12 perguntas sobre redes sociais que você tem vergonha de perguntar

Avatar de Redação
24/11/2020 às 16:03 | Atualizado há 3 anos
12 perguntas sobre redes sociais que você tem vergonha de perguntar 1

É difícil encontrar alguém que não esteja nas redes sociais hoje em dia. Números recentes afirmam que sete em cada dez americanos usam mídia social, e cerca de 75% dos usuários do Facebook frequentam o site pelo menos uma vez por dia. Essas plataformas mudaram a forma como nos comunicamos, mas essa inovação tem um grande custo: Privacidade, além de problemas para saúde.

Apesar de ter um perfil em várias redes, muitas pessoas não sabem nada sobre como gerenciar seu conteúdo, manter a segurança ou lidar com situações difíceis.

Se você está nas redes sociais e tem perguntas que tem medo de fazer, você está com sorte. Estamos analisando as questões mais embaraçosas da mídia social para ajudá-lo a evitar gafes e gafe em sua vida social digital.

E se eu acidentalmente clicar em ‘curtir’ na foto de um ex? Eles saberão mesmo que eu não goste?

Provavelmente não é uma boa ideia ver a página de perfil de um ex em primeiro lugar, mas acontece com os melhores de nós. E gostar de uma foto do seu ex em seu perfil só pode aumentar a vergonha.

Infelizmente, a maioria das redes sociais notifica os usuários sobre curtidas em seus perfis. Não curtir uma postagem não apagará a notificação original, então você só estará seguro se as notificações estiverem desativadas – ou cruzar os dedos para que não aconteça.

Alguém saberá se eu os bloqueei? Não quero piorar uma situação embaraçosa.

Isso depende da plataforma e de quão bem você conhece a pessoa de quem deseja se esconder. O Facebook e o Instagram não alertam explicitamente os usuários quando eles são bloqueados. Em vez disso, eles escondem você da pessoa que você deseja ignorar e o usuário não será capaz de encontrá-lo, não importa o quanto olhe.

O Twitter mostra uma mensagem explícita quando você visita um perfil que o bloqueou. Você não poderá entrar em contato com este usuário ou acessar seu conteúdo de forma direta.

12 perguntas sobre redes sociais que você tem vergonha de perguntar 6
Se você conhece alguém pessoalmente e sua conta parece ter desaparecido sem seu conhecimento, essa pessoa pode ter bloqueado você. Mas para ter certeza, verifique todas as conversas antigas que você teve com essa pessoa. Se um nome aparecer, mas não estiver destacado como um link, é provável que ele o tenha bloqueado.

Outras maneiras de saber que alguém bloqueou você: Observe o perfil enquanto estiver desconectado ou em outra conta

Sei que sites como o Facebook manipularam meus dados de maneira incorreta, mas o que exatamente eles sabem sobre mim?

Por mais assustadoras que sejam as práticas de dados do Facebook, elas estão enraizadas em uma mentalidade empresarial. O Facebook quer saber sobre você para que seus dados possam ser vendidos a anunciantes que desejam lhe vender coisas. Por isso, é importante que eles conheçam suas informações demográficas, como idade, localização e interesses.

O Facebook coleta os dados que você fornece voluntariamente em seu perfil. Informações de identificação pessoal, como seu nome e número de telefone, podem ser coletadas, bem como dados de localização e histórico de compras. Isso permite que os anunciantes direcionem com precisão suas campanhas para você, com um retorno de investimento muito maior para eles.

Alguém pode dizer se salvei a postagem?

Mais uma vez, isso depende da plataforma. O Instagram não tem problema para você salvar ou tirar uma captura de tela da postagem de uma pessoa. O serviço também não envia alertas quando você captura a tela da história de um usuário. Mas, com mensagens diretas que expiram, qualquer captura de tela que você fizer enviará um alerta ao usuário.

Essa lógica se estende ao Snapchat, onde o objetivo do aplicativo é trocar mensagens que expiram. Os usuários serão alertados se você capturar imagens de quaisquer vídeos, imagens ou conversas de texto.

O Facebook e o Twitter não alertam os usuários se você fizer uma captura de tela. Você pode até tirar uma captura de tela de uma história do Facebook ou vídeo ao vivo sem que o usuário que fez isso saiba.

O que é TikTok? Como funciona?

TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeo que explodiu em popularidade – principalmente entre os jovens. O aplicativo foi originalmente projetado para permitir que os usuários fizessem karaokê em vídeo com suas músicas favoritas, mas desde sua estreia, ele se transformou em uma comunidade diversificada de criadores de vídeos e comédias.

Por mais divertida e aleatória que a plataforma possa ser, não é o lugar mais seguro para as crianças. Usuários adultos podem entrar em contato facilmente com os mais jovens, graças aos recursos de descoberta.

Alguém pode ver quando eu procuro por eles?

Mais uma vez, isso depende da plataforma em questão. Facebook, Twitter e Instagram não informam os usuários quando outras pessoas visitam seus perfis e seu histórico de pesquisa é privado de sua conta.

Dito isso, uma plataforma informará os usuários sobre um número limitado de visitantes. LinkedIn é uma rede social projetada para ajudar empregadores e trabalhadores a se conectar. Mesmo com uma conta gratuita, você pode ver as últimas cinco pessoas que visitaram sua página. Se você atualizar para uma conta premium, poderá ver todos aqueles que visitaram seu perfil nos últimos 90 dias.

Um membro da família diz que compartilho demais nas redes sociais. O que exatamente isso significa?

Ser acusado de compartilhamento excessivo tende a vir de um de dois padrões de postagem. Em um, uma pessoa posta tantas coisas que bloqueia os feeds de seus amigos e seguidores. Em outro, uma pessoa posta muitas informações pessoais e privadas que os amigos e seguidores não se sentem à vontade para ler.

Se você conhece e compreende seu comportamento de postagem, pode corrigir o curso com muito mais facilidade. A maioria dos seguidores não se importa com o contato regular e frequente de suas conexões, mas ninguém quer que seu feed seja abafado por um único usuário. Mais importante, poucas pessoas apreciam o conteúdo TMI em seus feeds.

Sempre pense antes de postar e considere os interesses e gostos do seu público. Isso pode salvá-lo de gafes embaraçosas nas redes sociais todas as vezes.

Posso parar de ver as postagens de alguém sem cancelar sua amizade?

Desfazer amizade às vezes pode ser mais problemático do que vale a pena. Quando alguém descobrir que você não é mais amigo nas redes sociais, espere uma enxurrada de mensagens perguntando: “Por quê?”

Mas você pode se poupar do drama tirando proveito de um recurso chamado Deixar de seguir. Deixar de seguir usuários na mídia social removerá todo o conteúdo do seu feed sem removê-los da lista de amigos. Além do mais, o usuário em questão não terá ideia de que você fez isso.

Para silenciar um usuário no Facebook, use sua área de trabalho para visitar o perfil ou página que deseja silenciar e clique Segue. Selecione Deixar de seguir.

12 perguntas sobre redes sociais que você tem vergonha de perguntar 8
Komando.com

No aplicativo, toque na caixa azul com a imagem de uma pessoa e uma marca de seleção. Selecione os Segue opção, então escolha Deixar de seguir.

12 perguntas sobre redes sociais que você tem vergonha de perguntar 10
Komando.com
12 perguntas sobre redes sociais que você tem vergonha de perguntar 12
Komando.com

Para silenciar um usuário no Twitter, visite seu perfil e clique no botão ícone de três pontos ao lado do nome. Isso revela algumas opções, incluindo Mudo. Clique Mudo confirmar.

12 perguntas sobre redes sociais que você tem vergonha de perguntar 14
Komando.com

Para silenciar um usuário no Instagram, toque ou clique no ícone de três pontos ao lado de qualquer postagem. Agora você verá várias opções, incluindo Relatório, Parar de seguir e Mudo. Toque ou clique Mudo e selecione Mute Posts ou Mute posts e história. Esta opção também está disponível dentro de perfis de usuário, novamente pressionando o ícone de três pontos.

12 perguntas sobre redes sociais que você tem vergonha de perguntar 16
Komando.com

As pessoas podem achar postagens antigas embaraçosas que eu excluí?

Felizmente, quase todas as plataformas de mídia social permitem que você exclua postagens e conteúdo que não deseja mais mostrar. Na maioria das vezes, essas postagens desaparecem para sempre quando você clica em excluir, mas as capturas de tela e as páginas arquivadas podem durar muito depois de serem removidas. Para que as imagens continuassem, um amigo ou contato teve que fazer uma captura de tela.

Apenas certifique-se de ter cuidado ao compartilhar qualquer coisa nas redes sociais. Como diz o velho ditado, “O que é postado na Internet é para sempre”. Mesmo que você saiba com certeza que excluiu seu conteúdo, sempre poste com a ideia de que um grande público o verá.

Por que meus filhos estão preocupados comigo postando fotos dos meus netos no Facebook? Eu só quero exibi-los!

Se você já teve familiares reclamando de você compartilhar fotos, você não está sozinho. Muitas pessoas não se sentem confortáveis ​​com o rosto de seus filhos estampado nas redes sociais, muito menos nos seus próprios. Mas, como acontece com tudo nas redes sociais, há uma maneira certa e errada de mostrar os filhos e netos que você tanto ama.

O maior problema que a maioria das pessoas tem é que as fotos são compartilhadas sem permissão. Se você tem fotos que gostaria de publicar em seus perfis de mídia social, peça permissão aos participantes (ou aos pais dos participantes) antes de fazer isso. Se eles tiverem alguma objeção, encontre um meio-termo, como cortar a imagem ou usar um filtro que borre um pouco seus rostos.

Também vale a pena mencionar que algumas pessoas são extremamente preocupadas com a privacidade e podem não se sentir confortáveis ​​em ter suas fotos compartilhadas. Isso pode parecer uma posição extrema, mas à luz dos escândalos de dados recentes, está se tornando mais popular a cada dia. E com empresas como o Facebook, quem pode culpá-los?

SUGESTÕES PARA VOCÊ