Review Xperia M4 Aqua Dual, o melhor intermediário do mercado

Confiram o review do Xperia M4 Aqua, um smartphone intermerdiário mas que disputa com muitos tops de linha.
Atualizado há 5 anos
Review Xperia M4 Aqua Dual, o melhor intermediário do mercado 1

Outros destaques

Review Honor X8: celular com preço baixo mas entrega muito 2
Review Infinix Hot 11S NFC: Um intermediário simples com bom desempenho 3
Review Galaxy M53 5G: O intermediário com uma bateria muito poderosa 4
Tronsmart T7 Mini: pequena mas extraordinária 5
A tela de 6.5 polegadas é Super AMOLED

A Sony lançou recentemente no Brasil o Xperia M4 Aqua, um smartphone de categoria intermediária, mas que deixa muito top de linha de cabelo em pé. Ele possui um bom hardware, boa construção e ainda se parece, e muito, com um top de linha visualmente falando. Gostou, leiam abaixo nosso review e saibam os detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Review Xperia M4 Aqua Dual – Design e construção

É fato que a Sony coloca no mercado smartphones com excelente acabamento, porém normalmente os beneficiados são os tops de linha. Mas dessa vez a Sony trouxe boa parte do acabamento Premium para o Xperia M4 Aqua Dual, obviamente ele não tem um acabamento de um Xpeia Z3, mas engana bem. Ele também utiliza o visual Omnibalance adota pela Sony, que embora já antigo e precisando de uma renovada, ainda é bem bonito. Além disso ele possui certificações IP67, ou seja, ele é a prova d’água e também poeira.

Esse engana não é uma critica, pelo contrário, na realidade a Sony tentou construir o Xperia M4 Aqua de um modo a ser muito parecido com o Xperia Z3. Na verdade, colocando um do lado do outro fica difícil dizer qual é qual, principalmente por suas dimensões bem parecidas. Mas vamos as diferenças.

Parece vidro, mas não é.

Enquanto o Xperia Z3 possui a traseira inteira de vidro, o M4 Aqua usa plástico, mas não é um plástico qualquer. A Sony usou um acrílico que ao tocar o usuário fica na dúvida se é, ou não, vidro. E isso tem seu lado bom, embora o vidro tenha o visual mais Premium, o plástico é mais resistente a quedas e arranha bem menos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Quinas de plástico super resistentes contra queda.

Nos cantos do aparelho, há também as quinas de plástico inquebrável que Sony coloca para evitar danos maiores quando o aparelho cai de quina no chão. Nas laterais, continuamos com os botões característicos da Sony para o ligar o dispositivo e os de volume e gatilho da câmera.

Sem a tampa chata, a proteção contra água é interna

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há maior mudança em relação ao Xperia Z3, e já em acordo com o Xpeia Z3+ ou Xperia Z4, é o fato que a empresa decidiu, finalmente, tirar a tampa da porta USB que protegia contra água os modelos anteriores, já que os usuários tinham muitos problemas com ela. Obviamente, a proteção contra água é interna agora.

Review Xperia M4 Aqua Dual – Hardware e perfomance

Aqui o ponto principal do Xperia M4 Dual. Ele trás a nova geração de chipsets da Qualcom de 64 bits. O processador usado é um Snapdragon 615 octa-core com 4, totalmente gerenciável pois são 4 núcleos para baixo desempenho e 4 para alto desempenho, fazendo assim um melhor gerenciamento de bateria. A GPU utilizada é a Adreno e conta com 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno. Sendo um processador de 64 bits, a tendência é o aparelho ficar mais rápido ainda com as novas versões do Android que estarão cada vez mais otimizada para os 64 bits.

Screenshot_2015-07-13-16-34-43Screenshot_2015-07-23-09-49-29

Na prática temos um aparelho com desempenho excelente, ficando bem perto de alguns tops de linha. Só para se ter uma idéia, aparelhos como o Xperia Z3, LG G4 e Galaxy S5 ficam em torno de 47 mil pontos no app de benchmark Antutu, o M4 Aqua fica nas casas dos 33 mil, o que não é nada mal para um intermediário.

Na hora de rodar jogos ele também roda qualquer um sem nenhuma dificuldade.

Vale lembrar que o Xperia M4 Aqua Dual é dual SIM com suporte a resdes 4G em ambos os cartões micro SIM.

Review Xperia M4 Aqua Dual – Software

O Xperia M4 Aqua roda com Android 5.0 de fábrica em conjunto com a interface padrão da Sony, a Xperia UI. A nova versão da interface é mais “casada” com o Material Design do Google, porém ainda bem modificada. Ai é questão de gosto, pois há quem goste e ache essencial e há quem odeie e prefira o Android puro.

Xperia UI, um pouco de modificação no Android.

Um detalhe interessante sobre o software é que na área de personalização os usuários poderão mudar o esquema de cores de acordo com as preferências e personalizar a interface do usuário com as próprias ideias. Particularmente, as novidades da Xperia UI me agradaram muito, os ícones dos aplicativos estão maiores e mais fáceis de reconhecer a a integração de cores de acordo com os aplicativos usados em primeiro plano deixam a experiência do usuário muito mais agradável e tiram o peso daquela skin escura e pesada da fabricante japonesa.

Screenshot_2015-07-13-16-00-07Screenshot_2015-07-13-16-01-25

Mas nem tudo são flores, a Sony infelizmente lotou a memória do aparelho com apps inúteis. Há apps totalmente dispensáveis da Sony como os dos serviços exclusivos da Sony “What’s New” e o “Xperia Lounge”, onde não é possível desinstalar. Somente fazendo root nele, e perdendo a garantir, é possível desinstalar.

Review Xperia M4 Aqua Dual – Tela

A grande diferença em relação ao topo de linha Xperia Z3 é sua tela. Ao invés da bonita tela de 5,2 polegadas com resolução full HD, o Xperia M4 Aqua trás uma tela de 5 polegadas com resolução HD. Além disso, ela não trás os recursos de software como as tecnologias da Sony X-reality Engine e o Triluminos display, que na linha Xperia Z3 dá para modificar bastante a qualidade.

xperia-m4-aqua-dual 002

Mas isso não significa que seja ruim, no geral ela é brilhante e apresenta ângulos estáveis e bom contraste. É uma tela compatível com a categoria do smartphone, sem grandes surpresas.

Review Xperia M4 Aqua Dual – Câmera

Câmera de bom desempenho.

Um dos grandes trunfos do departamento de marketing da Sony em relação ao Xperia M4 Aqua Dual são suas câmeras. O sensor principal dele é de 13 Megapixel, mas o grande atrativo, para quem gosta, é sua tela frontal de 5,1 MP que tem uma lente grande angular de 88°. Na prática significa que cabem mais gente dentro da sua selfie. Então é um smartphone perfeito par aos jovens que gostam dessa nova moda.

Câmera frontal perfeita para selfies.

Mas a câmera produz boas fotos, comparativamente falando ela produz fotos equivalentes as produzidas pelo Xperia Z3 e Z3 Compact, pois esses não são tudo o que a Sony diz. Abaixo algumas fotos tiradas com ele.

Review Xperia M4 Aqua – Bateria

Assim como a linha Xperia Z3, o Xperia M4 Aqua possui uma excelente bateria. Pode até parecer pequena com apenas 2.400 mAh, mas está acima da média do mercado, durando facilmente 1 dia e meia em uso moderado.

Além disso, o novo mid-range da Sony traz os mesmos recursos de bateria que o atual carro-chefe da fabricante, o seja, o Modo STAMINA e o Modo Ultra STAMINA, o que acaba fazendo deste dispositivo um dos melhores em termos de autonomia de bateria entre os smartphones Android de gama média do mercado, perdendo apenas para o Mi 4i na minha opinião

Review Xperia M4 Aqua Dual – Prós e contras

Prós

  • Acabamento excelente para seu preço
  • Câmera com bons resultados, principalmente a frontal
  • A prova d’água e poeira

Contras

  • Preço caro e próximo do Xperia Z3 Compact

Review Xperia M4 Aqua Dual – Conclusão

Se você procura um smartphone com bom hardware e acabamento e não quer pagar por um topo de linha, o Xperia M4 Aqua é uma boa opção. O único problema com respeito ao preço, que está por volta de R$ 1.200 é que está muito próximo do Xperia Z3 Compact, que tem um hardware melhor mas uma tela pequena. A Sony talvez esteja praticando canibalismos com seus smartphones.

 

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.