Atualmente, sobretudo em um período de pandemia, isolamento social e ensino remoto, o uso de ferramentas digitais, programas, softwares e outras tecnologias se mostra cada vez mais presente na educação.
É possível observar hoje em dia o uso de vídeos em sala de aula, uso de programas e websites interativos e até o desenvolvimento de atividades extracurriculares através do uso de programas e outras ferramentas digitais.
Portanto, atividades como lista bibliográfica, ou mesmo como fazer referência de sites no texto, nas listas e até provas se torna mais simples através do uso de ferramentas de desenvolvimento de textos, como o Word, ou até mesmo o Google Docs.
Com este quadro de modernização no ensino e aplicações tecnológicas na educação e no aprendizado, hoje iremos ver juntos algumas ferramentas digitais, websites e programas que podem ser utilizados no ensino e no aprendizado em todos os níveis.
Logo, serão vistos programas mais gerais, voltados para realização de aulas, provas, conferências e apresentações e até programas mais específicos, utilizados em uma área ou em outra.
Realização de aulas, apresentações e videoconferências
A chegada e o avanço da pandemia de coronavírus impuseram uma grande pressão a diferentes setores da sociedade. A economia e as finanças públicas sofreram grande impacto devido a questão do desemprego e fechamento do comércio, por exemplo.
Contudo, a educação também sofreu um grande impacto, tendo que se readaptar à uma rotina de ensino e aulas remotas, visando seguir as recomendações de isolamento social levantadas pela Organização Mundial da Saúde.
Logo, as aulas e a educação como um todo dependem diretamente do uso da tecnologia e de ferramentas digitais durante este momento.
E durante este período de isolamento social e de educação remota, quais são os programas e websites mais utilizados pelos professores e alunos para a realização das aulas?
Existem várias páginas destinadas especificamente ao uso de ferramentas digitais e, de acordo com elas, o Zoom e o Google Meet são as formas mais rápidas, diretas e práticas de se iniciar uma videoconferência.
Contudo, usuários da Microsoft 365 não precisam realizar pagamento de mensalidades para o Microsoft Teams nem para o Google Meet, apresentando uma certa vantagem em relação ao uso do Zoom.
Logo, escolas, universidades e outros órgãos educacionais tendem a utilizar o Google Meet ou o Microsoft Teams para realização de suas aulas e conferências.
Porém, estas três são as plataformas mais utilizadas e procuradas quando o assunto são aulas e apresentações de seminários. Se você ainda não as conhece, não deixe de conhecer e optar por aquela que mais se adeque às suas necessidades!
Websites úteis e práticos para o ensino no dia-a-dia
Além das plataformas voltadas para a comunicação e as videoconferências, existem diversos sites que podem auxiliar na hora do estudo, dentro e fora de sala de aula.
Kahoot – Testes de múltipla escolha
Um site interessantíssimo para realização de provas e diferentes testes de conhecimentos, independente do assunto é o Kahoot.
O Kahoot é atualmente definido como uma plataforma de aprendizagem, ou seja, se encaixa perfeitamente no nosso assunto. O site também é utilizado como plataforma educacional em diferentes escolas, cursos preparatórios e outros espaços de educação.
Os jogos de aprendizagem da plataforma são chamados de Kahoots, que são testes de múltipla escolha que possibilitam personalização do usuário, desde as perguntas até as respostas disponíveis para escolha.
O site foi idealizado no ano de 2012 e segue sendo um dos maiores no que diz respeito a jogos educacionais utilizados em espaços de educação.
Portal Ludo Educativo – Jogos educacionais
O Portal Ludo Educativo, assim como o Kahoot, é uma plataforma de jogos educacionais que conta com atividades de inúmeras matérias, como:
- Língua Portuguesa
- Artes
- Matemática
- Biologia
- História
- Geografia
- Ciências
E diversas outras disciplinas, contando até com atividades de nível pré-vestibular. Ao clicar em uma das disciplinas disponíveis, o usuário verá uma subguia contendo diferentes anos escolares (do quarto ano ao sétimo ano e também o ensino médio).
Contudo, diferentemente do Kahoot, ao acessar um dos anos disponíveis, o usuário irá se deparar com jogos com diferentes objetivos, que possuem uma temática relativa à disciplina e ao ano escolhidos.
Por fim, é possível notar de maneira clara a influência que a tecnologia possui no ensino, atualmente, desde questões lúdicas, até questões essenciais como a realização de aulas e a comunicação entre professores e alunos.
Contudo, o que a tecnologia reserva para os próximos anos no campo da educação promete revolucionar o ensino através da personalização do aprendizado, pois a unificação do ensino com a tecnologia é um caminho sem volta, independentemente da pandemia.