A criação de conteúdo na internet é algo que diversas empresas e pessoas tem buscado para ganhar uma parcela do mercado digital, mas acontece que nem todos têm a relevância adequada para tornar o seu investimento em retorno financeiro adequado. Entretanto, quando utilizados a otimização SEO e as palavras-chaves certas, você acaba se destacando mesmo em concorrência com grandes empresas.
- O que é deep learning e como as empresas usam a tecnologia?
- Termos de tecnologia mais usados nas empresas e internet
O que é SEO e por que palavras-chaves?
A técnica SEO (Search Engine Optimization, em inglês), significa em português algo como otimização para motores de busca em uma tradução literal, e serve justamente como uma otimização para a criação de conteúdo para resultados e pesquisa orgânica.
Dessa forma, uma empresa iniciante ou site que está começando a desenvolver conteúdos, podem chegar aos destaques apenas com a utilização das técnicas certas e até mesmo ultrapassar grandes sites de criação de conteúdo ou marketing digital.
Uma das técnicas de otimização SEO é o uso do palavras-chave, a qual são a principal forma dentro da otimização e criação de um conteúdo, buscando solucionar problemas de possíveis clientes ou usuários comuns.
As palavras-chaves é uma palavra ou conjunto de palavras que formam o mecanismo de busca de um usuário na internet. Por meio delas, as ferramentas de pesquisa conseguem entregar exatamente aquilo que o usuário espera encontrar. Utilizadas principalmente para a resolução de um problema que o usuário, futuro cliente, possa ter.
Leia também:
Essas palavras-chave não são uma criação de uma inteligência artificial que a cada dia gera um conjunto de palavras que virão a ser uma tendência no mercado, mas, sim, um conjunto de palavras que são pesquisadas por pessoas em todo mundo com uma frequência absurdamente grande.
As palavras-chave também são conhecidas como Keywords, em inglês, é principal forma que os mecanismos de pesquisa mais populares utilizam para entregar o resultado que se espera da parte do usuário.
Quanto mais palavras-chaves os usuários utilizarem em sua pesquisa, mais aprimorado e filtrado a sua pesquisa será apresentada e, dessa forma, sua dúvida será solucionada em 100% das vezes.
Da mesma forma, uma empresa que faz o bom uso das palavras-chaves no corpo do seu conteúdo irá se destacar nas principais ferramentas de busca, ainda mais, se essa ferramenta for a de pesquisas do Google, cujo fatia possui quase 70% do mercado de buscas, seguida do Microsoft Bing, Baidu e Yahoo! Search.
Para se ter uma ideia e fechar esse ponto explicando de uma forma simplificada, a palavra-chave é um resultado que você busca em um dicionário de português. Por exemplo, se você deseja saber o que significa a palavra “Tecnologia”, você deverá seguir até a letra e a palavra dentro os inúmeros resultados que um dicionário pode apresentar.
Diferente de um dicionário físico e sem um banco de dados para se ter acesso, as ferramentas utilizam da mesma ideia para trazer o resultado para o usuário que possui uma necessidade e, as palavras-chaves são os meios que o próprio usuário possuem para fazer essa consulta.
Com isso, você terá acesso a exatamente aquilo que pesquisou e não resultados absurdos como frutas e fotos de pessoas. Embora o conjunto de palavras como tecnologia e fotos, também são utilizadas como palavra-chave que mostrará um conjunto de fotos ou explicação sobre como surgiu a tecnologia por de trás das fotos.
Vale lembrar que, se você chegou até aqui utilizando o termo Palavras-chaves, saiba que esse o uso incorreto do termo.
Na verdade, a forma gramatical de escrita correta é “Palavras” seguido de “chave”, mas a ideia de que você deve utilizar o plural em “chave” é justamente pela forma correta de escrita, mas, para esse caso, apenas entenda que como o primeiro termo responde, o que significa o segundo o termo permanece no singular.
Ainda assim, embora utilizamos um do processo em português, é mais comum encontrá-lo em ferramentas online como “Keyword”.
Por que as palavras-chave são tão importantes?
Quando vamos criar um conteúdo na internet, sempre fica aquela dúvida sobre o que iriamos escrever e, também, se o conteúdo em que desejamos falar sobre terá um alcance relevante na plataforma que escolhemos. Mesmo que saibamos exatamente sobre o que escrever para os nossos leads, o uso de palavras-chave é o que fará que mais clientes sejam convertidos em leads.
Leads são aqueles clientes que sabem exatamente o que a sua empresa ou site pode fazer para solucionar os problemas dele, mas sem o uso das palavras adequadas no conteúdo do site, fará que esse lead volte a ser um usuário comum sem a oportunidade um negócio.
Ainda que você não venda um produto diretamente, o uso de palavras recorrentes também é uma forma de direcionar usuários ao seu site, ainda que você tenha acabado de iniciar no mercado digital. Um usuário que sempre está acessando o seu site, também pode ser classificado como um lead e, desse forma, tornar-se um prospect quando tiver com afiliações com sites de vendas, ou, até mesmo, ofertando seus produtos.
A utilização de palavras muito procurados no Google é como uma armadilha para pegar o máximo de clientes possíveis, mas diferente de uma armadilha real, o uso dessas palavras é uma forma de você ser o alvo de escolha de um usuário que utilizou da plataforma para encontrar a sua necessidade.
Quando um site utiliza das técnicas de otimização SEO, além das palavras-chave, o mesmo fará o que chamamos de pesquisa orgânica, onde ele está dizendo para as ferramentas como o buscador do Google que ele é exatamente aquilo que o usuário está buscando. Onde o usuário irá chegar até o site e tomará toda a sua atenção através do uso das palavras em comum que ambas as plataformas utilizaram.
A importância da semântica
Quando você está criando um conteúdo otimizado utilizando as técnicas corretas e a palavra-chave em que baseou o seu conteúdo, você ainda não está garantindo que o seu conteúdo será o principal dentre as outras opções. Um exemplo disso é o uso de palavras comuns como o caso de “Tecnologia” assim como citamos anteriormente.
A palavra “Tecnologia” está envolta a diversos resultados relacionados a mesma categoria e, utilizar simplesmente a palavra solta sem dar um complemento a ela, não é garantia de sucesso. Por outro lado, quando especificado o tipo de conteúdo que está por trás da sua palavra-chave e utiliza outras palavras como “celular” e “Xiaomi”, você está aumentando ainda mais o foco do seu conteúdo para que o Google possa recomendar você.
Com tudo isso em mente, está na hora de colocar em prática e criar os conteúdos baseados na otimização de páginas da internet e palavra-chave que estão populares nos mecanismos de busca.
Para mais informações e dicas como essa, acesse os sites recomendados no começo desse artigo que preparamos especialmente para você.