Finalmente foi lançado o Xbox One. A nova geração da plataforma é focado em um novo conceito focado na interação com TV e usuário. A apresentação começou com trilha sonora emocionante e depoimentos de funcionários da Microsoft, incluindo seu fundador, Bill Gates, que na semana passada voltou a ser o mais rico do mundo.
O executivo Yusuf Mehdi assumiu a apresentação e mostrou algumas funcionalidades do Xbox One, principalmente sua navegação pelos menus e novamente sua interação com a TV. Usando os comandos de voz, ele mostrou como é possível navegar para assistir canais abertos, navegar na internet ou assistir a filmes.
Ele agora é quase um set-top box e é capaz de reconhecer seus comandos por voz e gestos. Basta dizer “Xbox, watch TV”, “go to Internet Explorer”, “watch movie” e etc.
- City x Tottenham: saiba onde assistir ao jogo ao vivo hoje
- Essa grande cidade de SP é uma das melhores para viver, descubra qual
- Microsoft apresenta mini PC com Windows 365 Link para empresas
Ele também reconhece comandos por movimento na dashboard muito mais rapidamente que pelo Kinect da sétima geração, incluindo mexer nos quadradinhos de aplicativos com movimentos dos braços que as colocam em tela cheia. Outra novidade é o snap mode, que possibilita executar e interagir com múltiplos programas ao mesmo tempo.
Outra novidade, outro serviço da Microsoft que chega ao Xpox é o aplicativo Skype. Durante uma jogada, o usuário poderá a qualquer momento atender uma chamada, ou mesmo quando está assistindo um filme. A chamada é exibida no canto da tela sem atrapalhar a atividade principal do usuário.
Especificações
Uma parte que todos queriam saber é se a Microsoft iria obrigar o usuário a estar conectado a internet, conforme diziam os rumores. Apenas foi dita a frase “conectado e pronto”, mas calma, nada foi dito sobre o boato de precisar estar conectado à internet sempre.
O Xbox One conta com 3 sistemas operacionais para dar conta de todas suas funções, 8 GB de RAM, processador de 8 núcleos, Blu-ray – isso significa que definitivamente irão padronizar o full HD em todos os jogos – 500GB de HDD, USB 3.0, Wi-Fi 802.11n. O novo Kinect tem uma câmera 1080p e é capaz até de ouvir seu batimento cardíaco enquanto você se exercita.
Sobre o novo Kinect, foi garantido muito mais sensibilidade: ele deve captar menor movimento de ombro ou pulso, mudança de apoio nas pernas e até lar os batimentos cardíacos durante um exercício, além de humanizar os comandos de voz, mais próximos de uma conversa que se frases mandonas. E, graças ao Smartglass, é possível usar seu tablet ou smartphone como controle.
Quando à Live, serão 300 mil servidores para acomodar todos os gamers sem problemas.
Novos jogos
Algumas empresas subiram ao palco para mostrar o que vem por ai no quesito jogos. A EA foi a principal. Durante a apresentação foram mostrados trechos do que vem por ai: NBA Live, FIFA, UFC, e Madden. A EA promete que todos serão “revolucionários” e serão lançados nos próximos 12 meses.
Segundo a Microsoft, há mais jogos em desenvolvimento agora do que em qualquer época do Xbox. A Microsoft Games lançará 15 jogos exclusivos para o console no primeiro ano.
Outra novidade é que a famosa série Halo vai ganhar uma série na TV que contará com a direção de nada mais nada menos que Steven Spielberg. A série será premium e muito provavelmente será exclusiva para a Xbox live.
Foi mostrado também o desenvolvimento da nova versão do Call of Duty Ghosts, que está assustadoramente real, rodando agora há 60 frames por segundo.
O XBox One provavelmente está no mesmo nível que o PS4 que ninguém nunca viu direito. Pelo menos a Microsoft mostrou o console e vários detalhes sobre o mesmo, diferente da Sony que está nesse jogo de esconde esconde.
Quando será o lançamento?
A Microsoft não deu data exata de lançamento. Ela disse apenas que o Xbox One sai “ainda neste ano” – meu palpite é que ele sai em novembro. De qualquer forma, não deve demorar muito para sabermos os detalhes sobre a data de lançamento e, o mais importante, o preço do console: a E3 2013 começa no dia 11 de junho e certamente trará mais sobre o console.