Conforme comentamos semana passada, a Samsung oficializou seu novo sensor de câmeras desenvolvido em parceria com a Xiaomi. O Isocell Bright HMX tem 1/1,33 polegadas, algo bem próximo de câmeras mirroless. Com isso, ele irá deixar smartphones com capacidade de captação de luz maior que atualmente, aumentando o nível de detalhes.
O fato é interessante a Samsung anunciar o sensor em parceria com a gigante Xiaomi. Isso indica que ele irá, primeiro, equipar um smartphone da chinesa; rumores apontam para o Xiaomi Mi Mix 4.
O Isocell Bright HMX é o primeiro sensor de câmeras para smartphones que passa dos 100 MP. Com maior número de megapixels, o sensor conseguirá feitos bem vindos como, por exemplo, aplicar um gigantesco zoom na imagem sem perder detalhes. A imagem final, na realidade, irá possuir “apenas” 27 MP, pois, a tecnologia Tetracell combina quatro pixels de 0,8 μm em um de 1,6 μm, gerando fotos de 27 MP; mas isso ajuda na maior captura de luz.
Mas, o principal nesse sensor, não é quantidade de megapixels, que bem sabemos que não significa necessariamente melhor qualidade. O tamanho desse sensor é um grande salto. Seu tamanho é bem próximo de consagradas câmeras mirroless da atualiadade, como a Sony RX10 IV ou a Canon PowerShot G7 X Mark II.
- Galaxy Z Flip acessível pode chegar em 2025 com modelo mais barato
- Samsung pode abandonar nome “Galaxy” nos celulares
- One UI 7: Novidades e Detalhes da Interface da Samsung
Esse tamanho maior, ajuda em outro campos como na identificação da luz ambiente, já que sendo maior, mais luz entra nele. Para turbinar essa função, a Samsung utiliza uma tecnologia chamada Smart-ISO. Ela promete identificar a iluminação do ambiente para ajustar o ISO de acordo com tal. Por exemplo: uma ambiente pouco iluminado, ele aumenta o ISO, compensando luz.
Para finalizar, esse é o primeiro sensor para smartphones a captar vídeos em 6K com 30 fps, que gera um vídeo de proporções gigantes de 6.016 x 3.384 pixels.
Xiaomi confirma parceria com Samsung e futuro smartphone
No comunicado da Samsung, é citado que Lin Bin, CEO da empresa diz que a “Xiaomi e a Samsung trabalharam juntas desde o estágio conceitual inicial até a produção que resultou em um inovador sensor de imagem de 108MP.”
A própria Xiaomi já confirmou que irá anunciar um smartphone, que será o primeiro do mundo, a ser equipado com um sensor de 108 MP. Agora sabemos qual o sensor, só falta sabermos qual será o smartphone.
Quanto a Samsung, a empresa já disse que irá, finalmente, deixar de lado o sensor de 12 MP que vem usando a anos na linha S em prol de um com resolução maior. Será esse? Só saberemos quando o Galaxy S11 chegar ao mercado, ou antes, através dos rumores.
Via Gizmochina