CES 2022: o que esperar do maior evento de tecnologia do mundo

CES 2022 volta a ser presencial depois de ser totalmente virtual em 2021 e apresentará as tendências para 2022
Atualizado há 3 anos
CES 2022: o que esperar do maior evento de tecnologia do mundo 1

Outros destaques

99Moto em São Paulo
iOS 18.3 Calculadora
Marvel Snap troca distribuidora
CapCut volta funcionar EUA
Borrar fachada Google Maps

Após realizar a CES 2021 totalmente online, em 2022 a Consumer Electronics Show, maior feira de exposições de tecnologias do mundo, irá retornar como um evento presencial em Las Vegas em janeiro de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CES 2022 é a 52ª edição do evento e deve reunir mais de 1900 expositores e mais de 2.400 membros da mídia (todos totalmente vacinados) em Las Vegas, pessoalmente e  digitalmente entre os dias 3 e 8 de janeiro.

Em meio ao avanço desenfreado da Omicron, nova variante do Covid0-19, os organizadores da CES garantem que o evento continuará, mesmo que diversos grandes players do mercado como Google, GM, Microsoft e outros tenham desistido de marcarem presença presencial.

Mas vamos ao que interessa: o que podemos esperar de mais inovador durante a feira? O Tekimobile estará presencialmente, ou assim prentendemos, mas vamos ver aqui uma prévia do que nos espera.

Ces 2022 datas

A CES ocorre oficialmente presencialmente e digitalmente entre quarta-feira, 5, e sábado, 8 de janeiro para o público em geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Mas é durante os Media Days, dias fechados para a imprensa que acontecerá na segunda-feira, dia 3, e terça-feira, dia 4, que você pode esperar que a maior parte dos novos anúncios de produtos e tecnologias do mundo dos eletrônicos de consumo apareçam.

Como de costume, o CES será realizado no Las Vegas Conventional Center (LVCC) e locais de apoio. E quem não puder comparecer pode se inscrever para assistir às conferências de imprensa e palestras ao vivo online. O cronograma do CES 2022 pode ser visto aqui

Além disso, os vencedores do Future Tech Awards serão revelados durante o CES 2022. Agora, em seu terceiro ano, os prêmios celebram as melhores pessoas, produtos e serviços de todo o setor de tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LG na CES 2022

CES 2022: o que esperar do maior evento de tecnologia do mundo 2

A LG está prometendo um estande em tamanho real na CES 2022, completo com guias úteis e um monte de experiências em AR e VR. Não temos certeza de quanto dos produtos de 2022 estarão em exposição.

Além de um teaser em vídeo do vencedor da EGOT  John Legend e promessas de um grande evento na CES 2022 de janeiro chamado “LG World Premier”, agora sabemos sobre a linha de  TVs estranhas e móveis.

O primeiro laptop gamer da empresa foi anunciado semana passada. O  LG 17G90Q  é grande (tela de 17 polegadas), poderoso (placa gráfica Nvidia GeForce RTX 3080  Max-Q), e tão bom que  já ganhou um prêmio de inovação na CES 2022.

O novo laptop e tvs malucas provavelmente são apenas exemplos do que a coreana tem reservado para a CES 2022.

Samsung na CES 2022

TV Samsung CES 2022

De TVs, smartphones a eletrodomésticos que você poderá comprar no próximo ano, assim como robôs chefes e conceitos de robôs em formato de bola que podem nunca chegar ao mercado, a Samsung sempre tem muito a mostrar na CES.

Esperamos que a Samsung mostre uma série de novas TVs 4K e 8K Neo QLED, seguindo os excelentes modelos Samsung QN90A  e QN900A do ano passado.

No que diz respeito aos smartphones, prevemos ver alguns de seus modelos intermediários mais recentes, bem como o aguardado e adiado Samsung Galaxy S21 FE, e talvez até mesmo uma dica da próxima gama de flagships Samsung Galaxy S22.

SONY na CES 2022

A Sony é sempre difícil de acertar quando se trata do que irá mostrar na CES. Alguns anos eles aparecem com um carro conceito. Outras vezes eles aparecem com um cão animatrônico. Você nunca sabe realmente o que a Sony terá em um determinado ano.

Dito isso, temos alguns palpites do que vamos ver lá. Do departamento de áudio da Sony, é provável que vejamos uma nova linha de players de mídia digital (ou seja, Walkmans), bem como alguns de fones de ouvido premiums.

Veremos alguns alto-falantes sem fio  e, do lado da TV, pelo menos três a quatro novas telas 4K e 8K para aguçar nossos apetites para a linha de TV Sony 2022.

A Sony geralmente não mostra muito do seu negócio de câmeras na CES, mas espera pelo menos ouvir como as músicas e braços de cinema da empresa estão indo.

Vamos ver o PlayStation VR 2  lá? Provavelmente não, mas certamente manteremos nossos olhos abertos caso a Sony nos surpreenda.

TCL na CES 2022

A TCL abraçou a CES como plataforma de lançamento de seus novos produtos que saem no ano e conceitos que talvez não vejamos por um tempo.

Embora alguns desses dispositivos programados para sair sejam silenciosamente atrasados (ou nunca serão lançados), há sempre uma gama interessante de TVs, telefones, dispositivos de tela flexível e outros gadgets da TCL, e esperamos que o CES 2022 não seja diferente.

Dado que as TVs são os destaqueas da TCL, esperamos novas Mini TVs LED série 6 seguindo a fantástico TCL 6-Series 8K do ano passado.

A TCL está há apenas alguns anos lançando smartphones com seu próprio nome, e esperamos uma continuação da série TCL 20 lançada no ano passado – talvez a linha TCL 30. Também pode haver tablets TCL Tab para ver, juntamente com dispositivos conceituais que não podemos começar a prever.

Hisense na CES 2022

A Hisense nunca tem o mesmo tempo de marcado com Sony, Samsung e LG na CES, mas ainda vale uma parada no estande da empresa se você estiver andando pelo Centro de Convenções de Las Vegas.

O que esperamos da Hisense este ano é outra linha de smart TVs do Google TV , bem como algumas novas TVs laser legais para os EUA. Infelizmente, no Brasil, a chinesa ainda não trouxe oficialmente seus produtos.

Se você está procurando tecnologia de exibição super futurista, você vai encontrá-la no estande da Hisense também – no entanto, a maior parte é conceitual ou exclusiva para o mercado chinês.

INTEL na CES 2022

CES 2022: o que esperar do maior evento de tecnologia do mundo 3

A maior revelação que esperamos da Intel na CES é o lançamento de novas CPUs de Alder Lake. Esperamos que alguns de seus principais entusiastas de silício sejam lançados em novembro, mas esses serão principalmente chips de desktop high-end.

A CES 2022 pode ver chips de Alder Lake chegando ao segmento de computação móvel. A arquitetura LITTLE deve aumentar significativamente a eficiência energética de laptops.

Se as indicações iniciais se mantiverem, os novos chips Alder Lake podem deixar os processadores Apple M1 e M1X na poeira, juntamente com os chips Zen 3 da AMD. Claro, tudo especulações.

Panasonic na CES 2022

A Panasonic geralmente aparece no CES com dois grandes anúncios – um para sua nova TV OLED e outro para sua linha Technics de players de vinil e fones de ouvido.

Este ano, isso certamente poderia mudar e a Panasonic pode nos surpreender com algo totalmente novo e diferente.

Infelizmente, o resto do anúncio da Panasonic provavelmente virá durante a IFA 2022 – o que só acontecerá em setembro de 2022.

O que esperamos…

Câmeras

O mundo das câmeras tem evitado cada vez mais a CES nos últimos anos, em favor de feiras como o CP+ do Japão ou eventos dedicados. Mas isso não significa que não teremos algumas surpresas ou grandes revelações fotográficas, como o drone Sony Airpeak no ano passado.

Uma das principais câmeras que esperamos ver no início de 2022 é a Canon EOS R5c, que deverá ser uma versão focada em vídeo da Canon EOS R5.

Os rumores sugerem que incluirá resfriamento ativo para ajudar a superar as limitações de superaquecimento do R5. Veremos na CES 2022? Talvez seja mais provável chegar ao seu próprio evento, embora a Canon tenha provocado a Canon EOS 1D X Mark III na CES 2020 – por isso não estamos descartando isso.

Além dos gigantes tradicionais de câmeras, o fabricante de câmeras de ação Insta360 tradicionalmente se tornou grande na CES, por isso é possível que veremos uma nova adição ao seu sistema modular One R. O palco CES também é ideal para novos players fotográficos mostrarem sua tecnologia – esperamos ver alguns inovadores como a Câmera Pixii  agitar um pouco as coisas.

Por fim, não descarte mais algumas atualizações para a plataforma de drones Airpeak da Sony, e mais algumas novidades envolvendo VR.

Com mais de nós trabalhando em casa do que nunca, a nova lente 3D VR da Canon  pode ser apenas o início de uma nova tendência que é alardeada pela CES 2022.

Smartphones

A CES não é um grande palco para smartphones que saem este ano – o que normalmene acontece na Mobile World Congress (MWC), que acontece em fevereiro em Barcelona.

Mesmo assim, várias marcas optam por estrear alguns novos aparelhos no primeiro grande show anual. Estes incluem alguns dispositivos topos de linha, mas principalmente modelos de entrada e intermediários, à medida que as empresas salvam seus pesos pesados para a MWC.

Como mencionado anteriormente em suas próprias seções, esperamos que a Samsung e a TCL tenham vários dispositivos em exibição, se os programas anteriores do CES forem algo para se levar em consideração.

Isso inclui dispositivos intermediários mais caros da Samsung, como os Samsung Galaxy A52  e Samsung Galaxy A72, bem como a potencial estreia do ainda invisível Samsung Galaxy S21 FE. Para a TCL, esperaríamos a primeira rodada de dispositivos na linha TCL 30, com outros chegando no final do ano.

É possível ver outras marcas exibindo seus celulares tradicionais, como a Motorola fez com os celulares Moto G nos últimos anos.

Mas também esperamos modelos não tradicionais, especialmente dispositivos de display flexível: tanto o TCL Rollable quanto o LG Rollable foram exibidos na CES 2021, e embora nenhum deles tenha chegado ao mercado (RIP LG smartphones).

Áudio

A CES, normalmenbte, mostra muito material experimental em áudio, já que exisem muitos eventos dedicados a esse nicho.

Nos anos passados, isso incluiu a tecnologia Super X-Fi da Creative e a Sony 360 Reality Audio e esperamos ver mais atualizações para ambas as tecnologias no evento deste ano.

Além dos fones de ouvido, espere ver muitos novos alto-falantes Bluetooth e soundbars da LG, Samsung e Sony – além de estantes e alto-falantes em pé da Klipsch, JBL e muito mais.

Essa é uma previsão bastante obscura, honestamente, mas o mundo do hi-fi se move rápido e os produtos são anunciados e lançados mais rápido do que a maioria das pessoas podem acompnhá-los.

TVs na CES 2022

Maior. Brilhante. Mais pixels. Melhor contraste. Parece tão simples quando você quebra assim, mas na realidade esses são os quatro traços que todos os fabricantes de TV do mundo inteiro estão perseguindo agora.

Telas maiores sempre foram uma tendência na CES, mas nos últimos anos vimos alguns modelos verdadeiramente super-dimensionados atingindo mais de 90 polegadas. Atravessar essa barreira será difícil – e caro – mas é apenas uma questão de tempo até vermos TVs de 100 polegadas acessíveis.

Em termos de brilho e contraste, estaremos procurando novas Mini TVs LED. Temos nosso primeiro lote de modelos da LG e Samsung este ano na forma da Samsung QN90A QLED TV e LG QNED99, e ambos nos surpreenderam.

Há alguns rumores interessantes circulando sobre o que poderia vir a seguir para tecnologias de exibição – TVs holográficas e transparentes talvez – mas teremos que esperar até chegarmos a Vegas para descobrir o que as três grandes têm reservado para nós.

Casas inteligentes

A tecnologia touchless foi uma grande coisa na CES 2021; da torneira de cozinha de Kohler que pode distribuir água simplesmente colocando uma mão na frente dela, para a campainha de vídeo de Arlo que pode alertá-lo quando alguém está na frente de sua casa. Graças aos efeitos contínuos da pandemia global, esperamos ver muito mais tecnologia sem toque na CES 2022.

É provável que também haja a safra usual de dispositivos domésticos inteligentes,  incluindo câmeras de segurança domésticas com melhores resoluções e IA mais inteligentes que podem ajudar a garantir que você não seja atormentado por alertas de movimentos indesejados.

Também esperamos ver uma infinidade de  aspiradores robôs que oferecem melhor sucção e utilizam a IA para navegar em torno de sua casa, evitando cuidadosamente obstáculos como meias que escaparam da pilha de roupas e cabos de carregamento de telefone desonestos.

Wearebleas

A maioria dos grandes nomes do rastreamento fitness (incluindo Garmin e Fitbit) preferem sediar seus próprios eventos para cada um de seus lançamentos de produtos, em vez de fazer uma grande revelação na CES. Isso não significa que a Fitbit estará totalmente ausente da CES 2022.

A Fitbit agora pertence ao Google, que está trabalhando para trazer aplicativos e comemorações da Fitbit para seu próprio sistema operacional smartwatch, o WearOS.

A CES é tradicionalmente usada como uma vitrine para novos relógios Wear OS, com empresas como Skagen, Suunto e Withings todas exibindo seus mais recentes dispositivos movidos ao Google, de modo que o show de 2022 pode nos dar nosso primeiro vislumbre de como a integração fitbit funcionará em um smartwatch.

Também pudemos ver alguns rastreadores de fitness que estão um pouco fora da norma. Na CES 2021, a DNABand, sediada no Reino Unido, revelou um relógio que usa dados derivados de uma amostra de saliva para fornecer conselhos personalizados enquanto você está comprando mantimentos.

É provável que vejamos algo igualmente incomum no show de 2022, e estaremos de olho nas startups exibindo wearables estranhos e maravilhosos na esperança de atrair a atenção de um investidor.

Uma última possibilidade é o aparecimento do “rastreamento fitness como serviço”. Vimos alguns desenvolvimentos interessantes nesta área recentemente, com a Amazon e a Fitbit lançando novos dispositivos que mantêm alguns insights escondidos atrás de um paywall. Na CES 2022, é possível que tenhamos nosso primeiro vislumbre de um rastreador de fitness que é gratuito, mas requer uma assinatura mensal de rolamento se você quiser ver seus dados de saúde.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.