Alguma vez na sua vida, você já deve ter ouvido falar sobre o displayport. Seja na forma de cabo, ou na entrada de um computador, ele tem a sua importância, porém, pode não ser muito conhecido como o HDMI. Então, vamos conhecer mais sobre essa tecnologia.
- Como conectar o Amazon Fire TV Stick na Alexa [comandos de voz]
- Dell lança primeiro notebook Alienware fabricado no Brasil
O que é o DisplayPort
O DisplayPort é um padrão de interface para vídeo digital que conecta dispositivos que exibem imagens, como computadores e TVS. A tecnologia foi apresentada oficialmente pela VESA em 2006, que é a entidade responsável até hoje pelas definições, padronização e promoção do DisplayPort.
O VESA cuida de padronizar a tecnologia, e atender os parâmetros que envolvem desempenho, robustez e a interoperabilidade entre dispositivos diferentes. Sem esse trabalho, a tecnologia poderia se tornar ruim e perder a qualidade com o tempo.
Além de imagens em alta resolução, uma conexão DisplayPort, pode transmitir áudio simultaneamente. Não é necessário existir um fio, ou conector para cada coisa, o próprio fio realiza o trabalho totalmente. Esse padrão surgiu para substituir antigos padrões de tecnologia de conexão, como VGA, o DVI e o S-Video.
A tecnologia, foi criada para ser royalty free, ou seja os fabricantes não precisam pagar nenhum tipo de licença para implementá-la em seus dispositivos. O DisplayPort se destaca por sua integração com várias tecnologias e especificações. O padrão suporta, por exemplo o HDCP que protege o conteúdo transmitido contra a pirataria.
Leia também:
Além disso, é possível associar a conexão a outros tipos como USB e Thunderbolt. Ao conhecer o Displayport, muitos notam a similaridade com outro cabo que é muito usado, o HDMI. Será que ele seria uma versão nova do Displayport, ou eles possuem diferenças? Vamos ver abaixo as diferenças entre cada um deles.
Qual a diferença entre DisplayPort e HDMI?
Muitos acabam confundindo o HDMI com o DisplayPort, e como nós já dissemos aqui, isso é normal, afinal eles possuem o mesmo objetivo: Transmitir áudio e vídeo de um dispositivo para outro, fazendo isso em alta definição. Porém, as tecnologias possuem sim suas diferenças.
A diferença começa pelo conector que tem o formato físico e estrutura diferentes. O HDMI conta com conectores menores, como o próprio Mini-HDMI, mesmo que não seja comum encontrar ele no mercado.
Outro ponto que deve ser levado a sério, são as especificações técnicas que deixam claro o foco diferente de cada tecnologia. O HDMI é direcionado a dispositivos para uso doméstico, enquanto o DisplayPort é, frequentemente, destinado a aplicações de vídeo e áudio focados em alto desempenho.
Os dois cabos podem ser usados quando você desejar, porém, eles possuem focos diferentes e por isso podem ser mais vistos em lugares diferentes. O HDMI é o mais popular, por ser um conector comum entre TVs e notebooks, sendo mais usado nas casas das pessoas.
Já o DisplayPort também pode ser encontrado neles, porém, devido as especificações e tecnologias, ele é mais visto em ambientes totalmente profissionais. Por exigir um nível muito alto, é normal ver tal tecnologia em empresas, que querem a melhor qualidade.
Como exemplo, Dispositivos de realidade aumentada, workstations, placas de vídeo para edição gráfica e monitores profissionais são exemplos de equipamentos que costumam ter portas DisplayPort. Assim como o HDMI teve o Mini-HDMI, o DisplayPort passou pelo mesmo processo veja mais sobre ele abaixo
O Mini-DisplayPort
O conector convencional é prático e funcional, mas suas dimensões podem não ser adequadas para dispositivos um pouco menores, como notebooks por exemplo. Por isso, em 2008, a Apple apresentou um conector que recebeu o nome de Mini DisplayPort.
O nome foi justamente para destacar o encaixe de tamanho reduzido que a tecnologia trazia. As vezes chamado de mDP, ele 7,5 mm de largura por 4,6 mm de altura. Apesar disso, o padrão preserva o esquema de pinagem com 20 contatos, e é mais conhecido em linhas de laptops como MacBook Pro e MacBook Air.
Em 2009, a VESA reconheceu o mDP como padrão, o que possibilitou uso por outros fabricantes além da Apple. E em 2010, o mDP passou a ser efetivamente reconhecido como um padrão de conexão.
Agora que você conheceu mais sobre essa tecnologia diga para nós, você costuma usar ela no seu dia a dia? Você sabia a diferença entre as duas tecnologias? Diga para nós nos comentários abaixo.