Com mais e mais pessoas trabalhando em casa devido à pandemia do Coronavírus, você pode estar se perguntando qual a melhor maneira de se comunicar com seus colegas. Graças às ferramentas baseadas na Web, há muitas opções de comunicação on-line, garantindo que você possa trabalhar em casa e ainda assim manter contato fácil com seus colegas de trabalho. Duas delas são o Zoom – queridinho do momento – e o Hangouts Meet do Google.
Atualização: a partir do dia primeiro de maio de 2020, o Google Meet se tornará gratuito para até 100 pessoas, atualizamos o comparativo levando em conta esse fato.
Leiam também:
- Facebook Messenger para Windows e Mac agora tem vídeochamadas em grupo
- Como usar o aplicativo Zoom para reuniões? Vejam o Guia completo
- Zoom em português: como usar o app traduzido no Windows e celular
Duas das ferramentas de comunicação on-line mais populares no local de trabalho são o Google Hangouts Meet e Zoom, usados por equipes de todo o mundo. Ambos os serviços oferecem a capacidade de interagir com colegas de trabalho por meio de videoconferência, permitindo que as empresas realizem videoconferências por meio de uma variedade de aplicativos e dispositivos.
Mas qual dessas ferramentas é melhor? E qual pode funcionar melhor para suas necessidades? Colocamos o Google Hangouts Meet e o Zoom frente a frente para descobrir.
Leia também:
Nota: Aqui falaremos do Hangouts Meet que é um plano pago que faz parte do GSuite. Não é a mesma coisa do Hangout gratuito, que não possui nem metade de suas funções.
Google Hangouts Meet vs Zoom: qual é o melhor?
O Google Hangouts Meet e o Zoom são serviços de videoconferência e, em sua essência, oferecem recursos semelhantes. Porém, cada plataforma possui seus próprios pontos fortes e fracos, e um serviço pode ser mais adequado às suas necessidades, dependendo do tamanho da sua equipe e de outros aplicativos que você planeja usar.
Quando se trata apenas de recursos de videoconferência, o Zoom tem vantagem sobre o Google Hangouts Meet. Mas o Google Meet possui outros recursos da empresa que o tornam ímpar.
Ambos possuem planos gratuitos, porém com algumas limitações. Já o plano mais caro do Zoom, tem suporte para mais participantes.
Zoom vs Google Meet em planos gratuitos
O Google Hangouts Meet e o Zoom estão disponíveis em vários planos para diferentes custos mensais, com determinados recursos disponíveis apenas em determinados pacotes.
A versão mais básica do Zoom está disponível gratuitamente, mas há algumas limitações nessa opção. Notavelmente, você só pode hospedar reuniões com até 100 pessoas, e as reuniões de grupo podem ter apenas 40 minutos. Dito isto, essas limitações podem não ser um problema para muitas equipes menores.
Já a versão gratuita do Google Meet também suporta até 100 pessoas, porém, até setembro, ele não terá limitação de tempo. Após isso, o limite irá para 1 hora. De qualquer modo, nesse período de pandemia ele se torna melhor opção para quem não está podendo gastar.
Planos pagos
Se sua organização precisa de reuniões com mais de 100 pessoas, ambos possuem suporte para isso, pagando é claro.
Os preços do Zoom podem ficar um pouco complicados se você precisar de mais do que o que a versão gratuita tem a oferecer. Após o plano básico, vem o plano Pro que custa US $ 14,99 por mês por host e permite reuniões de até 24 horas, IDs de reuniões pessoais e muito mais. O limite continua em 100 pessoas.
A seguir, o plano business, que custa US $ 19,99 por mês por host, com um mínimo de 10 hosts. Esta opção permite até 300 participantes e adiciona alguns recursos administrativos avançados que apenas alguns precisarão. Mas cuidado com a pegadinha, o plano só funciona se 10 pessoas contratarem (10 hosts), ou seja, sairá por U$ 199,90 mensais se levar em conta o custo total de uma empresa.
Por último, mas não menos importante, é o plano Enterprise. Essa opção também custa US $ 19,99 por mês por host, mas requer um mínimo de 50 hosts. O plano Enterprise oferece suporte para até 500 participantes e inclui recursos ainda mais avançados, como atendimento ao cliente dedicado e armazenamento em nuvem ilimitado. Mas aqui vale o mesmo que foi dito acima, 50 hosts sairiam um custo total de US $ 999.5 mensais.
Quando se trata do Google Hangouts Meet, você também tem algumas opções diferentes para escolher. Não existe diretamente como assinar somente o Google Meet, ele faz parte do pacote de serviços para empresas do Google G Suite.
O plano Business de US $ 12 por mês permite até 150 participantes e o plano Enterprise oferece até 250 participantes. O Enterprise também oferece suporte para outros recursos avançados, como gravar reuniões e transmitir ao vivo (recursos que tem em todas as versões do Zoom, inclusive na gratuita).
Com isso dito, o Google está oferecendo uma promoção especial em resposta à atual crise de saúde relacionada à disseminação do coronavírus. Para ajudar as empresas e as escolas a se comunicarem durante a emergência, o Google agora está oferecendo a todos os assinantes do G Suite acesso à edição Enterprise do Hangouts Meet, sem nenhum custo extra. Os recursos adicionais estarão disponíveis até 1º de julho de 2020.
No geral, embora o Zoom tenha mais recursos, os planos pagos do Google são inferiores e se tornam melhores opções.
Recursos extras
O Zoom é um serviço de videoconferência dedicado criado por uma empresa que se concentra principalmente na criação do serviço Zoom. Como tal, a plataforma é um pouco mais abrangente que o Google Hangouts Meet. Claro, o Hangouts Meet obtém alguns pontos devido à sua perfeita integração com outros aplicativos do Google e ao fato de ele ser fornecido com vários outros serviços, mas se você estiver realmente procurando apenas por uma plataforma de videoconferência, esses outros serviços não farão absolutamente nenhuma diferença.
Os recursos adicionais notáveis incluem coisas que podem ajudar a tornar as videochamadas um pouco mais produtivas. Por exemplo, você poderá realizar pesquisas, compartilhar um quadro branco no qual os participantes podem colaborar, a opção de adicionar suporte para até 1.000 participantes por uma taxa extra e muito mais. Nem todo mundo precisará desses recursos – mas, para algumas equipes, essas habilidades podem ser o fator decisivo entre a inscrição no Zoom e a inscrição no G Suite do Google.
O Hangouts e o Zoom também oferecem alguns recursos que você esperaria, como criptografia de chamada. Dito isso, além dos outros serviços que você obtém com o G Suite, o Hangouts Meet em si não oferece muitos recursos que o Zoom também não oferece.
Integrações
Talvez uma das coisas mais importantes a considerar seja como cada plataforma se integra a outros serviços. Notavelmente, o Google Hangouts Meet permite que os usuários integrem reuniões com outras equipes usando o Skype for Business e outros sistemas de videoconferência com base nos padrões SIP e H.323. O Hangouts Meet também se integra a aplicativos adicionais, incluindo outros serviços do Google. Por exemplo, o serviço se integra bem ao Google Agenda.
O Zoom também oferece ótimas integrações – incluindo alguns aplicativos e serviços do Google. Por exemplo, o Zoom se integra ao Facebook Workplace, Skype for Business, Salesforce, Microsoft Outlook, Google Drive, Google Calendar, faz transmissões para o Youtube (o que aumenta o alcance da assinatura) e muito mais. É seguro dizer que, embora o Hangouts Meet possa facilitar um pouco a integração com os serviços do Google, o Zoom ainda permite muitas dessas mesmas integrações.
Conclusão
Por fim, o Zoom é a plataforma mais abrangente, mas isso não significa necessariamente que é a opção certa para todos. Se você simplesmente deseja a melhor plataforma de videoconferência, o Zoom é notavelmente a melhor opção.
Dito isto, se você não precisar de todos os recursos oferecidos pelo Zoom e desejar os outros serviços do G Suite incluídos na assinatura do G Suite, o Hangouts Meet será mais que suficiente para suas necessidades.