WhatsApp modificado: vale a pena correr o risco de instalar?

Vejam se vale, ou não, correr o risco de instalar um aplicativo de WhatsApp modificado no seu Android
Atualizado há 3 anos
WhatsApp modificado: vale a pena correr o risco de instalar? 1

Outros destaques

Malware
Casa Inteligente.
Fotografia subaquática
Analisando o conteúdo original do artigo "Apple Releases Limited Edition AirPods 4 for Year of the Snake", a palavra-chave principal identificada é "AirPods". Portanto, a palavra-chave final identificada, conforme as diretrizes estabelecidas, é "AirPods".
phishing

Você já ouvir falar no WhatsApp modificado? Na verdade não existe um, mas sim vários. A procura por versões modificadas do mensageiro, chamadas de MOD, cresceu absurdamente nos últimos anos. Junto com esse crescimento, perigos digitais trazidos por esses apps piratas também chegaram. Saiba tudo a respeito desse assunto no artigo abaixo e avalie se vale a pena instalar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso não queira ler o texto, abaixo um resumo em vídeo. Além disso, aqui no texto temos alguns nomes de versões do WhatsApp modificado para você conhecer.

O que é um WhatsApp modificado?

Um WhatsApp modificado é basicamente uma versão do aplicativo com alterações que, no geral, são funções que você não encontraria na versão original.

Liderados pelo GBWhatsApp, os aplicativos modificados foram criados há muito anos para preencher lacunas que a versão original do app sempre deixou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Como assim lacunas? Por exemplo, já pensou na possibilidade de visualizar suas mensagens sem que a pessoa que enviou saiba e, mesmo assim, saber que ela viu as suas? Os apps modificados fazem isso.

Outro exemplo: sabe aquele vídeo legal que você gravou com seu celular caríssimo e então enviou pelo WhatsApp, mas ele ficou simplesmente horrível, cheio de ruídos e distorcido? Com um WhatsApp modificado você poderá enviar vídeos sem serem compactados (por isso ficam ruim) e ainda com tamanhos bem acima do limitado pelo app original.

Isso são só alguns exemplos das funções que um WhatsApp modificado pode agregar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cuidado, tudo tem um preço

Mas existe o outro lado da moeda. Sabe aquele ditado que tudo na vida tem um preço? Aqui ele se aplica. Ter todas essas funções no seu aplicativo de mensagens tem um preço.

Em primeiro lugar, o Facebook – dono do WhatsApp – não autoriza ninguém a copiar ou modificar seu aplicativo. Sendo assim, qualquer pessoa que modifique e distribua ele, está cometendo um crime de pirataria, ou seja: qualquer aplicativo de WhatsApp modificado é pirata.

Calma, a polícia não vai bater em sua porta. Porém, isso implica em riscos para você. O Facebook possui centenas de profissionais trabalhando diariamente para desenvolver um aplicativo seguro para você. Mas, a partir do momento que alguém alterar, essa garantia de segurança vai para o ralo.

Imagine que você é dono de uma fábrica e desenvolve um celular muito bom, recheado de tecnologias e só usa componentes de primeira linha. Você coloca nas lojas e é sucesso total!

Porém, alguém que compra ele resolve desmontar e depois montar novamente em outra carcaça e ainda coloca outras funções. Mas, para isso, ele usa componentes baratos, acaba com a vedação da sua tela e etc, ou seja: fez uma cópia do seu produto e piorou a qualidade. Pior, coloca a venda com outro nome!

É isso que os Mods são, uma cópia que possui sim funções melhores, porém com qualidade duvidosa e piorado no quesito segurança.

Na prática, o Facebook não garante que um WhatsApp modificado tenha, por exemplo, a proteção de criptografia de ponta a ponta que o original possui. Isso significa que ele não garante que sua mensagem não será interceptada. Já imaginou dados de bancos, fotos de sua família, ou até fotos intimas que você envia, estarem sendo visto por outras pessoas? Com certeza é um caso a se pensar.

Quais os 3 aplicativos de WhatsApp modificado mais famosos

Atualmente, existem dezenas de MODs do WhatsApp para download. Obviamente, todos eles não estão disponíveis oficialmente na loja Play Store do Google, afinal, é tudo ilegal, como explicamos acima. De qualquer modo, vamos a lista:

1 – WhatsApp GB (GBWhatsApp)

WhatsApp modificado - gbwhatsapp

Como adiantamos acima, o WhatsApp GB é de longe o mais famoso e mais usado ao redor do mundo. Alguns sugerem que já passou de 1 bilhão de usuários!

O GBWhatsApp foi o primeiro WhatsApp modificado de que há relatos. Porém, em 2019, devido aos problemas de ilegalidade acima, milhões de usuários tiveram suas contas banidas pelo Facebook, alguns nunca mais conseguiram usar o número de celular para o WhatsApp.

Depois desse acontecimento, o desenvolvedor original desistiu do projeto. Porém, diversos outros assumiram o projeto, assim várias versões do GBWhatsApp existem hoje. Mas duas se destacam: a desenvolvida pelo HeyMods e o GBWhatsApp Pro, do AlexMods.

Ao baixar o WhatsApp GB, você contará com a principal função que ele permite: ser usado ao mesmo tempo com o WhatsApp original ou outro Mod.

Outro fato interessante é que o WhatsApp GB e o WhatsApp Plus, usam os mesmos servidores do WhatsApp original, o que de certa forma os tornam mais seguros. Por isso o desenvolvedor diz que, teoricamente, é impossível seus usuários receberem banimento do Facebook, o que obviamente não é verdade.

2 – WhatsApp Plus

O WhatsApp Plus é o segundo mais usado no mundo. Na prática, ele tem as mesmas funcionalidades do GB. Ele tem diversas versões de diferentes desenvolvedores. A mais famosa, também é feita pelo HeyMods.

Você pode estar se perguntando: se é igual por existe? Além de algumas particularidade, que no geral é ligada a temas, fontes e outros detalhes visuais, o WhatsApp Plus não pode ser usado ao mesmo tempo com qualquer outro WhatsApp.

3 – Fouad WhatsApp (FM WhatsApp)

O FM WhatsApp foi criado por Fouad Mokdad, que deu o nome ao projeto. Porém, a diferença entre ele e o GBWhatsAp são poucas em questão de recursos.

O GBWhatsApp é mais avançado e tem alguns recursos interessantes, ele também é tido como mais prático e “seguro”, vindo com mais recursos de privacidade. Como ele usa o servidor do app original, ele proporciona um pouco mais de segurança, princpalmente contra banimento do Facebook.

O WhatsApp GB se parece mais com o aplicativo WhatsApp original, além das questões de segurança, GBWhatsApp usa o mesmo servidor do aplicativo original, proporcionando um pouco mais de segurança.

Ao instalar o FMWhatsApp, você irá notar que ele se destaca pelo o fato de ser mais personalizável do que GBWhatsApp. Ele é uma versão profundamente modificada, ele foi projetado para remover quaisquer restrições que o aplicativo original possa ter.

Também ao contrário do GBWhatsapp, o FMWhatsapp é a base para recursos abrangentes e independentes que a maioria dos usuários procurava, mas não conseguiram encontrar na versão original do aplicativo.

Só citamos acima três deles, porém, existem outros famosos como o WhatsApp Aero, OGWhatsApp, YOWhatsApp e muitos outros.

Conclusão: Vela a pena usar um WhatsApp modificado no seu Android

Particularmente não acho que vale a pena usar em sua conta principal. Os motivos são os já citados, mas principalmente a questão da segurança de não saber se os seus dados serão, ou não, acessados por outras pessoas.

E claro, tem a questão do perigo de banimento. Já imaginou o transtorno que seria perder sua conta e ter seu número de celular bloqueado para usar o WhatsApp? Se você usa para trabalhar, falar com a família e etc, fuja.

Porém, nada impede você de usar em uma segunda linha. A maioria dos celulares hoje possuem a função dual chip, além disso, quase todas as marcas possuem nativamente a opção de usar perfis separados no celular, o que facilita usar duas contas do WhatsApp no mesmo celular.

Algumas perguntas respondidas com relação ao WhatsApp modificado

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.