A chegada do novo Windows phone 8, lançado semana passada pela Microsoft, causou a maior queda no valor das ações da Nokia em 16 anos e de quebra tornou a linha Lumia obsoleta, é o que diz o SFGate. Isso mesmo, a decisão da Microsoft de abandonar o Windows phone 7 não só causou revolta em seus usuários como também afetou diretamente a sua parceria com a Nokia. Desde o anúncio do Windows Phone 8, as ações da finlandesa Nokia caiu 7.4 porcento valendo agora 1.79 euros.
Levando isso em consideração, Stuart Jeffrey, analista da Nomura Holdings Inc. baixou a estimativa de receita da empresa no dia 22 de junho em Espoo. O motivo? o lançamento do novo sistema da Microsoft. Segundo ele a Nokia poderá vender menos smartphones da linha Lumia no terceiro trimestre do que achavam que iriam vender. Ele justifica que os clientes irão esperar até que o Windows Phone 8 apareça oficialmente em algum aparelho. Jeff Gardiner Kvaal e André, analistas da Barclays Capital, disse em um nota 21 de junho: ” Os dispositivos Lumia atuais já são de alguma forma “produtos obsoletos”, disseram os analistas.
Enquanto a Microsoft e a Nokia estão tentando ganhar os usuários com uma tela nova e um punhado de aplicativos, alguns analistas disseram que é provável que os Lumias serão retirados de vendas. Muitas equipes de vendas estão recomendando aos compradores esperarem por novos aparelhos equipados com o Windows Phone 8 ou procurar aparelhos alternativos, tais como o novo Samsung Galaxy III ou novo iPhone. Eu particularmente acho isso um exagero, porém esses vendedores negociam diretamente com as lojas de varejo o que pode prejudicar, e muito, a Nokia.
Leiam também
- Microsoft explica porque abandonou o Windows phone 7
- Nokia já tem um plano B caso o Windows Phone não dê certo
Eu sei que muita gente não concorda com isso, principalmente no post que fiz falando do assunto, mas depois de ler muitos sites gringos que estão mais próximos dos acontecimento bem como blogs da própria Microsoft, tá na cara que a empresa abandonou o Windows phone 7. Por outro lado, não acho que usuários devam simplesmente não comprar os aparelhos. Como sempre digo aqui no blog, se o sistema/ smartphone estão fazendo tudo o que você precisa não é necessário ficar se preocupando com atualizações. É o caso do Android, não importa se está no Gingerbread ou no ICS, se está bom para você não esquente a cabeça com atualizações.
Mas no caso dos Lumias, tudo vai depender de quanto eles irão custar. Se eles serão vendidos com preços de smartphones tops não vai compensar comprá-los já que até o fim do ano chegarão os tops com Windows Phone 8. Mas sem dúvida que isso vai atrapalhar as vendas da Nokia, que já não estão lá essas coisas, uma solução é a Nokia lançar rápido modelos com Windows Phone 8 e reduzir os preços dos atuais.
Leia também:
Se vocês acham que somente eu estou reclamando, saibam que está rolando uma petição para a Microsoft exigindo que ela reconsidere e traga mais aplicativos e funções do Windows Phone 8 para o 7.8. A petição já ganhou mais de 10.000 assinaturas no canal da Microsoft, vai lá e participe.
E ai, vocês acham que isso pode mesmo gerar uma crise na Nokia como os “especialistas” estão dizendo, ou a Nokia já tinha tudo isso planejado? deixem seus comentários!