Zoom vs Skype: Qual o melhor? Vejam os prós e contras

Zoom vs Skype? Qual será o melhor aplicativo para videoconferência do mundo? Fizemos um comparativo completo de ambos.
Atualizado há 5 anos
skype vs zoom destaque

Outros destaques

Malware
Casa Inteligente.
Fotografia subaquática
Analisando o conteúdo original do artigo "Apple Releases Limited Edition AirPods 4 for Year of the Snake", a palavra-chave principal identificada é "AirPods". Portanto, a palavra-chave final identificada, conforme as diretrizes estabelecidas, é "AirPods".
phishing

Depois de compararmos o Zoom com o Google Hangout meet, chegou a hora de colocar ele lado a lado com o Skype. O serviço da Microsoft é o pioneiro em videoconferências, sendo até hoje muito usado pelas empresas. Porém, o Zoom se destaca atualmente como o queridinho, um boom gerado pela pandemia do Coronavírus e a necessidade de trabalhadores ficarem em casa no Home Office. Mas qual o melhor? Zoom ou Skype? Vejam abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leiam também:

Você pode usar às duas plataformas para realizar chamadas de vídeo, conversar e organizar reuniões ou seminários on-line. E se você está procurando uma nova plataforma para ajudá-lo a fazer essas coisas durante o distanciamento social ou quarentena, provavelmente está considerando às duas plataformas.

No geral, pode não haver grandes diferenças entre o Zoom e o Skype. Mas a decisão de escolher um ao invés de outro, ainda pode ter um impacto significativo em sua equipe. Depois de nossos testes, percebemos que cada plataforma atende a diferentes necessidades. E é por isso que entender os prós e os contras é fundamental para sua decisão.

Zoom vs. Skype: Qual é o melhor para comunicação em equipe?

Quando se trata de qual plataforma é melhor para a comunicação em equipe, a resposta é subjetiva. O Zoom e o Skype têm vantagens e desvantagens que podem ajudar ou prejudicar a capacidade da sua equipe de se comunicar sem problemas. Vamos começar falando do Zoom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

zoom skype

Zoom Pros

O Zoom é uma opção excelente e popular para conferências na web, com mais de um milhão de participantes em reuniões todos os dias.

Usando o Zoom, você pode:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você também pode usar o Zoom para executar webinars. Usando um URL de registro personalizado, você pode convidar participantes para seu seminário on-line no Zoom. Graças ao recurso de gravação do Zoom, você também pode salvar o seu webinar e reutilizá-lo novamente. Ainda é possível transmitir pelo youtube a reunião, aumentando o alcance de seu webinar, por exemplo.

Zoom Contras

No entanto, o zoom não é uma ferramenta perfeita. Se você está pensando em usar o Zoom, há algumas coisas que você deve saber sobre confiar na plataforma.

Primeiro, como você paga pelo Zoom por host (anfitrião da reunião), ele pode ficar caro para equipes maiores. Por exemplo, se você deseja uma reunião para até 100 pessoas, o plano Pro que custa US $ 14,99 por mês para um host, o que é bem barato para empresas pequenas. Porém, se você desejar mais de 100 participantes, é obrigatório ter no mínimo 10 hosts, custando US $ 19,99 cada um; ou seja, o custo total para a empresa seria de US $ 199 por mês. Há ainda o plano Enterprise para mais de 300 pessoas, onde o mínimo são de 50 hosts!

Outra desvantagem do Zoom, segundo muitos usuários, é a baixa qualidade do vídeo que tem quedas de qualidade visíveis sem motivo. O vídeo no zoom geralmente é embaçado e pixelizado. E reparamos que, embora a conexão no geral esteja estável – no meu caso uma fibra de 512 MB – o Zoom teima em dizer que a conexão está com banda baixa e diminui a qualidade, chegando a ficar inutilizável.

Mas a maior desvantagem é que especialistas afirmam que a segurança deles é muito limitada, inclusive sem encriptação de dados. O Zoom, nas últimas semanas, foi manchete de vários portais de tecnologia denunciando a falta de segurança. A empresa até veio a público e pediu desculpas e prometeu melhorias.

Skype Pros

skype zoom

Em geral, o Skype é uma excelente ferramenta de comunicação. O Skype não só é popular entre as empresas, mas também é uma ótima ferramenta para se conectar com amigos, familiares, colegas de trabalho e clientes de todo o mundo. O melhor de tudo é que o Skype For Business em breve se tornará parte do Microsoft Teams, uma plataforma de comunicação com recursos semelhantes ao Slack .

Para empresas que já usam produtos da Microsoft e Skype, isso pode mudar o jogo, especialmente quando você considera todos os recursos avançados do Skype.

Com o Skype, você pode:

A conexão com o Microsoft Teams é a maior vantagem, tornando-se uma plataforma que pode ser facilmente integrada às ferramentas que sua empresa já pode estar usando.

O Skype é excelente como ferramenta de comunicação independente, mas ainda melhor quando você o usa com o Microsoft Suite na estrutura da sua empresa.

Contras do Skype

O Skype possui limitações técnicas que o impedem de atingir todo o seu potencial. Apesar de ter melhor qualidade de vídeo e áudio que o Zoom, o Skype é conhecido pelos seus congelamentos de imagem. Já aconteceu comigo de ter que parar uma ligação e religar devido a um congelamento de imagem.

Os usuários também observam que é difícil obter ajuda ou suporte com o Skype, o que é surpreendente, pois está tudo sob o guarda-chuva da Microsoft.

Comentários adicionais sobre as desvantagens incluem a quantidade de largura de banda que a plataforma ocupa, o que pode ser algo problemático para quem usa em smartphones e usa a rede de dados das operadoras.

Além disso, há problemas de conectividade e o UX desajeitado e difícil de usar do Skype. Ainda é uma das melhores ferramentas existentes, mas devido às desvantagens, o Skype ainda deixa muitos usuários desanimados no meio corporativo.

Se você escolher uma ferramenta de comunicação e decidir entre o Zoom e o Skype, verá que às duas ferramentas têm suas vantagens. O Skype é melhor para equipes que procuram uma solução comercial holística. O zoom é mais adequado para equipes que têm bate-papos e reuniões com vídeo frequentemente.

 

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.