Windows 11 agora poderá rodar oficialmente em Macs M1, M2 e M3

Sistema Windows 11 poderá ser virtualizado em Macs com processadores ARM utilizando ferramenta oficial da Microsoft ou de terceiros
Avatar de André Luiz
22/01/2024 às 18:11 | Atualizado há 3 meses
Macbook com Windows 11

Na segunda-feira (22), a Microsoft lançou dois métodos oficiais para usar o Windows 11 em Macs mais novos, que são equipados com processadores das séries M1, M2 e M3 baseados na arquitetura ARM. De acordo com a empresa de Bill Gates, os proprietários de Mac podem utilizar o Microsoft 365 Cloud PC ou o Parallels para executar virtualmente o Windows em seus dispositivos.

Um aspecto interessante das soluções apresentadas pela Microsoft é que o Parallels não é um serviço proprietário. A grande empresa de tecnologia permitiu que as versões 18 e 19 desse programa executassem o Windows 11 Pro e o Windows 11 Enterprise para sistemas ARM. Com o Parallels, os usuários podem criar uma máquina virtual com o Windows em seus Macs.

A mudança nos processadores tornou o “Mac Windows” mais complexo.

Ao optar por seus próprios SoCs baseados na arquitetura ARM em vez dos processadores Intel, a Apple descontinuou a compatibilidade dos Macs com o aplicativo Boot Camp, que permitia o dual boot em dispositivos com Windows e Linux.

Além disso, durante o lançamento dos primeiros Macs com o chip M1, a Microsoft anunciou que o Windows 11 para ARM não seria compatível com os computadores Apple. Em outras palavras, você pode tentar instalá-lo, mas a Microsoft não vai mexer um dedo para ajudar. Os dispositivos com chips Qualcomm, que usam a mesma arquitetura ARM em seus processadores, são compatíveis com o Windows 11.

O lado negativo dessa notícia é que as versões do Windows 11 Enterprise e do Windows 11 Business na nuvem são pagas. No entanto, é provável que aqueles que precisam usar o Windows em um Mac tenham acesso a essa assinatura. Vamos explorar os motivos por trás disso.

Por que escolher o Windows em um Mac ou Macbook?

Pode parecer estranho que alguém queira usar o Windows em um Mac. No entanto, há alguns aplicativos que podem não ser compatíveis com o macOS. Portanto, um usuário de Mac, seja em um laptop ou desktop, pode precisar executar o Windows em seu computador Apple.

Este cenário pode ser encontrado por profissionais que possuem um Mac como computador pessoal, porém precisam utilizar programas que só estão disponíveis em versões para Windows.

Via  TechRadar

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ