A Volkswagen anunciou no Salão do Automóvel de Frankfurt, sua nova aposta de carro elétrico, o novo ID.3 promete ser o carro elétrico das massas, graças ao seu preço “mais em conta” do que normalmente praticado no segmento.
O ID.3 será o primeiro carro elétrico da fabricante alemã. O ID.3 estará disponível em três variantes de autonomia: entre 330 e 550 quilômetros. A versão com a capacidade para 330 quilômetros custará “abaixo dos 30 mil euros” e conta com uma bateria de 45kWh.
O The Verge diz que a versão básica do ID.3 apenas carrega até 50kW, sendo necessário comprar uma versão mais cara para ter carga mais rápida de até 100kW. A bateria do automóvel terá uma garantia de oito anos ou de 160 mil quilômetros.
A Volkswagen pretende fazer um enorme investimento no mercado de veículos elétricos, tendo já feito um investimento multimilionário no setor, para chegar no ID.3. Espera-se que dentro dos próximos anos, as várias marcas do grupo comecem a produzir mais carros movidos a eletricidade. No caso da Volkswagen, estão planeados muitos mais veículos dentro da linha “ID”: I.D. Crozz, I.D. Vizzion, I.D. Roomzz, I.D. Buzz e I.D. Buggy.
Com um preço inferior a grande parte dos elétricos no mercado e com grandes semelhanças visuais ao Golf, o novo ID.3 terá mais espaço no interior. Além disso, destaca-se um painel touchscreen de dez polegadas e outros botões “touch” espalhados no seu interior. Aliás, as únicas coisas que são controlados com um botão físico são as janelas e os piscas.
Uma das principais novidades é também a opção de Realidade Aumentada, que dispõe informações no para-brisas do carro. Ele também terá seu próprio assistente pessoal para detectar comandos de voz.
Apesar de o novo ID.3 ser conduzido manualmente, os futuros veículos da série “ID” serão lançados com pretenção de serem completamente autónomos.