4 razões pelas quais você deve atualizar para um roteador Wi-Fi 6

Avatar de André Luiz
Atualizado há 4 anos
4 razões pelas quais você deve atualizar para um roteador Wi-Fi 6 1

Outros destaques

Dungeon Raid Codes
Como fazer slides no PowerPoint e no Google Slides
itinerários de viagem AI
transformar TV convencional em smart
Pix errado criptomoedas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se as conexões de internet forem decentes, a maioria das pessoas não dá a mínima para seus roteadores Wi-Fi. Não há motivo para se preocupar com um roteador em funcionamento, certo?

Errado. Um roteador antigo pode diminuir a velocidade da Internet ou ter problemas para lidar com vários dispositivos. Internet lenta pode ser extremamente frustrante – especialmente se você está tentando fazer o trabalho ou a escola em casa. Existem maneiras de acelerar o seu sinal de internet, então você pode começar tentando esses truques.

Além da velocidade, você pode querer substituir o roteador por outros motivos. Os roteadores Wi-Fi 6 são uma grande atualização em comparação com a tecnologia antiga e, ao contrário da crença popular, eles não são mais caros ou difíceis de encontrar. Eles estão amplamente disponíveis e acessíveis. Existem vários outros motivos pelos quais você deve atualizar para um roteador Wi-Fi 6 também. Vamos dar uma olhada.

1. Velocidades mais rápidas e melhor alcance

Não adianta comprar um roteador sem Wi-Fi, já que em breve ele será um padrão para todos os roteadores. O roteador Wi-Fi 6 é a tecnologia mais atualizada do mercado e oferece melhorias significativas em relação aos roteadores Wi-Fi 5 atuais que a maioria das pessoas está usando. Duas dessas melhorias vêm do Wi-Fi 6 velocidades e alcance.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses roteadores oferecem as velocidades mais rápidas e o melhor alcance do mercado, o que significa que você terá uma internet ultrarrápida que vai de um canto a outro da sua casa, e de uma extremidade do quintal e vice-versa. A velocidade máxima para um roteador Wi-Fi 6 é de 10 Gbps, o que é uma grande melhoria em comparação com as velocidades máximas de cerca de 3Gbps para um roteador Wi-Fi 5.

Seu alcance também será melhor. Os roteadores Wi-Fi 6 oferecem recursos como beamforming, que envia sinais Wi-Fi diretamente para os usuários, em vez de enviá-los por um amplo espectro. Beamforming funciona direcionando sinais em transmissores e receptores para melhorar a velocidade de transmissão, o que significa que você receberá um “feixe” direto de Wi-Fi para o seu dispositivo, tornando sua navegação e downloads mais rápidos.

Relacionado: Clique ou toque aqui para ver formas de verificar a velocidade da sua internet

2. Melhor desempenho se você tiver uma família com muitos dispositivos

Os roteadores Wi-Fi 6 também são mais capazes do que os roteadores Wi-Fi 5 de lidar com cargas pesadas de dispositivos. Se você tem uma casa cheia de pessoas tentando acessar uma escola online, trabalhar remotamente ou transmitir mídia em seu horário livre, você precisa fazer um upgrade.

O motivo pelo qual os roteadores Wi-Fi 6 podem lidar com mais dispositivos é que eles usam modulação de acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA), que permite atribuir canais a cada dispositivo conectado com base no que precisam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se alguém em sua casa usa uma tonelada de sinal para transmitir ou baixar filmes, o OFDMA determina o canal certo para que eles estejam. Se outra pessoa usar o Facebook e dados mínimos, OFDMA irá atribuí-la a um canal com base em suas necessidades. Basicamente, ele adapta as necessidades de Wi-Fi com base no uso de cada pessoa.

3. Ideal para streaming de alta definição

Ama o conteúdo de streaming? Claro que sim – todos nós sabemos, agora que estamos presos em casa a maior parte do tempo. Se você está cansado de ver a roda girando como buffer de vídeos, você precisa investir em um roteador Wi-Fi 6. Eles são ideais para streaming em 4K e até 8K UHD. Esse tipo de streaming requer uma conexão consistente de alta velocidade e é exatamente isso que os roteadores Wi-Fi 6 oferecem.

Isso é incrivelmente útil em residências com vários usuários de dispositivos, o que coloca uma carga ainda maior na rede. Os roteadores Wi-Fi 6 podem lidar com isso, graças aos processadores ultrarrápidos, maior memória e fluxos de rádio. Não há mais proteção para sua casa. Parece maravilhoso!

Relacionado: Corrija seu Wi-Fi com estas 10 maneiras de obter velocidades mais rápidas

4. Projetado para casas inteligentes com muitos gadgets da Internet das Coisas

Quase todo mundo tem um ou dois dispositivos inteligentes em casa agora. Quer se trate de um alto-falante inteligente Echo ou um aspirador de robô, estamos todos entrando no trem da casa inteligente. Todos esses dispositivos requerem Wi-Fi para funcionar e isso pode prejudicar seriamente o seu sinal.

Não se você estiver usando um roteador Wi-Fi 6, no entanto. Eles podem lidar com até 50 dispositivos ou mais em comparação com a média de 10 roteadores Wi-Fi 5. Isso significa que você pode conectar tantos dispositivos inteligentes ao seu Wi-Fi quanto quiser se fizer upgrade. Esses roteadores foram projetados para lidar com um grande número de dispositivos sem esgotar seu wi-fi.

Atualize e você terá uma experiência de streaming suave enquanto seu robô-vac com conexão Wi-Fi limpa o chão, os plugues inteligentes ajustam as luzes, o termostato inteligente mantém sua casa na temperatura certa e todos os seus outros dispositivos inteligentes mantêm mudança de casa. Quem não quer a ajuda habilitada para Wi-Fi em casa?

Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.