Sendo um assistente virtual, o Amazon Echo – que recentemente passou a ser vendido no Brasil – precisa de internet. Porém, muitos usuários acabam tendo problemas na hora de se conectar ao Wi-Fi de suas casa. Por isso, preparamos esse artigo com 10 dicas com soluções que ajudarão “a comunicação” entre seu Wi-Fi e o Amazon Echo.
Nota do editor: se você deseja comprar o modelo mais barato, o Echo Dot , ele está sendo vendido oficialmente pela Amazon por R$349 e, 10x sem juros, clique aqui e aproveite.
Todas as dicas aqui, podem ser aplicadas em todos os modelos de assistentes virtuais da Amazon: Echo, Echo Dot e o Echo Show. Eles podem apresentar problemas que, mesmo depois de ligado e uma vez conectado, perdme a conexão com a Wi-Fi e teimam em não se conectar novamente. Vamos as 10 dicas de como resolver o problema.
Leiam também | Amazon Prime: como assinar o pacote de serviços de graça
- Novo dispostivio da Amazon é homologado na Anatel
- Amazon Echo Show 8 de 3ª Geração Chega ao Brasil por R$ 1.399
- Amazon Lança Primeiro Kindle com tela colorida: confiram preço e novidades
1. Reinicie o roteador Wi-Fi e também o Echo
A primeira coisa a fazer, em qualquer tipo de problemas com o Wi-F, é reiniciar o mesmo. O modo mais fácil é ligar e desligar, primeiro o Wi-Fi. Espere alguns minutos até o roteador inicie e se conecte devidamente. Após isso, apenas ligue o seu Amazon Echo
2. Reinicie toda a configuração
Se não der certo a primeira opção, recomece do zero todas as configurações. Resete o Echo e configure ele como se acabasse de ter comprado. Isso, na maior parte das vezes resolve os problemas de conexão Wi-Fi do assistente da Amazon.
3. Verifique se está conectado corretamente na sua rede Wi-Fi
Alguns usuário possuem mais de uma rede Wi-Fi com o mesmo nome, ou, parte deles. Por exemplo, a NET configura o nome da Rede Wi-Fi 2,4 GHz e 5 GHz com o mesmo nome, mas com o sufixo “_5G”. As vezes, sem perceber, por ter praticamente o mesmo nome e, geralmente, a mesma senha, o usuário se confunde. Verifique isso, pois se seu celular estiver em uma rede e o Echo em outra, não será possível configurar o assistente, pois o celular não irá achar o mesmo.
4. Verifique se está digitando corretamente a senha
Pode parecer meio óbvio, mas não custa nada verificar se está usando o nome correto da senha. Ou, ás vezes, outra pessoa na sua casa tenha alterado a senha sem te avisar, nunca se sabe.
5. Apagar palavras-passe Guardadas na Amazon
Para tornar mais fácil para você alternar entre Echo dispositivos, Amazon lembra de suas senhas de Wi-Fi. Você precisa excluir a senha da Amazon, executar Wi-Fi gratuito, o programa de configuração novamente no Alexa aplicativo (usando alterar a opção Wi-Fi) e, com sorte, tudo vai ficar bem.
6. Redes Wi-Fi ocultas
Se você colocou sua senha como oculta, será impossível conectar seu Amazon Echo a ela. Ele só irá se conectar a rede se puder ver ela. Torne ela visível e religue o assistente.
7. Repetidores de Wi-Fi
Estranhamente, muitos usuário dizem que o Amazon Echo não se dá muito bem com repetidores de Wi-Fi. Se você possui um em casa, é melhor usar o assistente perto do roteador primário, pois ele irá reconhecer automaticamente ao invés do repetidor.
8. Atualização do Alexa App
Surpreendentemente, usar uma versão antiga do aplicativo Alexa pode dar problemas com o Wi-Fi. Certifique-se em sua loja de aplicativos de celular de estar sempre rodando a versão mais nova do aplicativo da Amazon Alexa.10.
9. Mudar de Segurança do Router
Pode acontecer de seu roteador não estar se dando muito bem com o Echo devido ao padrão de segurança. Tente alternar de WPA para WPA2, ou vice-versa, e verifique se dará resultado.
10. Alteração de Frequência Wi-Fi de Banda
Outro problema é a respeito da banda de Wi-Fi do seu roteador. Já aconteceu comigo, por exemplo, do Google Mini simplesmente perder a conexão a todo momento. Descobri que ele não estava se dando bem com minha rede de 5 GHz. Mudei para 2,4 GHz e tudo se resolveu. Pode acontecer o mesmo com seu Amazon Echo.