O ponto culminante do famoso ‘Projeto Centaurus’ da Microsoft, o Surface Neo é um PC dobrável rodando uma versão modificada do Windows, conhecida como Windows 10X.
Com o Surface Duo agora disponível nos Estados Unidos, as atenções se voltaram para outra tela dupla dobrável da Microsoft. Ambos foram anunciados em outubro de 2019, mas parece que o Neo não estará à venda por anos. Aqui está tudo o que você precisa saber.
Preço do Surface Neo
O preço não foi mencionado na inauguração e não ouvimos mais nada desde então. No entanto, considerando que os dispositivos dobráveis ainda estão em seus estágios iniciais, não espere que seja barato.
Ficaríamos surpresos se o Neo acabasse custando menos do que o preço inicial do Duo de US $ 1.399 (aproximadamente £ 1.080). No entanto, há uma chance de que, quando for finalmente lançada, a tecnologia dobrável seja muito mais acessível.
Data de lançamento do Surface Neo
Na revelação oficial, a Microsoft também revelou uma data de lançamento: ‘Feriado de 2020‘.
Embora esse cronograma pareça em dúvida há algum tempo, não foi até julho de 2020 que o Listagem de Neo no site da Microsoft foi atualizado para remover a frase “Chegando o feriado de 2020”. o Máquina Wayback mostra como era o site apenas uma semana antes.
Na verdade, a lista do Surface Neo foi removida do site da Microsoft, com o link acima agora redirecionando você para a página principal do Surface.
Este desenvolvimento quase confirma que o Surface Neo não chegará até pelo menos 2021, embora a ZDNet agora esteja relatando que 2022 é mais como. Isso se deve à mudança da Microsoft no roteiro para o desenvolvimento do Windows 10X, o software no qual o Surface Neo será executado.
Em maio, a empresa anunciou que chegará primeiro aos dispositivos de tela única, mas agora parece que o lançamento inicial não começará até a primavera de 2021. Com isso em mente, uma estreia da primavera de 2022 para Windows 10X em tela dupla dispositivos não parece fora de questão.
Foi decepcionante ter que esperar um ano entre o anúncio e o lançamento, mas agora parece que vai demorar mais três anos. É difícil imaginar que o design não pareça desatualizado nessa época.
Qual é o Surface Neo?
O Surface Neo é um dispositivo dobrável de tela dupla que lembra o Lenovo YogaBook. A Microsoft diz que não há nada como isso e certamente está certo.
O Surface Neo tem duas telas de 9 polegadas, tem 5,6 mm de espessura e pesa 655g.
Há também um teclado magnético que pode ser posicionado de várias maneiras, seja no topo de uma tela para que parte dele seja usada, digamos, para um touchpad, ou pode ser totalmente removido e usado separadamente na mesa. Se você colocar o teclado na parte inferior, também obterá a ‘barra maravilhosa’, que é um pouco parecida com a tela sensível ao toque acima do teclado de um MacBook Pro.
Como o novo Surface Pro X, você pode usá-lo com a caneta Surface fina que se conecta magneticamente à parte de trás do Neo e carrega nessa posição.
As dobradiças 360 ° usam um sistema de mais de 60 “micro engrenagens” que criam a “quantidade perfeita de torque para que se sinta bem ao abrir e fechar”.
Ele roda uma nova versão do Windows chamada Windows 10X, construída para dispositivos de tela dupla. A ideia é aumentar a produtividade com duas telas que podem executar aplicativos diferentes – não é simplesmente uma tela grande que pode dobrar ao meio. Você também pode arrastar aplicativos entre telas ou maximizá-los para que um único aplicativo preencha ambas as telas.
Outro uso da segunda tela é abrir links da Web de e-mails na outra tela. Os aplicativos também irão girar automaticamente se você mudar o dispositivo do modo paisagem para retrato.
Naturalmente, você também pode usar uma tela para assistir a um vídeo e a outra para navegar na web ou verificar e-mails.
O Neo é alimentado pelo processador Intel Lakefield, que é uma CPU ‘híbrida’ e possui 11º-gen motor gráfico projetado especificamente para dispositivos de tela dupla. Ele também foi projetado para ser muito fino, então pode caber em um dispositivo tão fino.
Como o Surface Neo executará os aplicativos?
Uma das razões pelas quais a Microsoft exibiu o Neo tão cedo foi porque ela precisa de desenvolvedores de aplicativos para otimizar seus aplicativos ou criar novos que funcionem neste formato. Sem aplicativos que saibam como as telas do Neo funcionam, eles provavelmente ficarão limitados ao uso em tela cheia, já que suas interfaces podem ser muito pequenas para serem usadas de outra forma.
Atualizaremos este artigo assim que soubermos mais sobre o Surface Neo. Para notícias sobre o sistema operacional em que ele será executado, verifique nosso guia do Windows 10X.