Os celulares topo de linha Xiaomi 13 e 13 Pro foram finalmente anunciados em sua versão global, tendo o mercado europeu a vantagem para experimentar os novos modelos em primeira mão. Ambos os dispositivos foram os primeiros modelos a receberem o melhor chipset da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2.
Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro apareceram em evento da MWC
A notícia que finalmente o modelo global do Xiaomi 12 e Xiaomi 13 Pro seriam lançados no mercado internacional, partiu do evento da MWC no dia 26 de fevereiro. No evento, a empresa chinesa teve a oportunidade de anunciar que seus novos topos de linha com chipsets Snapdragon 8 Gen 2 e câmeras Leica, finalmente deixariam a China para fazer presença no mercado global.
Como era de se esperar, ambos os dispositivos não contam com uma novidade além de ser disponibilizado no mercado internacional. O lançamento de ambas as linhas 13 foi ainda no ano passado, quando a Xiaomi estreou o dispositivo no mercado chinês.
Ainda que esse anúncio tenha sido animador para os fãs da marca, a venda para outras regiões ainda deve esperar alguns dias ou meses. O continente europeu serão os primeiros a experimentar a versão que tantas pessoas aguardavam, mas ainda há maneiras “online” de conseguir o dispositivo de antemão.
Características do Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro
Os novos topo de linha da marca chinesa possuem algo que os diferencia de versões anteriores que vão além do seu preço mais elevado. Além do chipset poderoso da Qualcomm, ambos os celulares virão com uma organização diferente de câmeras e realizada em parceria com a Leica, uma das maiores fabricantes de lentes fotográficas da atualidade.
Com essa parceria, os dispositivos da Xiaomi receberam grandes updates em sua parte traseira. Devido a isso também, agora que o sensor com maior resolução pertence ao Xiaomi 13 Pro, a versão mais “parruda” da marca.
Com isso, o dispositivo Pro contará com três câmeras com 50 MP, sendo o sensor principal um Sony IMX que possui uma polegada de medida. As outras lentes que o dispositivo terá em sua parte traseira, serão uma teleobjetiva e outra ultra-angular, onde ambas contaram também com o foco automático.
Ainda que seja o mais de “entrada” da linha, o Xiaomi 13 possuirá um trio de câmeras semelhante. A lente principal do dispositivo será um 50 MP com resolução surpreendente, enquanto as outras câmeras serão equipadas com uma teleobjetiva de 10 MP e ultra-angular de 12 MP.
Outra característica notável de ambos os celulares está no seu display, onde cada um possui sua versão mais distinta, que justifica a diferença de preço. O celular Xiaomi 13 possui uma tela OLED de 6,3 polegas e com resolução Full HD + e até 1.900 nits brilho máximo.
A versão Pro do celular possui um display de AMOLED com resolução Quad HD+, perfeito para quem busca uma qualidade superior em games, filmes e séries na palma de sua mão. A taxa de transferência do dispositivo será de 120 Hz adaptativo e também possuirá uma configuração de 1.900 nits de brilho máximo.
Os celulares terão suporte a carregamento rápido, onde o modelo padrão terá suporte a carregamento com fio de 67W, enquanto a versão Pro alcança a potência máxima de 120W. Ambos os dispositivos também oferecem suporte a carregamento sem fio de 50W e o sem fio reverso de 10W.
O sistema operacional de ambos os dispositivos será o novo Android 13, onde a versão modificada da Xiaomi será a responsável por alimentar o sistema.
Disponibilidade no Brasil
Ainda que os celulares tenham sido anunciados para o mercado global, não fora revelado uma data para o lançamento oficial no Brasil. Enquanto isso, os europeus podem adquirir os dispositivos por 999 Euros na versão 8 GB + 256 GB do Xiaomi 13. O Xiaomi 13 Pro sairá por 1.299 Euros na versão mais básica, sendo a configuração de 12 GB + 256 GB.
Com informações: GSMArena