Como rivais, a Sony anunciou sua linha de novas TVs para 2021 na CES 2021. Os modelos Bravia XR ganham a nova interface de TV do Google e ‘inteligência cognitiva’, mas perdem a última tecnologia MiniLED encontrada em outras marcas.
- CES 2021: Samsung revela novas TVs Neo QLED e Micro-LED
- Tela OLED: saiba o que é e como funciona essa nova tecnologia utilizada por quase todas as marcas
A Sony está há muito tempo no movimento do Android TV e a recente troca do Google para a nova interface do Google TV (ainda com Android TV por baixo) significa que você obtém os modelos mais recentes da Bravia. Eles são os primeiros dispositivos não-Chromecast que vimos com o Google TV integrado.
Efetivamente, você terá a experiência do Chromecast com o Google TV sem ter que comprar o dongle HDMI. Você também pode usar o controle de voz e pesquisar com o controle remoto incluído ou aplicativos como o controle remoto da Android TV.
- CES 2021 | Os melhores lançamentos, eleitos pelo Tekimobile
- Razer apresenta conceito de cadeira de jogos com uma tela de enrolável
- Asus tem um novo ZenBook Duo para 2021 com nova dobradiça
A inovação mais recente da Samsung na área remota é o Eco Remote alimentado por energia solar. A empresa também está, como a LG e a TCL, mudando para MiniLED em sua gama Neo QLED para melhor contraste e precisão de cor – é como aumentar a resolução da luz de fundo, com mais LEDs agrupados no mesmo espaço.
No entanto, a Sony não tem isso na linha 2021, então está se concentrando em seu ‘Processador Cognitivo XR’ encontrado dentro das novas TVs – daí a marca Bravia XR. A Sony afirma que esse novo método de processamento vai além da IA convencional e visa funcionar como o cérebro humano.
Ele divide a tela em zonas, decide onde está o ponto focal da imagem e então “pode fazer uma análise cruzada de uma série de elementos ao mesmo tempo, assim como nossos cérebros. Ao fazer isso, todos os elementos são ajustados em conjunto uns com os outros para o melhor resultado final, de modo que tudo na cena seja sincronizado e realista, ”
Ele também pode lidar com o processamento de som para descobrir a posição correta do som para que corresponda ao que está na tela, além de converter qualquer som em som surround 3D.
Como você pode esperar, a linha Bravia XR também é atualizada para HDMI 2.1, o padrão de que você precisa para jogar no PS5 a 120 Hz (e no Xbox Series X). Há também recursos como Taxa de atualização variável, Modo de baixa latência automática (ALLM) e eARC.
A linha Bravia XR vem em vários tamanhos, oferecendo LED ou OLED em resoluções 4K ou 8K.
As coisas começam com o X90J (disponível em 50, 55, 65 e 75 pol.) Que é 4K LED, depois passa para o maior X95J com a mesma tecnologia, mas em tamanhos de 65, 75 e 85 pol. Em um ‘design minimalista de uma ardósia’.
O A80J (em 55, 65 e 77 pol.) E o Master Series A90J (55, 65 e 83 pol.) Levam as coisas para 4K OLED. Aqueles que desejam 8K LED terão que olhar para o Master Series Z9J.
A Sony ainda não anunciou o preço ou a disponibilidade da linha Bravia. Ela dará mais detalhes durante sua conferência oficial na CES 20121 na próxima semana.