Oficial: WhatsApp agora suporta mensagens que se autodestroem

A função Mensagens Temporárias do WhatsApp será liberada aos poucos para todos os usuários durante novembro. Veja como ativar.
Avatar de André Luiz
05/11/2020 às 09:48 | Atualizado há 4 anos
ativar mensagens temporarias whatsapp

Hoje, o Facebook anunciou oficialmente que seu serviço de mensagens, o WhatsApp, está adicionando a capacidade de enviar mensagens que se autodestroem. A função já havia sido relatada algumas vezes, e até mesmo visto em uma página de perguntas frequentes no início desta semana, então parecia que era uma questão de tempo até que se materializasse. O nome em português da função ficou ‘Mensagens temporárias‘.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A capacidade de enviar mensagens que desaparecem pode ser ativada para bate-papos específicos e, uma vez ativada, se aplica a tudo o que é enviado nesse bate-papo. Para começar, o Facebook está fazendo com que as mensagens sejam excluídas automaticamente após sete dias, o que ele acredita ser o equilíbrio certo entre fazer a conversa parecer “mais leve” e ser prática o suficiente para que os usuários ainda possam consultar o que estavam falando antes.

A empresa explica que podem existir algumas exceções com mensagens que desaparecem. Se uma mensagem for citada antes de desaparecer, o texto da mensagem original ainda pode estar visível após o período inicial de sete dias, por exemplo. Além disso, as mensagens com mídia só irão desaparecer do WhatsApp, então, se você tiver os downloads automáticos de mídia habilitados, ela ainda será salva na galeria do seu telefone. Também é possível fazer capturas de tela ou encaminhar mensagens que desaparecem.

Ao ativar esse recurso, as novas mensagens enviadas em uma conversa desaparecerão após 7 dias. A configuração mais recente afeta todas as mensagens de uma conversa, mas as mensagens enviadas ou recebidas antes da ativação das mensagens temporárias não serão afetadas. Em conversas individuais, ambos os usuários podem ativar ou desativar as mensagens temporárias. Já em conversas em grupo, somente os admins podem ativar ou desativar o recurso.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Mensagens temporárias desaparecerão mesmo que um usuário não abra o WhatsApp durante sete dias. Contudo, pode ser que a pré-visualização da mensagem seja exibida nas notificações até que o WhatsApp seja aberto.
  • Ao responder diretamente a uma mensagem, ela será exibida acima da sua resposta. Se você responder a uma mensagem temporária, o texto dessa mensagem poderá ser exibido mesmo depois de sete dias.
  • Se uma mensagem temporária é encaminhada para uma conversa onde as mensagens temporárias estão desativadas, essa mensagem não desaparecerá da conversa para onde foi encaminhada.
  • Se um usuário fizer backup antes de uma mensagem desaparecer, essa mensagem temporária será incluída ao backup. Contudo, a mensagem temporária será apagada quando o usuário restaurar o backup.

Quando chega?

A mensagens temporárias serão lançadas para todos este mês, aos poucos. Para conversas individuais, qualquer um dos lados pode habilitar mensagens que desaparecem, enquanto os grupos precisam que seus administradores habilitem.

Como ativar as mensagens temporárias

Em uma conversa individual, ambos os usuários podem ativar as mensagens temporárias. Quando ativadas, as mensagens em uma conversa desaparecerão depois de 7 dias.

  1. Abra uma conversa no WhatsApp.
  2. Toque no nome do contato.
  3. Toque em Mensagens temporárias.
    • Se solicitado, toque em CONTINUAR.
  4. Selecione Ativadas.

Como desativar as mensagens temporárias

Em uma conversa individual, ambos os usuários podem desativar as mensagens temporárias. Quando desativadas, as mensagens enviadas na conversa não desaparecerão.

  1. Abra uma conversa no WhatsApp.
  2. Toque no nome do contato.
  3. Toque em Mensagens temporárias.
    • Se solicitado, toque em CONTINUAR.
  4. Toque em Desativadas.
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.