Galaxy S24: 8 funções de Inteligência Artificial matadoras

Os recursos que usam Inteligência Artificial na nova linha Galaxy S24 são algo totalmente novo em smartphones, conforme quais são e como usar
Avatar de André Luiz
01/02/2024 às 23:29 | Atualizado há 3 semanas
YouTube video

Lançado há poucas semanas, a linha Galaxy S24 chegou recheada de recursos de Inteligência Artificial, a chamada Galaxy AI. A Samsung na realidade acabou focando mais nesses recursos do que no hardware do aparelho que, embora tenha melhorado, não é tão superior assim ao S23. E isso não é ruim, porque não há realmente muito o que melhorar, principalmente no Galaxy S24 Ultra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas será que essas funcionalidades são tão revolucionárias assim? Será que são úteis no dia a dia? É exatamente isso que irei mostrar nesse artigo. Como essas funcionalidade irão de fato fazer diferença no dia a dia do usuário.

As funcionalidades que eu mais gostei e mais achei útil irei deixar para o final, começando assim para aquelas que são boas mas, para o meu uso, não são tão diferenciadas.

1. Câmera lenta instantânea

O Câmera lenta instantânea é uma funcionalidade divertida que permite visualizar qualquer vídeo da sua galeria em câmera lenta, basta pressionar e segurar na tela.

É um efeito bem legal, mas novamente: nada de revolucionário aqui.

2. Tradução simultânea

Essa eu a função que realmente eu fiquei mais impressionado. Porém, não é algo que irei usar muito, na realidade nunca usei na prática, somente em testes comigo mesmo.

De maneira bem direta, a tradução simultânea faz uma tradução em tempo de ligações. É bem ao estilo do Universal Translator do StarTrek. Eu já vi apps e até fones de ouvido que tentam isso, mas sem sucesso. Mas a Galaxy AI realmente funciona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

O uso é simples, depois de ativar a função, sempre que você ligar ou receber irá aparecer um popup perguntando se você quer realizar a tradução, bastando você escolher as opções de idiomas.

Você também pode escolher entre escutar a fala na língua original e depois na traduzida ou então somente na traduzida (o que faz mais sentido).

É legal? Muito lega! É usável, bem, depende. Você terá que dar uma explicada ao outro lado o que tá acontecendo, porque obviamente há um delay na tradução e isso pode embolar a conversa. Mas o delay é muito baixo para algo novo, achei sensacional.

Mas, para quem conversa com pessoas de diversos idiomas diferentes todos os dias, acho bem funcional. Ainda não achei nenhum vídeo no youtube falando sobre esse uso no dia a dia.

3. Generative Edit

O Generative Edit é uma ferramenta útil que permite mover, redimensionar e apagar objetos em fotos. Sim, teoricamente, o Galaxy S23 já fazia isso.

Mas a Samsung melhorou muito o recurso usando também a tecnologia de IA do Google. Em conjunto com a caneta S-Pen, que você consegue selecionar um objeto ou pessoa de maneira mais precisa (no caso do S24 Ultra), a IA generativa da Samsung consegue gerar partes de imagens muito reais, imperceptíveis em muitos casos.

Mas assim, o que temos nos outros celulares da linha Galaxy faz um trabalho bom. Mas a IA generativa aqui é bem superior, gerando cenários para preencher espaços muito reais.

Para usar o Generative Edit, abra a foto que você deseja editar no aplicativo Galeria. Em seguida, toque no objeto que deseja alterar. Você verá opções para mover, redimensionar ou apagar o objeto selecionado.

4. Circule para pesquisar

Essa foi uma das funções mais comentadas e divulgadas pela Samsung. Na realidade, essa funcionalidade é baseada em algo que o Pixel 8 já faz, inclusive a Samsung usa a tecnologia do Google nela.

Como funciona

Em qualquer imagem ou foto do seu celular, seja no navegador, fotos particulares, qualquer coisa. Basta você apertar e segurar o botão home, a tela irá mudar ficando com uma camada translúcida de uma constelação.

Após isso, basta circular algo na imagem que você deseje alguma informação e, automaticamente, aparecerá abaixo resultados de buscas.

Legal, isso o Google Lens já fazia, o que tem de diferente?

A funcionalidade funciona muito melhor que o Google Lens quando se trata de produtos para comprar, qualquer coisa. Ela realmente faz uma busca mais apurada e certeira.

Por exemplo, aqui eu circulei um pacote de macarrão, e a busca se restringiu exatamente nesse pacote e nessa marca já com os links para comprar. O Google Lens, por exemplo, irá mostrar outros macarrões, artigos que não são de vendas e etc. Aqui a IA é realmente mais inteligente.

Você irá usar todos os dias? Não, é útil, mas não é algo que vai revolucionar o uso do celular. Nem é um diferencial, porque como disse o Google Lens faz isso, mesmo que seja com alguns passos a mais.

Obs: As últimas três funcionalidades, fazem parte de um grupo único, que envolve as funcionalidade de texto e de tradução. Mas separei pois são aplicadas de formas independentes ou conectadas. Basicamente, você tem quase um ChatGPT para tarefas mais simples no seu celular.

5. Intérprete

O modo intérprete é exatamente igual ao modo conversa do Google Tradutor, só que melhor.

Melhor no sentido que ele não fica parando e picotando suas falas como no Google Tradutor. Segundo, a tradução é mais precisa e a voz traduzida é humanizada, não robotizada como no Google Translate.

Para usar, basta ir na barra de ferramentas e o botão está lá, é clicar, escolher os idiomas e depois clicar no microfone para falar.

Uma função interessante é que tem um botão que você aperta e a metade da tela com o outro idioma vira ao contrário, facilitando assim a pessoa na sua frente ler ou falar.

6. Gravador de voz com transcrição

O Gravador de voz se tornou também uma extensão do aplicativo de Notas.

Após uma gravação, agora com a IA você pode transcrever seu áudio para texto rapidamente.

Depois, você consegue editar esse texto, por exemplo, ele divide entre participantes identificados as diferentes vozes que possam ter. Isso, em uma reunião, por exemplo, é excelente para anotar somente algumas falas.

Além disso, a IA também pode gerar um resumo da transcrição, ou seja, um resumo do áudio.

7. Teclado com IA

Agora o recurso que mais gostei e mais estou usando o novo teclado da Samsung com IA. Eu sempre usei o teclado do Google, na realidade, ainda o considero melhor para escrever.

Porém, com o S24 Ultra eu estou usando o teclado da Samsung devido as novas funcionalidades de texto, principalmente ao escrever mensagens, seja no WhatsApp ou outro app.

No teclado tem o botão Assistente de conversa que entra em ação depois que você escreve um texto.

Por exemplo, você pode escrever um texto e então mudar completamente o seu estilo de escrita. Ele mostra alternativas para o estilo Profissional, Casual, #midia, Educado e Com emojis.

Eu particularmente tenho usado para criar textos para redes sociais, já que insere emojis e etc. E, principalmente, para responder e-mails profissionais. Além disso, ele também faz a tradução simultânea.

No WhatsApp e outros apps de conversas, por exemplo, dá para você manter uma conversa inteira com tradução em tempo real em ambos os lados da conversa. Além disso, conta com correção ortográfica.

8. Aplicativo Notas

O aplicativo de Notas da Samsung finalmente me fez abandonar o Google Keep justamente devido a Inteligência Artificial.

Principalmente para quem produz conteúdo, ainda mais eu que vivo de conteúdo escrito para sites, é muito útil.

Se você tem um texto grande, você pode pedir para a IA formatar automaticamente, gerando títulos, subtítulos e listas.

Você pode também resumir o texto, onde ele vai fazer uma lista com os pontos principais.

Tem também a opção de traduzir o texto mantendo a sua formatação, o que o Google Tradutor não faz.

Achei excelente para escrever scripts e depois transformar em textos para serem postados no nosso portal. Inclusive, esse video você podem ver toda a transcrição e transformação em artigo lá no site, o link tá descrição.

Essas foram algumas das funcionalidades, há ainda outras espalhadas no celular.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ