Ações simples para se preparar para desastres naturais com apoio da tecnologia

Uma simples mochila de emergência e alguns sites e aplicativos podem salvar a vida de sua família
Avatar de André Luiz
12/01/2024 às 22:24 | Atualizado há 1 mês
como se preparar para desastres naturais

Cientistas da ONU tem avisado que nos próximos anos haverá um aumento no número de catástrofes naturais ao redor do mundo, eles estimam um aumento de 400 eventos para 560 por ano. Não é à toa que autoridades cada vez mais estão criando campanhas para conscientizar a população a se prevenir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E é questão de matemática, quanto mais desastres naturais, mais vitimas terão. Por isso a importância das pessoas tentarem diminuir os riscos. Uma das maneiras é se antecipar a esses desastres.

Ter uma Mochila de emergência

Laís, de Goiânia, Goiás, é alguém que se preocupa com isso. Para ela, a edição N.º 5 de 2017 da revista Despertai!, publicada pelas Testemunhas de Jeová, que vem com o tema Tragédias — O que fazer quando sua vida está em jogo foi de grande ajuda. Um dos artigos dessa revista, cita um provérbio bíblico que ressalta a importância de estar preparado: “A pessoa prudente vê o perigo e se esconde, mas os inexperientes vão em frente e sofrem as consequências”. — Provérbios 27:12.

“Ler essa revista com a minha família nos fez perceber que não estávamos preparados para um desastre”, disse Laís. “Tiramos tempo para conversar sobre nosso plano de fuga e preparar suprimentos de emergência com antecedência para quando ocorrer uma catástrofe.”

A Despertai! detalhou três passos úteis em preparação para desastres:

  • Antes — Esteja preparado!
  • Durante — Seja rápido!
  • Depois — Mantenha-se seguro!

Um dos conselhos mais importantes encontrado na revista, é cada pessoa ter uma lista de suprimentos que incluem uma “mochila de emergência”, que se pode usar em casa ou levar consigo caso receba um aviso de evacuação.

“Estar preparado para um desastre pode diminuir muito os efeitos físicos, emocionais e espirituais após esses eventos traumáticos,” disse Juliano Jose Rinaldo, porta-voz das Testemunhas de Jeová. “Essa revista foi feita especificamente para ajudar as famílias a se sentirem menos vulneráveis diante de desastres naturais.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Caso se interesse por esse rico conteúdo, é possível baixar uma versão digital dessa revista visitando o site oficial das Testemunhas de Jeová, jw.org, que possui conteúdo bíblico em 1.084 idiomas. A propósito, esse é o site mais traduzido para línguas diferentes do mundo!

Aplicativos e sites com informações meteorológicas antecipadas

Seguindo as dicas da revista Despertai, há diversos aplicativos e sites na internet que a população pode usar para usar antes de uma catástrofe. Esses sites dão informações em tempo real sobre o tempo, inclusive com alertas meteorológicos.

  • Alerta Brasil: Aplicativo oficial do governo brasileiro que fornece alertas meteorológicos, informações sobre desastres naturais e outros dados relevantes.
  • RadarScope: Aplicativo que fornece imagens de radar meteorológico em tempo real.
  • FloodMap.net: Site que fornece mapas de inundações.

Usando a internet para criar planos de evacuação

Voltando ao exemplo da Laís, no inicio do artigo, ela tinha um plano de evacuação pronto. Mas o que é exatamente isso?

Um plano de evacuação é um documento que descreve como as pessoas devem se mover com segurança de um local perigoso para um local seguro em caso de emergência. Um plano de evacuação pode incluir as seguintes informações:

  • Informações de contato: Os nomes e números de telefone de contatos de emergência, como familiares, amigos ou vizinhos.
  • Rota de evacuação: A rota mais segura para sair da área perigosa.
  • Ponto de encontro: Um local seguro onde as pessoas podem se reunir após a evacuação.
  • Lista de suprimentos: Uma lista de suprimentos que as pessoas devem levar com elas durante a evacuação, como comida, água, remédios e documentos importantes.

Existem várias ferramentas disponíveis nas lojas de aplicativos para celulares e sites que podem ajudar na criação de planos de emergência em português. Alguns exemplos incluem:

1. Defesa Civil – pelo WhatsApp

Para acessar esse serviço, registre o número (61) 2034-4611 no seu WhatsApp. Em seguida, envie um simples “Oi” para o chatbot, compartilhe sua localização atual ou qualquer outra, para começar a receber alertas enviados pelos órgãos de defesa civil locais. Você tem a opção de cadastrar diversas localizações diferentes, permitindo o monitoramento de endereços de amigos, familiares ou locais que planeja visitar.

Após o envio, o chatbot irá perguntar se você deseja receber as mensagens. Para confirmar, aceite os termos de uso e a política de privacidade do sistema.

2. Defesa Civil Online (Site):

O site da Defesa Civil do estado de São Paulo oferece recursos e orientações para a criação de planos de emergência, além de fornecer informações atualizadas sobre situações de risco e desastres.

3. Cruz Vermelha Brasileira (Android/iOS):

Link: Cruz Vermelha Brasileira

Aplicativo oficial da Cruz Vermelha Brasileira que fornece informações sobre primeiros socorros, dicas de prevenção e orientações para a criação de planos de emergência em diferentes cenários.

Lembre-se de verificar as avaliações e atualizações dessas ferramentas para garantir que estejam alinhadas com as suas necessidades específicas.

Além dos aplicativos e ferramentas mencionados no texto, existem diversas outras opções disponíveis. É importante pesquisar e escolher as ferramentas que melhor atendem às suas necessidades.

É também importante estar ciente das limitações da tecnologia. Os aplicativos e ferramentas podem não estar disponíveis em todas as áreas, e eles podem não funcionar corretamente em caso de falha de energia ou interrupção da rede.

Apesar das limitações, a tecnologia pode ser uma grande aliada na preparação para desastres naturais. Ao utilizar aplicativos e ferramentas adequadas, as pessoas podem se sentir mais seguras e preparadas para enfrentar esses eventos.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ