Nokia lança tablet N1: clone do iPad que roda Android Lollipop

A Nokia acaba de lançar o tablet Nokia N1, um tablet muito bonito que se parece com o ipad e roda o sistema Andriod 5.0 Lollipop.
Avatar de André Luiz
Atualizado há 10 anos
Tablet da Nokia lançado em 2014

Outros destaques

Implantes hormonais
Demo grátis
lançamentos Netflix
Dungeon Raid Codes
Samsung Kids.

Ontem o mundo da tecnologia ficou curioso sobre o que era a caixa preta que a Nokia divulgou que lançaria hoje. Embora a grande maioria pensasse que se tratá-se de Set top box no estilo Nexus Player ou Apple TV, a Nokia surpreendeu a todos e lançou agora pouco seu mais novo produto: um tablet chamado Nokia N1. Depois de anos de pedidos de seus usuários, a finlandesa finalmente se rendeu ao sistema Android, e colocou o Android 5.0 Lollipop no seu tablet. Lembrando que a Nokia lançou um tablet porque está proibida de fazer um smartphone devido a questões contratuais com a Microsoft.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de rodar Android, o Nokia N1 conta com um processador Atom da Intel de 64 bits. Como a Nokia não conta com uma unidade fabril desde a venda da divisão mobile por U$ 7,2 bilhões, a parceira escolhida para a fabricação foi a chinesa foxconn.

Nokia N1

O Nokia N1 lembra bastante o visual e construção de um iPad Mini, na realidade podemos dizer que é um clone.  Seu corpo é uma peça única de alumínio com anodização de superfície. Sua tela é de 7,9 polegadas com resolução de 2048 × 1536 inteiramente laminada. Na parte de software, além de rodar o sistema Android 5.0 Lollipop, ele traz o launcher Nokia Z que há algum tempo a empresa já tinha liberado para ser instalado em qualquer Android.

Nokia N1 - 1

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Embora o evento de lançamento ainda não tenha acontecido, algumas especificações do Nokia N1 já foram confirmadas.

Uma novidade interessante que a Nokia traz ao N1, é que ele é o primeiro aparelho a vir com o cabo USB reversível que usa o novo padrão USB Type-C, ele foi lançado no ano passado e ainda não tinha sido usado. Ele lembra bastante o Lightning da Apple, tanto no uso como no tamanho. Assim como o lihtning, não existe mais lado certo para o colocar pois ele funciona de qualquer lado independente da posição.

Nokia N1 cabo reversivel

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Realmente é uma reviravolta surpreendente da empresa, especialmente considerando o fato de que este tablet é muito semelhante ao iPad. Além disso, ele será um aparelho barato e competitivo, segundo informações não oficiais, o Nokia N1 custará US $ 249 e estará disponível na China em Fevereiro, para começar. Após a China ele será vendido na Russia e posteriormente em alguns mercados selecionados da Europa. Resumindo ele não deve chegar ao Brasil não tão cedo, isso se um dia chegar. Ele é bem barato se levarmos em conta suas especificações.

nokian17_1020_verge_super_wide

Agora a pergunta que não quer calar: porque a Nokia não lançou um produto com o Android antes de ser vendida? Com certeza ela ainda seria a número 1 no mundo e não teria sendo vendido quase falida.

Via Nokia

Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.