Depois de mais de 9 horas fora do ar no mundo todo, aos poucos os relatos que o WhatsApp, Instagram e Facebook estão voltando começaram. A volta ainda não é oficial. Por exemplo, ninguém da equipe do Tekimobile está com o aplicativo de volta até o momento da publicação desse artigo.
- WhatsApp: o que realmente aconteceu? Isso é o que sabemos
- Sem WhatsApp? Entre no Telegram e Signal, veja como
Os relatos de volta começaram por volta das 19 horas no Twitter. Vale lembrar que o impacto foi grande, já que até funcionários do próprio Facebook perderam o acesso as redes.
Os relatos de volta estão sendo no Twitter, que acabou sendo a rede social onde todos os comentários sobre os serviços do Facebook ganharam vozes durante o dia.
https://twitter.com/flaamor1981/status/1445146279001083908
A causa
O repórter de crimes cibernéticos Brian Krebs atribui isso a um grande problema de DNS. Krebs explica que os registros do DNS que dizem aos sistemas como encontrar o Facebook e o Instagram “foram retirados esta manhã dos cabos de roteamento globais”. Neste ponto, no entanto, não está claro como isso aconteceu.
Leia também:
Krebs escreve em um post no blog:
Facebook e suas propriedades irmãs Instagram e WhatsApp estão sofrendo com paralisações globais contínuas. Ainda não sabemos por que isso aconteceu, mas como é claro: no início desta manhã, algo dentro do Facebook fez com que a empresa revogasse os principais registros digitais que dizem aos computadores e outros dispositivos habilitados para internet como encontrar esses destinos online.