O que é o Windows Copilot e como usar passo a passo

O Windows Copilot é uma ferramenta nova que surgiu nas últimas atualizações do sistema, e conhecer ela pode ajudar você
Avatar de Nalbert Gomes
08/11/2023 às 17:32 | Atualizado há 5 meses
windows copilot ia

Nas últimas atualizações do Windows 11, para ser mais exato das que foram realizadas depois de 26 de setembro de 2023, a Microsoft introduziu uma nova ferramenta. O Windows Copilot é um assistente virtual, criado com IA, e desenvolvido em parceria com a OpenAI. Vamos conhecer mais sobre ele abaixo.

O que é o Windows Copilot?

Como já dito, o Windows Copilot é um assistente virtual inteligente, criado em uma colaboração com a famosa OpenAI, criadora do ChatGPT. Ele é uma ferramenta multifuncional que se integra a várias plataformas, e outras ferramentas da própria Microsoft.

O Copilot é capaz de fazer várias tarefas automatizadas, entre elas criação e resumo de textos, edição de imagens e até mesmo ativação ou desativação de recursos do sistema.

Você também pode utilizar o Windows Copilot para pedir sugestões seja de vídeos, músicas, também pode solicitar criação de imagens e buscar arquivos no seu próprio computador.

O Windows Copilot possui o suporte do robô para desenhos DALL-E 3, dessa maneira as respostas inteligentes são rápidas e os desenhos bem elaborados. Recentemente o Copilot também foi incluido no pacote 365, dessa maneira a IA é integrada a outras ferramentas como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams.

Essa integração tem como objetivo, melhorar a produtividade e permitir a análise de arquivos, e-mails, além da criação de documentos, criação de planejamentos em planilha e para aqueles que gostam de uma caixa de e-mail organizada, é possível arrumar com o Windows Copilot.

windows copilot bing
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Vamos ver abaixo a integração que o Windows Copilot possui com alguns dos principais aplicativos da própria Microsoft:

  • Bing e Edge: o Copilot, ao ser integrado com o Bing e Edge, oferece melhor experiência na hora das buscas, além de uma navegação mais eficiente e interativa, permitindo aos usuários encontrar respostas rápidas e precisas para suas perguntas.
  • Microsoft 365: Nele o Windows Copilot ajuda na criação de documentos, leitura e resumo de e-mails, e elaboração de apresentações, tornando o trabalho diário mais produtivo e eficiente para os usuários.
  • Outlook, Teams, Word e PowerPoint: o Copilot integra-se com praticamente todo o pacote Office, oferecendo funcionalidades como gestão de e-mails, análise de base de dados, edição e revisão de texto, criação de apresentações e resumo de conversas em chats e chamadas ao vivo.

Até aqui, vimos bastante sobre o Windows Copilot e finalmente conseguimos entender sobre o que se trata a ferramenta. Agora vamos ver abaixo como você pode ativar ela de maneira fácil e simples.

Como usar o Windows Copilot?

Abrindo as Configurações

Configurações windows 11

No seu Windows 11, vá no Menu Iniciar e procure pelas Configurações. Abra as Configurações do sistema para ativar o Windows Copilot.

Ativando

copilot windows

Logo em seguida, você verá uma lista com vários ícone, um deles é do próprio Copilot, ative ele e será exibido na barra de tarefas. Após isso você pode clicar para usar a ferramenta.

Depois de seguir esses passos, você terá aprendido como ativar e usar ele sem problemas. Agora vamos conhecer abaixo mais alguns dos recursos do Copilot.

Funcionalidades do Windows Copilot

1. Trabalhando com dados

O Copilot pode ajudar aquelas pessoas que talvez tenham que trabalhar com grande quantidade de dados. Além disso, ele pode ajudar na tomada de decisões e também pode auxiliar com a produtividade do trabalho.

2. Trabalhando com o app de Fotos e Vídeos

Uma das integrações do Copilot é com o o app Fotos, ele permite ter uma melhor visualização e até mesmo edição de suas fotos.

Com a inteligência artificial, o usuário pode fazer buscas na própria biblioteca de fotos e encontrar imagens relacionadas.

Também é possível receber sugestões de edição automática para melhorar a qualidade de suas fotos.

copilot windows clipchamp
(Imagem: Microsoft)

O Clipchamp também possui integração com a IA, ele é um editor de vídeo que oferece e aplica sugestões de edições no vídeo.

Assim o usuário tem uma melhor liberdade de criação tanto nas suas imagens e vídeos. E pode usufruir de uma ajuda criativa em seus próprios conteúdos.

3. Printando sua tela

Com a potência da IA, é possível capturar facilmente partes específicas da tela do seu computador. Com o Copilot, você pode rapidamente editar, anotar e compartilhar suas capturas de tela, tudo de maneira simples, fácil e até mais inteligente

4. Organizando seu PC

copilot windows ai
(Imagem: Microsoft)

O Explorador de Arquivos do Windows 11 permite uma navegação mais intuitiva e eficiente para que o usuário navegue entre os documentos e arquivos, utilizando sugestões inteligentes e visualização aprimorada, facilitando a organização.

Agora diga para nós, você conseguiu entender o que realmente é o Windows Copilot? Teve dúvidas ou dificuldade para usar a ferramenta no seu computador? Diga para nós nos comentários abaixo, e compartilhe com outras pessoas que também possuem o sistema mais recente da Microsoft.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ