Basicamente falando, a Microsoft mostrou um pouco do Windows 10X como uma nova edição do Windows 10 projetada para dispositivos de tela dupla, ao mostrar o protótipo do Surface Neo no ano passado. Mas o plano da empresa é mais audacioso. No seu evento Microsoft 365 Developer Day, ela mostrou que, na verdade, se trata de um novo sistema operacional Windows que provavelmente chegará a todos os dispositivos um dia e substituirá o atual Windows 10.
Leiam também:
- Como turbinar velocidade do Windows aumentando a memória virtual
- Como desativar atualizações automáticas do Windows 10 (3 modos)
Windows 10X rodará, também, aplicativos do Windows 10
Em seu evento de lançamento do Surface, em 2019, a Microsoft disse que o Windows 10X “suportaria uma variedade de aplicativos do Windows”. A maioria dos aplicativos tradicionais que conhecemos hoje do Windows, funcionarão exatamente como no Windows 10 Home ou Professional.
De fato, este não é um sistema operacional totalmente novo e não possui um tipo de aplicativo totalmente novo. O Windows 10X parece ser baseado no Windows Core OS.
O Windows Core OS é um projeto pelo qual a Microsoft quer unificar todo o núcleo de desenvolvimento em torno do Windows. Ela diz que é o futuro do Windows que usa o código compartilhado do OneCore e cria um sistema operacional moderno e sem legado. Resumidamente, seria um sistema que poderia ser usado em qualquer tipo de dispositivo, já que adere ao UWP (Plataforma Universal do Windows) como um núcleo para o sistema operacional, já que é mais leve e já universal.
Leia também:
Aplicativos executados em contêineres
No evento Microsoft 365 Developer Day de 2020, a Microsoft compartilhou ainda mais detalhes. O sistema operacional principal do Windows será separado dos aplicativos que você executa.
O Windows 10X executará aplicativos tradicionais da área de trabalho Win32 (Windows padrão), mas os executará em um contêiner. O Windows 10X também executará os Aplicativos Univeral do Windows (UWP) e Progressive Web Apps (PWA), além de executá-los em contêineres.
Todos os aplicativos clássicos da área de trabalho do Win32 serão executados em um único contêiner combinado. Eles permanecem isolados do seu sistema operacional Windows principal e não podem causar falhas ou problemas de segurança. Os desenvolvedores de aplicativos não precisam fazer alterações. Os aplicativos Win32 “funcionarão” apenas com o Windows 10X.
Existem algumas limitações que acompanham esse ambiente simplificado. Ícones da bandeja do sistema, suplementos ao File Explorer, programas de inicialização da área de trabalho e “ganchos globais” para capturar ações de mouse e teclado quando não há suporte para um aplicativo em segundo plano. As tarefas em segundo plano também podem ser suspensas pelo sistema operacional.
Alguns softwares que exigem acesso profundo ao Windows, como ferramentas anti-fraude e antipirataria, especialmente em jogos para PC mais antigos, não são suportados. De qualquer forma, essas ferramentas costumam causar problemas no Windows 10.
Atualizações mais rápidas, maior duração de bateria e mais seguro
Graças a esse sistema operacional de somente leitura, o Windows poderá baixar as atualizações do sistema operacional e mudar para o novo sistema quando você reiniciar. A Microsoft diz que uma reinicialização para instalar uma grande atualização do sistema operacional deve levar menos de 90 segundos.
O isolamento de aplicativos em contêineres também aumentará a vida útil da bateria. Os aplicativos Win32 serão isolados do resto do sistema e a Microsoft poderá controlar o que eles podem fazer, incluindo melhor gerenciamento de tarefas em segundo plano e impedindo que os programas de inicialização reduzam a velocidade do seu PC.
Finalmente, a segurança recebe um grande impulso. Os aplicativos que você instala não podem mexer nos arquivos do sistema Windows. Isso deve fornecer uma melhor proteção contra malware do tipo rootkit e até reduzir falhas.
Otimizado para dispositivos com tela dupla
O Windows 10X possui uma interface “projetada e otimizada para dispositivos de tela dupla como o Surface Neo”, de acordo com a Microsoft.
É o que a Microsoft está dizendo desde o começo, mas esperamos que a Microsoft use apenas dispositivos dobráveis como plataforma de lançamento do Windows 10X. Pois, o sistema também deve vir para os PCs tradicionais no futuro.
O Surface Neo da Microsoft é um dispositivo de tela dupla com dobradiça – como um laptop, mas se a seção do teclado foi substituída por uma tela. Como alternativa, são dois tablets conectados um ao outro por uma dobradiça.
Na CES 2020, a Lenovo disse que seu próximo dispositivo dobrável ThinkPad X1 Fold seria lançado com o Windows 10 Pro e uma versão do Windows 10X seria lançada mais tarde. Também espere vê-lo nos dispositivos dobráveis de outros fabricantes.
Adeus Live Tiles (blocos dinâmicos)
Parte da otimização do sistema operacional para dispositivos de tela dupla parece ser a remoção do Live Tiles. Há um novo menu Iniciar com um aplicativo simplificado baseado em ícones e iniciador de sites. Parece ser o menu Iniciar vazado de 2019.
Ajustes na interface de tela dupla
Quando você inicia um aplicativo, ele é iniciado em um lado do dispositivo. É um pouco como o recurso Snap do Windows 10 — os aplicativos serão abertos em uma tela (ou em um lado do dispositivo) e não nos dois monitores. Você pode arrastar a janela de um aplicativo para a borda central da tela e soltá-la para “estender” o aplicativo nas duas telas. A Microsoft diz que isso não apenas estende o aplicativo pelas duas telas, mas também “otimiza” a interface do aplicativo, para que ele possa tirar vantagem inteligente de ambas as telas.
A Microsoft também mostro o sistema reconhecendo o teclado colocado em um lado da tela e revelando o “Wonder Bar” ou “Wunderbar”, uma versão turbinada da barra de toque do MacBook da Apple que oferece botões, um trackpad e até um grande parte da tela na qual você pode reproduzir vídeos. A Microsoft disse que isso é algo que “Neo” faz, mas provavelmente faz parte do Windows 10X e um dos muitos novos truques de interface adicionados a esses dispositivos.
Take a look at Windows 10X. #MicrosoftEvent @windows @carmenzlateff pic.twitter.com/8FsIspI5ld
— Microsoft Surface (@surface) October 2, 2019
O Windows 10X e os dispositivos de tela dupla ainda não estão prontos. A Microsoft está anunciando o Windows 10X um ano antes do lançamento do Surface Neo, para que os desenvolvedores tenham tempo para experimentá-lo e otimizar seus aplicativos para o novo software. Por isso a Lenovo irá primeiro lançar o seu com o Windows tradicional e depois disponibilizará uma versão do Windows 10X.
A Microsoft publicou originalmente uma postagem em seu blog apresentando o Windows 10X em dispositivos dobráveis, mas não compartilhou muitos detalhes técnicos. Agora, a Microsoft oferece ferramentas de desenvolvimento do Windows 10X – incluindo um emulador para download – e vários vídeos sobre como usá-los.