A internet é um item essencial na vida de muitos brasileiros. É natural acessar a internet de casa, na rua, no trabalho, mas para isso é preciso contar com redes móveis ou Wi-Fi. As conexões móveis mais conhecidas e acessíveis no país são as 2G, 3G e 4G e, mais recentemente, a 5G. A tecnologia 5G é mais recente e surgiu no intuito de melhorar ainda mais a conexão tornando-a mais rápida. Essa tecnologia é tão potente que tem a capacidade de conectar tudo sem sobrecarregar a internet.
O que é a tecnologia 5G?
A 5G é a evolução das redes móveis, sua principal característica é o aumento da velocidade. Enquanto a 4G chega a atingir uma velocidade máxima de até 1Gb/s, a 5G tem uma velocidade dez vezes maior chegando até 10Gb/s.
Na rede 5G a latência é menor, isso significa que tempo de resposta em relação à ação executada pelo usuário é diminuído. Muito importante para quem utiliza o celular a todo momento e precisa de agilidade, interessante para aqueles que transmitem vídeos ao vivo ou jogam online.
A tecnologia 5G é do futuro, ela possibilita múltipla conectividade entre dispositivos como, por exemplo, ligar-se às câmeras, sensores e relógios. É uma verdadeira facilitadora da Internet das Coisas (IoT) e faz tudo isso sem sobrecarregar a rede de internet.
Como funciona a 5G no Brasil?
Leia também:
Que a 5G é uma tecnologia do futuro, isso é verdade. Entretanto, a sua implantação no país pode não ser uma tarefa muito fácil. Partindo da ideia de que os aparelhos celulares funcionam como “rádios” ao captarem os sinais das antenas, as correspondentes antenas 5G serão acopladas às torres telefônicas já existentes, mas com novas estruturas.
Até esta parte, tudo bem. Mas, o verdadeiro desafio da 5G é ampliar sua cobertura no Brasil e isso pode ser um pouco mais complicado, considerando a diversidade existente no país e as muitas áreas ainda sem cobertura da tecnologia 4G ou anteriores.
Quais são as diferenças entre 4G e 5G?
A tecnologia 4G, foi uma importante fase para a conexão móvel já que estabilizou o uso da internet em celulares. Possibilitou o acesso e realização de serviços que antes eram limitados apenas à conexão por banda larga fixa.
Quanto à tecnologia 5G, ela possui ainda mais velocidade e veio ligada à ideia de automação e internet das Coisas – IoT. A conexão 5G estende a rede sem fio para outros aparelhos. Essa tecnologia torna possível a conexão de mais de um milhão de aparelhos em um metro quadrado, requisito fundamental quando se fala em casas e cidades inteligentes.
Já no que diz respeito às diferenças entre essas duas tecnologias são três principais: maior velocidade e largura de banda e menor latência que é o tempo de resposta para a ação do usuário.
A tecnologia 5G veio para atender a uma demanda existente por mais conectividade e velocidade. Entretanto, ainda há alguns entraves para sua ampla implantação no Brasil que devem ser solucionados ao longo de alguns anos.