Ontem foi dia de lançamentos na RIM, a empresa finalmente oficializou seus dois novos smartphone rodando o sistem Blackerry OS 10: O Blackberry Z10 e o Blackberry Q10. A RIM tentou agradar tanto a grego como a troianos lançando um Blackberry tradicional com teclado Querty, o Q10, e um com tela touchscreen seguindo o padrão atual de smartphones.Hoje foi o dia da aguardada coletiva da BlackBerry sobre seus novos produtos. Durante o evento, foram anunciados os novos gadgets da empresa, que são exatamente aqueles que já vazaram em vários sites e que geraram vários rumores em fotos que apareciam aqui e ali. A diferença entre ambos os modelos fica, basicamente, limitada ao teclado físico.
Começando com o BlackBerry Z10, ele tem uma tela grande de 4,2 polegadas com resolução HD de 1280 x 768 pixels. Seu processador é um Qualcomm Snapdragon Snapdragon dual-core de 1.5 GHz, 2 GB de memória RAM, 16 GB de armazenamento interno além de suporte a cartões a microSD. Na parte de conexões além do padrão atual, ele possui NFC e LTE. Sua câmera principal é de 8 Megapixels e a secundária é de 2 Megapixels.
Canadá, Estados Unidos e Inglaterra durante esta semana e março. O preço inicial partirá de 200 dólares atrelado a um plano.
Leia também:
BlackBerry World cresce com ajuda do Android
Juntamente com os aplicativos a RIM mostrou a nova loja de aplicativos BlackBerry World que já chega com cerca de 70 mil aplicativos. Grandes nomes estão presentes por lá como o Twitter, Facebook, LinkedIn, Foursquare, Skype, WhatsApp, Rdio, Dropbox, TuneIn Radio, SoundHound, Evernote e Kindle. Na parte de jogos outro pesos pesados como Plants vs Zombies, Jetpack, Fruit Ninja e claro: Angry Birds Star Wars já estão disponíveis.
Qual foi a mágica da RIM em começar tão bem? uma palavra: Android. Muitos desses aplicativos, para ser mais exato 70% deles, foram portados do Android. Martyn Mallick, vice-presidente de alianças globais e desenvolvimento de negócios da BlackBerry confessou isso. Esses apps são adaptações, ou transformações de aplicativo prontos do Android para o Blackberry 10.
Não dá ainda para saber sobre a qualidade dessas adaptações. Mas mesmo sabendo que essa notícia envolvendo o Android talvez tenha tirado um pouco do mérito do sistema, a Blackberry quer novamente competir de igual para igual com o Android e o iOS, e uma boa quantidade de aplicativos como eles mostraram é um grande passo para isso.