Aplicativos falsos de carteira de motorista e IPVA instalam vírus no celular

Aplicativos maliciosos que se passam por aplicativos oficiais de órgãos do governo já infectaram mais de 17 mil smartphones.
Avatar de André Luiz
Atualizado há 6 anos
AndroidMalware

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Alguns aplicativos falsos estavam se passando pelos apps oficiais da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital e ainda outros ofereciam consulta ao IPVA 2019. Eles estavam infectando celulares de usuários para roubar informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabemos que existem muitos aplicativos maliciosos para o Android, mas o problema é que esses aplicativos estão sendo oferecidos na loja oficial da Google para celulares Android, a Google Play.

Os apps levam nomes como “CNH Digital”, “Consulta IPVA” e “IPVA São Paulo”, oferecidos por um suposto “Ministério da Tecnologia”. Só para citarmos, essa pasta nem existe no Brasil. O mais próximo disso seria o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Até por volta das 20h de ontem (5), todos estavam disponíveis na Google Play, loja oficial de aplicativos, jogos e conteúdos, para celulares Android. Logo após foram retirados do ar depois da Folha questionar o Google. Porém não se sabe o que ocorrerá com quem já baixou os aplicativos.

De acordo com a Kaspersky Lab, empresa de cibersegurança que identificou o problema, os apps maliciosos são oferecidos ao público desde dezembro do ano passado e já infectaram mais de 17 mil smartphones.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Ao serem instalados, esses aplicativos ativam um adware, programa malicioso que apresenta propagandas invasivas e indesejadas. Nesse caso em particular, elas são abertas ocupando toda a tela do celular.

Adwares também consomem internet e bateria do aparelho, e podem explorar dados pessoais. Tudo sem oferecer nenhuma utilidade prática ao usuário.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a dica é acessar os sites oficiais das empresas e órgãos públicos para encontrar a versão correta dos aplicativos desejados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, antivírus podem identificar essas ameaças e barrá-las antes que façam algum mal.

A versão oficial da CNH digital se chama “Carteira Digital de Trânsito”. Ele traz a carteira de habilitação e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). O serviço é oferecido gratuitamente pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) para Android e iPhone nas respectivas lojas oficiais de aplicativos.

No menu do app Carteira Digital de Trânsito é possível encontrar um tutorial com o passo a passo para obter a CNH digital.

No caso do IPVA de 2019 em São Paulo, Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado informa que a consulta só é possível pelo site da pasta ou pela rede bancária autorizada. São necessários o Renavam e a placa do veículo.

Os aplicativos oficiais do governo do Estado de São Paulo estão disponíveis no “SP Serviços”.

Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.