É oficial: Windows 10X morreu antes de nascer

Avatar de André Luiz
18/05/2021 às 17:17 | Atualizado há 3 anos
Windows 10X

A Microsoft confirmou hoje que não planeja mais lançar o Windows 10X. O sistema deveria chegar originalmente ao lado de novos dispositivos de tela dupla, como o prometido Surface Neo, com uma interface e recursos mais leves e simplificados. Isso tudo foi antes da pandemia, e a Microsoft então decidiu priorizar o Windows 10X para laptops de tela única. Mas não foi para frente, o Windows 10X foi oficialmente morto antes mesmo de ver a luz, e a Microsoft agora está planejando trazer as novidades dele para o bom e velho Windows 10.

“Em vez de trazer um produto chamado Windows 10X ao mercado em 2021, como inicialmente, estamos aproveitando os aprendizados de nossa jornada até agora e acelerando a integração da tecnologia 10X fundamental em outras partes do Windows e produtos da empresa”, confirma JohnCable, chefe de manutenção e entrega do Windows.

É oficial: Windows 10X morreu antes de nascer 2

Parte disso já começou a aparecer na forma de uma nova tecnologia de contêiner de aplicativos, melhor digitação por voz e um teclado de toque modernizado para o Windows 10. A Microsoft diz que agora “continuará investindo em áreas onde a tecnologia 10X” faz sentido tanto para o software quanto para o hardware no futuro. É improvável que vejamos o dispositivo Surface Neo agora.

O Windows 10X apareceria em 2021 como mais um concorrente do Chrome OS, e a Microsoft passou anos tentando modernizar o Windows na tentativa de trazer uma versão mais leve ao mercado. O Windows RT foi lançado pela primeira vez junto com o tablet Surface original em 2012, e então o Windows 10 S chegou em 2017. Ambos falharam em simplificar o Windows, mas o Windows 10X tinha alguns recursos promissores que agora começarão a aparecer no Windows 10.

Enquanto a Microsoft lançou uma atualização menor do Windows 10 hoje, uma maior está prevista para outubro. Esta próxima grande atualização inclui algumas grandes mudanças visuais na forma de novos ícones do sistema, melhorias no Gerenciador de arquivos e o fim dos ícones da era do Windows 95. A Microsoft também está focando em alguns recursos principais e adições, como corrigir o problema dos aplicativos de reorganização em vários monitores, adicionar o recurso Xbox Auto HDR e também melhorar o suporte a áudio Bluetooth.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ