O processador Exynos 2100 5nm é construído no nó de processo EUV de 5nm. O novo chip possui um chipset octa-core com um arranjo de 1 + 3 + 4 núcleos. Há um núcleo Cortex-X1 principal com freqüência de 2,9 GHz, três núcleos Cortex-A78 de alto desempenho e quatro núcleos Cortex-A55 com eficiência de energia.
A Samsung diz que a nova CPU traz um aumento de 30% no desempenho de múltiplos núcleos e um aumento de 19% no desempenho de um único núcleo em relação à geração anterior.
Dentro do novo processador está a GPU Mali-G78 que traz um aumento de mais de 40% no desempenho gráfico. A GPU tem 14 núcleos que são significativamente menos do que o Kirin 9000 com 24 núcleos.
Um novo recurso adicionado é a tecnologia AMIGO (Advanced Multi-IP governor) “que ignora e otimiza o uso de energia da CPU, GPU e outros processos, permitindo um tempo de uso mais longo, mesmo com atividades intensas na tela”.
Há também um novo ISP que oferece suporte para resoluções de câmera de até 200MP. O novo ISP tem suporte para até seis câmeras e pode processar quatro simultaneamente. A IA traz recursos como reconhecimento rápido e contínuo de objetos, cenas e rostos.
O processamento de imagem com reconhecimento de conteúdo ajuda a ajustar a faixa dinâmica, exposição, ruído, nitidez, equilíbrio de branco e cor para que suas imagens possam ficar ótimas.
O Exynos 2100 também oferece suporte para gravação de 4K a 120 FPS e reprodução de 8K a 60 FPS. É também o primeiro chipset com um decodificador AV1 para vídeo 8K.
Existem três núcleos NPU dentro do Exynos 2100 e a Samsung diz que o poder de processamento aumentou de 15 TOPS (trilhões de operações por segundo) para 26.
O modem 5G oferece suporte para espectros sub-6GHz e mmWave e possui velocidades de downlink de até 5,1 Gbps para o primeiro e até 7,3 Gbps para redes mmWave.
Embora a Samsung não tenha dito em qual smartphone o chipset aparecerá, sabemos que é a série Galaxy S21 que será lançada na quinta-feira, 14 de janeiro. No entanto, disse que o chipset já está em produção em massa.