Anatel antecipa bloqueio de celulares piratas no Rio de Janeiro

Anatel decidiu antecipar bloqueio de novos celulares piratas no Rio de Janeiro. Agora serão bloqueados a partir de 8 de dezembro de 2018
Atualizado há 6 anos
celular pirata

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu antecipar a implantação do sistema de bloqueio de novos celulares piratas para o Rio de Janeiro. Com isso, os aparelhos piratas serão bloqueados no estado a partir de 8 de dezembro de 2018. Antes, os números seriam excluídos a partir de março de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os clientes que já adquiriram celulares falsificados não terão os aparelhos bloqueados. O bloqueio só será realizado para celulares sem IMEI que entrarem na rede do Rio a partir de dezembro.

Smartphones chineses, importados, serão afetados?

Muitos devem estar se perguntando: e o smartphones que importei da China? Calma, conforme já explicamos em Fevereiro,  smartphones considerados irregulares são smartphones que possuem algum tipo de adulteração no IMEI, ou smartphone fabricado de forma ilegal em qualquer país. Como que a ANATEL sabe disso?

Esses smartphones não possuem um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. Quando a agência de telecomunicações reguladora de um páis autoriza a produção de um celular,  automaticamente o IMEI é cadastrado na GSMA. Celulares com IMEI válido, mesmo que não tenham sido homologados pela Anatel (modelos vendidos apenas no exterior, por exemplo), não serão bloqueados. Ou seja, smartphones chineses e importação continuam liberados.

Então smartphones Xiaomi, Huawei, Oppo, Vivo, OnePlus dentre outras, estão autorizados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.