NSA: saiba tudo a respeito da agência americana

Já ouviu falar na NSA? Muitos não sabem do que se trata a instituição, vamos conhecer mais sobre ela e sua história
Avatar de Nalbert Gomes
07/11/2021 às 19:07 | Atualizado há 2 anos
NSA: saiba tudo a respeito da agência americana 1

Você já ouviu falar na NSA? Algumas pessoas dizem que ela investiga o mundo todo, e em muitos filmes de espionagem a agência sempre aparece de maneira fictícia. Vamos conhecer mais sobre ela abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é a NSA?

NSA é uma grande instituição do governo americano
NSA é uma grande instituição do governo americano (Imagem: Steven Levy/Wired)

Antes de saber da instituição em si, é importante saber sobre criptologia. Essa palavra significa o estudo de técnicas de criptografia, ou codificação de dados a partir de códigos.

Esse estudo é essencial para métodos de tradução em mensagens trocadas por serviços de inteligência e grupos terroristas. Dedicada nessas tarefas que surge a NSA, que é um órgão federal ligado ao governo norte americano.

Além disso, essa instituição federal ligada ao departamento de defesa, atua no setor militar e estratégico do país. A sigla significa National Security Agency, ou Agência de Segurança Nacional em português.

O departamento é responsável por várias atividades como monitoramento, processamento de informação e serviços de inteligência doméstica e estrangeira. O principal objetivo é capturar fluxos de informação e canais de comunicação para interceptar possíveis riscos à nação.

A agência é discreta em toda sua atuação e é formada por militares e técnicos, sem ter espiões como a CIA. A agência também não investiga casos criminais como o FBI. Mesmo assim, ela é dotada de um orçamento anual bilionário usado na manutenção de servidores, centros de dados e equipamentos de decodificação que atuam sem parar.

O principal objetivo da instituição é proteger o país contra ataques terroristas e atuar nas ciberguerras, que são os conflitos digitais contra outros países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Para isso a instituição se envolve em cibersegurança, e reporta invasões em massa. O quartel general da NSA fica em uma base militar no Fort Meade, na região de Maryland.

Como surgiu a NSA

A NSA começou há muito tempo atrás, o interesse do país pelo assunto surgiu em 1917, quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial e inauguraram uma unidade de criptografia e decodificação de mensagens de telégrafo.

As mesmas mensagens que falamos no começo, usadas em espionagem e até contra frotas inimigas. O primeiro escritório ficava em Washington, e por ser algo no começo, era formada por uma equipe bem reduzida.

Ela se tornou oficialmente um órgão do governo em 4 de novembro de 1952, quando o presidente Harry S. Truman sancionou uma diretiva do Departamento de Defesa .

O objetivo anunciado foi descobrir os segredos os inimigos, proteger segredos dos Estados Unidos e estrategicamente “vencer quem está tentando nos prejudicar”.

Com o passar dos anos e com os conflitos da segunda Guerra Mundial, a Guerra da Coreia e a Guerra Fria, a instituição atuou muito principalmente ao trabalhar com espionagem contra os soviéticos e aliados, como no caso da crise dos mísseis de Cuba, em 1962.

Polêmicas

A agência se envolveu em polêmicas
A agência se envolveu em polêmicas (Imagem: Andrew Fishman/apublica)

A NSA começou a se popularizar em 2013, depois de se envolver  em algumas polêmicas.

Tudo começou quando Edward Snowden, um ex-técnico da CIA, que descobriu as atividades ilegais do PRISM, delatou tudo.

Esse é o nome de um projeto da NSA, a polêmica está no projeto em si, pois se tratava de parcerias com empresas de telefonia e de tecnologia, que simplesmente capturava o máximo possível de dados transmitidos via internet em diversos países.

Segundo a própria denuncia, tudo que começou como uma coleta seletiva de informações para defender o país foi aos poucos transformado em um monitoramento generalizado.

O pior é que a coleta era feita sem a autorização dos usuários e com a coleta de dados que iam desde troca de mensagens e ligações telefônicas até o uso de vídeos. Desse modo invadia totalmente a privacidade de todas pessoas no mundo.

Além disso, entre algumas das várias informações reveladas em junho de 2013 está o plano da NSA, em conjunto com o GCHQ britânico, de sabotar os sistemas de encriptação nos quais estão baseados a segurança da rede de informática global.

Edward Snowden revelou ilegalidades da instituição
Edward Snowden revelou ilegalidades da instituição (Imagem: The Guardian)

As atividades da NSA incluem o enfraquecimento dos padrões de criptografia usados globalmente, sabotando os sistemas e padrões de criptologia com a finalidade de até mesmo interceptar compras feitas online, abrindo embalagens e pacotes para implementar malwares em produtos antes que esses sejam entregues aos compradores.

Porém essa não é a única coisa que a NSA fez que ficou mal falada. Recentemente um ransomware chamado WannaCry, foi identificado como exploit dela mesmo.

Além disso, a instituição é um dos pilares da guerra política e comercial contra a China. O órgão acusa marcas como a Huawei e a ZTE de práticas de espionagem a mando do governo.

Você já tinha ouvido falar sobres essa instituição do governo americano e todas as suas polêmicas? Já viu ela aparecer em algum filme? Diga para nós nos comentários abaixo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ