Cansado do WhatsApp? Conheçam 7 melhores aplicativos alternativos

Nem só de WhatsApp vive o mundo, alternativas também vão além do Telegram. Congiram os melhores apps de mensagens
Avatar de Nalbert Gomes
01/03/2022 às 15:55 | Atualizado há 2 anos
Alternativas ao WhatsApp

O WhatsApp domina quando o assunto são aplicativos de mensagens, mas nem todo mundo escolhe ele como primeira opção. Veja abaixo 7 diferentes alternativas que outras pessoas preferem escolher ao usar um aplicativo de mensagens.

7 alternativas ao WhatsApp

1. Telegram

O Telegram é uma ótima alternativa ao WhatsApp
O Telegram é uma ótima alternativa ao WhatsApp (Imagem: App Store)

Logo abaixo do WhatsApp, o Telegram é uma das opções mais populares em aplicativos de mensagens. Várias vezes ele funciona como um substituto ao WhatsApp, principalmente quando o aplicativo sai do ar.

Além disso, o Telegram possui muitas funcionalidades e novidades que só chegam meses depois ao WhatsApp. Muitos usuários preferem usar ele devido a novidades como canais, sistema de logins em vários aparelhos e muito mais.

Porém, ele não possui criptografia ponta a ponta, como seu principal concorrente. Ele está disponível para vários sistemas operacionais (Android/iOS) e pode ser usado facilmente.

2. Signal

Signal é focado em mais segurança do que o WhatsApp
Signal é focado em mais segurança do que o WhatsApp (Imagem: Linkedin)

Se você quer usar uma opção que seja mais segura que o próprio WhatsApp, o Signal pode ser a melhor opção para você. Ele possui código aberto e é criptografado de ponta a ponta.

O aplicativo é um dos favoritos de Edward Snowden, ex-agente do NSA que revelou milhares de documentos secretos a respeito de serviços de espionagem pelo mundo.

Dentre os benefícios e funcionalidades, o Signal possui um sistema integrado que é capaz de comprovar a identidade dos participantes da conversa.

Com esse método a mais de proteção apenas o real destinatário da conversa pode acessar o conteúdo. Ele também está disponível para vários sistemas operacionais (Android/iOS) e é simples de ser usado.

3. Viber

O Viber possui foco em grandes grupos
O Viber possui foco em grandes grupos (Imagem: Viber)

Se você é fã de criar grupos e fazer parte de grandes grupos, o Viber pode ser a melhor opção para você. O aplicativo possui a capacidade de criar grupos com até 250 pessoas. Além dessa ótima funcionalidade para algumas pessoas o aplicativo é bem fácil.

O Viber também é bem intuitivo e está disponível para todos os sistemas operacionais (Android/iOS). Ele também apresenta uma ótima segurança, visto que o foco é grandes grupos.

4. Kik

Kik é um dos aplicativos menos conhecidos
Kik é um dos aplicativos menos conhecidos (Imagem: App store)

Uma opção muito diferente e pouco conhecida é o Kik. Esse aplicativo possui a possibilidade de criar uma conta sem precisar informar o número de telefone.

O foco do aplicativo é dar mais privacidade ao usuário, e desse modo permite que o mesmo tenha uma interação com mais pessoas, compartilhando cada vez menos os dados. O aplicativo também possui outras funcionalidades, como a criação de grupos com até 50 pessoas.

Um dos diferenciais nos grupos é a possibilidade de fazer eles usando hashtags. O aplicativo está disponível para vários sistemas operacionais (Android/iOS) e é bem fácil de ser utilizado.

5. Skype

O Skype também é uma ótima alternativa ao WhatsApp
O Skype também é uma ótima alternativa ao WhatsApp (Imagem: App Store)

O Skype possui bastante popularidade e é bem confiável. O aplicativo permite fazer chamadas de vídeo e de áudio para qualquer lugar no mundo. Ele é mesclado com a sua conta do Outlook, o que permite conexão com contatos por meio do e-mail.

Ele possui uma aparência de alta qualidade, e obviamente possui a funcionalidade de mensagens de texto. Diferente do WhatsApp o Skype registra os contatos por meio de nome de usuário e e-mail como já falamos.

O Skype está disponível para vários sistemas operacionais (Android/iOS) e é uma ótima alternativa ao WhatsApp.

6. Line

O Line é uma opção bem popular na Ásia
O Line é uma opção bem popular na Ásia (Imagem: Line)

O Line é bem popular na Ásia e no começo ele não possuía proteção, porém atualmente o aplicativo já possui criptografia de ponta a ponta em mensagens, bate-papos em grupo, chamadas de voz e vídeo. 

Mesmo com toda essa criptografia, na China o Line atua de acordo com o Governo chinês, proibindo usuários de enviar ou receber palavras que aparecem em uma lista fornecida por autoridades chinesas.

Disponível para vários sistemas operacionais (Android/iOS) ele funciona de modo simples, e em todo o mundo.

7. WeChat

O WeChat é bem semelhante ao WhatsApp
O WeChat é bem semelhante ao WhatsApp (Imagem: WeChat)

O WeChat é bem semelhante ao WhatsApp, sendo assim muito usado como uma alternativa. Segundo um relatório, o WeChat tem mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, sendo maior do que o número de usuários do WhatsApp.

Assim como seu concorrente, ele utiliza o número de telefone para adicionar novos contatos, e utiliza o seu número para realizar a confirmação. Além disso, no WeChat você pode conectar o e-mail e conta do Facebook para encontrar mais pessoas.

O WeChat está disponível para vários sistemas operacionais (Android/iOS) e é bem fácil de usar como o WhatsApp.

Agora diga para nós, de todas as opções que vimos, quais alternativas ao WhatsApp você usa? Gosta de algum aplicativo em específico? Diga para nós nos comentários.

 

WhatsApp vs Telegram vs Signal: qual o mais seguro?

Cansado do WhatsApp? Conheçam 7 melhores aplicativos alternativos 3

Ao contrário do que muitos pensam, o Telegram é o aplicatico menos seguro dos três. Basicamente falando, ele não oferece encriptação de mensagens – somente nos chats secretos – enquanto WhatsApp e Signal oferecem para todas as mensagens.

Signal é o mais seguro


Já o Signal tem sido o padrão de ouro para mensagens criptografadas há muito tempo, e o aplicativo só melhorou ao longo dos anos. A melhor parte do aplicativo é que ele é de código aberto e gratuito, para que qualquer pessoa possa inspecionar a base de código do aplicativo, se quiser.

Se você deseja o aplicativo de mensagens mais seguro e amigável à privacidade, o Signal é a melhor opção disponível no momento.

Telegram

Outro ponto que vale a pena considerar é que o Telegram registra seus endereços IP e coleta outros dados de usuários, e sua criptografia ainda não foi formalmente auditada por pesquisadores de segurança independentes.

O Telegram tem uma longa lista de recursos que não estão disponíveis no WhatsApp ou no Signal, e seus aplicativos também são muito responsivos. No entanto, se a privacidade é sua principal preocupação, ela vem por último nesta lista.

WhatsApp

O WhatsApp acaba sendo o segundo colocado e a solução mais equilibrada. Pois, além de oferecer um nível bom de segurança e criptografia, conta com diversas funcionalidade que o tornam mais amigável que o Signal; embora inferior nesse quesito quando comparadao ao Telegram.

Todas as mensagens que você envia ou chamadas que você inicia no WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta por padrão, então você não precisa se preocupar com você ou seus contatos sendo o elo fraco em suas conversas. Na verdade, não há opção para desativar a criptografia.

Existem outros recursos de privacidade oferecidos, como notificações sempre que o código de segurança de seus contatos for alterado, mensagens que desaparecem e muito mais.

No entanto, o WhatsApp é atormentado por outras preocupações de segurança, que incluem o fato de ser de propriedade do Facebook. As controversas políticas de coleta de dados de usuários da gigante da mídia social estão sob fortes críticas de várias autoridades, incluindo as da Brasil.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ