores enviem qualquer aplicativo do Windows, incluindo navegadores como Chrome ou Firefox. A Microsoft também pode estar considerando permitir plataformas de comércio de terceiros em aplicativos, permitindo que os desenvolvedores evitem o corte que a Microsoft geralmente tira dos sistemas de compra no aplicativo.
this is the new Windows 11 startup sound pic.twitter.com/UQZNFBtAxa
— Tom Warren (@tomwarren) June 15, 2021
A Microsoft também está melhorando a experiência do Xbox no Windows 11. O novo aplicativo Xbox agora está integrado ao Windows 11, oferecendo acesso rápido aos jogos do Xbox Game Pass, às partes sociais da rede Xbox e à loja Xbox. O Xbox Game Bar e o Windows Game Mode permanecem todos iguais ao Windows 10 nesta compilação vazada.
A Microsoft tem dado dicas de que está pronta para lançar o Windows 11. A gigante do software irá realizar um evento especial do Windows para revelar seu próximo sistema operacional dia 24 de junho. O evento começa às 11h (horário de Brasília), e o convite do evento inclui uma janela que cria uma sombra com um contorno que se parece com o número 11. Ou seja, o Windows 11 vai chegar nesse dia.