A TCL soltou novamente um teaser de um conceito de telefone dobrável — esse é totalmente novo, como se fosse um Frankenstein a partir de conceitos anteriores nunca lançados. Chamado de Fold ‘n Roll, ele combina a tecnologia “dragonhinge” da empresa com uma tela que enrola com uma tela que também dobra. O resultado é um telefone celular dobrável de 6,87 polegadas que pode expandir para um phablet de 8,85 polegadas ou estender-se, esticando a tela, para um tablet de 10 polegadas. Fora isso, a empresa não está oferecendo nenhuma outra informação detalhada.
A TCL diz que “ainda está explorando as especificações técnicas” deste tipo de dispositivo, o que não inspira muita confiança de que o Fold n’ Roll chegará ao mercado tão cedo. Mas a TCL disse que planeja lançar algum celular dobrável antes do final de 2021. A empresa não ofereceu nenhum conceito de exibição dobrável; mais recentemente, ela mostrou durante sua apresentação na CES virtual deste ano. Mas há uma longa distância entre criar conceitos e transformá-los em produtos de mercado de massa.
Ainda assim, a TCL pode estar em uma boa posição para resolver uma lacuna no mercado de telas roláveis, pois pode oferecer dispositivos acessíveis, o principal problema atual desse nicho. As telas roláveis podem ser mais baratas, os celulares com telas dobráveis, atualmente são bem caros. A Samsung insinuou um dispositivo flexível de menor custo em breve, mas até lá, suas opções atuais de Galaxy Z Flip e Z Fold 2 ainda são muito caras.
Leia também:
O conceito de celular com tela que enrola da LG, mostrado também na CES, poderia ser algo muito bom, mas com a saída do fabricante do negócio de smartphones, nunca saberemos se essa tecnologia pode ter chegado pelo menos em um protótipo. Se é a intenção da TCL oferecer algo mais acessível, então certamente há algum espaço para eles.
Via The Verge