A Xiaomi finalmente revelou a MIUI 12.5 globalmente, junto com o novo Xiaomi Mi 11. Assim como nas versões anteriores, a empresa enfatizou mais desempenho, interface de usuário renovada com melhorias para CPU e consumo de energia. A empresa também compartilhou os detalhes do lançamento da atualização MIUI 12.5 no evento.
A Xiaomi começou o evento dizendo que o MIUI 12.5 (baseado no Android 11) se concentra mais nas otimizações do sistema. Ele menciona que a memória geral da cena principal é reduzida em 20%. Isso significa que a nova interface otimizada contribuirá para 22% menos uso da CPU e também manterá o consumo de energia 15% menor do que antes.
Isso corrobora um pouco com a variante chinesa MIUI 12.5, no entanto, a empresa não mencionou muitos dos recursos da China como o MIUI +, Natural Sounds & Haptics, recursos de privacidade como mecanismo Sandbox e os Super Wallpapers atualizados. De qualquer forma, a Xiaomi falou sobre a experiência de interface do usuário aprimorada e suave com Gestos renovados e renderização de tarefas.
Ou seja, ao contrário das versões anteriores onde Gestos e outras tarefas foram renderizadas em um único Core Thread, os gestos da MIUI 12.5 recebem um Thread separado para que a CPU não fique sobrecarregada. E a interface é mais rápida e suave. Em seguida, a MIUI 12.5 Global permitirá que os usuários desinstalem mais aplicativos do sistema.
A empresa até comparou com gigantes como a One UI 2.5, iOS (14.2.1) e disse que a maioria dos aplicativos podem ser desinstalados agora. Além disso, você também pode ocultar os outros aplicativos, se não gostar deles.
Alguns dos aplicativos de sistema que foram desinstalados recentemente incluem Calculadora Mi, Aplicativo Notas, Tempo, Bússola, Scanner, Gravador Mi e muito mais. Os que você pode ocultar incluem Mi Música, Temas, Mi Vídeo, Downloads e Mi File Manager.
Cronograma de lançamento da MIUI 12.5 e aparelhos
Por último, a Xiaomi revelou o cronograma de distribuição de atualizações para MIUI 12.5. A partir do segundo trimestre (talvez por volta de abril), a empresa implementará as atualizações gradualmente. Por enquanto, ele revelou a primeira e a segunda onda de programação de lançamento.
Para quem está se perguntando, o Xiaomi Mi 11 também está na lista e pode ser um dos primeiros a obtê-lo, considerando que é o mais novo do lote. Você pode dar uma olhada nele abaixo:
Primeira onda (segundo trimestre)
- Xiaomi Mi 11
- Xiaomi Mi 10 Pro
- Xiaomi Mi 10
- Xiaomi Mi 10T Pro
- Xiaomi Mi 10T
Segunda onda (segundo semestre de 2021)
- Mi 10 Lite 5G
- Mi 10T Lite
- Mi Note 10 Pro
- Mi Note 10
- Mi Note 10 Lite
- Redmi Note 9T
- Redmi Note 9 Pro
- Redmi Note 9S
- Redmi Note 9
- Redmi Note 8 Pro
- Redmi 9
A Xiaomi disse que mais dispositivos receberão o MIUI 12.5 e os detalhes serão revelados no futuro.