Ao longo dos anos a maneira como pagamos por produtos mudou drasticamente. Hoje, raramente utilizamos dinheiro real, mas sim sistemas de pagamento digital como o Google Pay, um meio que veio para simplificar ainda mais nossa vida e de quebra competir com o Samsung Pay e Apple Pay.
- O Google Pay passa por uma reformulação completa com foco nos relacionamentos
- Como usar o Google Pay? (pagamento por aproximação)
O que é o Google Pay
O Google Pay é um aplicativo desenvolvido pelo Google com a finalidade de agilizar pagamentos utilizando o seu smartphone em lojas físicas, pagamentos online e entre outros apps do Google.
Essa carteira digital do Google Pay, nada mais é que uma alternativa mais segura para você carregar o seu dinheiro em seu dispositivo móvel, afinal, todos carregam o seu celular aonde quer que vamos.
O Google Pay é um aplicativo que pode ser obtido em dispositivos Android e iOS, e com suporte para praticamente todos os grandes bancos nacionais. Quando o app está instalado em seu dispositivo, você poderá adicionar outros cartões em seu celular para configurá-lo como forma de pagamento.
Com isso, caso o seu dispositivo possua aproximação por NFC, você pode o utilizar como substituto de todos os seus cartões de crédito. O Google Pay é uma carteira digital tão versátil, que pode aposentar qualquer meio de pagamento apenas com aplicativo.
Leia também:
Como funciona o Google Pay
Para o utilizar o sistema de pagamentos digital do Google, você primeiro deve instalar o app em seu dispositivo Android ou iOS.
Quando terminar a instalação do aplicativo em seu dispositivo, você deve criar um cadastro com todos os seus cartões e bancos que deseja centralizar no seu app. O registro de cartões de crédito e débito, serão fundamentais para você os utilizar para pagamento com o celular.
Você deve habilitar no aplicativo o pagamento por aproximação para utilizar o seu dispositivo como pagamento em lojas físicas. Além disso, é importante identificar se o seu celular oferece suporte a essa tecnologia conhecida com NFC (Comunicação de Campo Próximo).
Uma forma de identificar se seu dispositivo possui comunicação por “NFC”, é pesquisando em configurações ou ajustes do seu dispositivo, se ele retornar com uma resposta a sua procura ele possui suporte a tecnologia de aproximação.
Entre na seção de configuração do NFC de seu dispositivo e habilite-o para utilizar com o aplicativo do Google. Ainda assim, habilitar esse recurso não garantirá que você estará livre de todos os seus cartões e cédulas, a loja física em que você fará a compra, necessita ter suporte a tecnologia NFC.
Caso o seu celular não possua o sistema de pagamento por aproximação, nem tudo está perdido. O app tão oferece pagamentos digitais, para pagamentos via aplicativo e lojas online. Para utilizar, basta acessar o aplicativo e usar as funções especificas para o pagamento alternativo.
Utilize o seu celular como passagem de transporte público
Em algumas regiões do Brasil como São Paulo, possuem em todos os transportes o suporte de pagamento de passagens via cartão de aproximação NFC.
Esse sistema tem sido muito utilizado em algumas regiões do Brasil que, além do cartão, você pode utilizar o aplicativo leitor de QR Code para pagar sua passagem. Esse recurso não é tão aprimorado como em outros países em que ele estava ativo, mas é possível configurá-lo para pagar sua passagem.
O Google resolveu em 2021, habilitar a novidade que mesclava o Google Maps com o Google Pay. Dessa forma, é possível pagar por sua passagem com antecedência através do aplicativo.
Quando você utiliza do aplicativo do Google Maps para verificar a rota que você fará, ele mostrará a quantidade que você gastará para se transportar até o local desejado. Sendo assim, é possível antecipar o pagamento da sua passagem e utilizar o transporte público com o sistema de NFC do seu dispositivo.
Infelizmente, o modo de passar a passagem utilizando o celular está disponível somente nos Estados Unidos e países compatíveis com o app. No Brasil, podemos pagar a passagem com o sistema de QR code em alguns ônibus e estações de trem.
Esperamos que esse aplicativo tenha suporte total com nossos sistemas de pagamento, para nos livrarmos de vez do uso de cédulas e cartões físicos.