Como fazer backup do WhatsApp? guia de uso (parte 7)

Vejam o passo a passo para recuperar mensagens apagadas do WhatsApp no Android e também no iPhone facilmente.
Avatar de André Luiz
11/08/2020 às 13:52 | Atualizado há 4 anos
backup whatsapp

O WhatsApp possui um sistema de backup nativo tanto no Android como no iOS (iPhone). No sistema do Google, ele utiliza o Google Drive para isso e no iPhone a conta do usuário do iCloud da Apple. Se você quer saber como fazer o backup do WhatsApp tanto no Android como no iPhone, ensinaremos abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Obs: Esse artigo faz parte da série Guia do WhatsApp. Ela está sempre em expansão e trazendo tudo para você ficar mestre no app. Clique aqui para ver outros artigos.

Quando você conversa com alguém, as mensagens ficam automaticamente salvas no seu celular, ou seja, se você não deletar elas manualmente ficarão sempre lá no seu app, desde que você não desinstale o WhatsApp, formate seu celular ou troque o mesmo. Se você precisar fazer uma dessas três coisas, será necessário fazer o backup de suas conversas do WhatsApp.

O backup no armazenamento do celular é feito automaticamente, mas você pode fazer o backup nas nuvens, essencial para quando você formata o celular ou troca o mesmo.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como fazer backup do WhatsApp no Google Drive ou iCloud

Para fazer um backup do WhatsApp, faça o seguinte:

  1. Clique nos 3 pontinhos do WhatsApp (canto superior direito);
  2. Agora clique em Configurações;
  3. Então clique em Conversas;
  4. Desça até a opção Backup de conversas, clique nela;backup whatsapp prints
  5. Nessa tela, você precisará escolher se quer fazer o backup no Google Drive (Android) ou iCloud (iPhone). Você poderá escolher a frequência dos backups (Diariamente, Semanalmente ou Mensalmente), você também pode escolher fazer manualmente, apertando o botão Fazer Backup, ou desativar clicando em Nunca;
  6. Escolha sua conta do Google (no caso do Android), no iOS automaticamente é escolhida a conta do iPhone.
  7. Você pode também escolher fazer o backup só quando estiver conectado a uma conexão Wi-Fi (padrão) ou Wi-Fi e celular (internet da operadora);
  8. Por último você escolherá se quer, ou não, incluir os vídeos recebidos no backup, o que aumentará consideravelmente o tamanho dele.
  9. Feito isso, basta clicar em Fazer backup para fazer um na hora, ou esperar a próxima madrugada para o automático.

Pronto, suas conversas estarão salvas e a salvo nas nuvens. Quando você instalar o WhatsApp em outro celular ou no seu formatado e inserir o email escolhido acima, automaticamente ele achará o último backup.

Vale a pena notar que você só pode fazer backup de arquivos do WhatsApp via Google Drive por enquanto. Se o seu telefone não tiver o Google Play Services (telefones Huawei mais recentes, por exemplo), você pode não ser capaz de criar um backup do WhatsApp usando o método acima. Além disso, os backups do WhatsApp não são protegidos por criptografia de ponta a ponta,  e todas as mensagens são automaticamente excluídas  da sua conta do Google Drive após um ano de inatividade.

Leiam também: Como transferir mensagens do WhatsApp do Android para o iPhone ou vice versa

Restaurando um backup do WhatsApp

Quando você deseja instalar o WhatsApp em um novo celular, o processo para restaurar todas as suas mensagens e mídia através do seu backup é simples. Antes de começar, porém, certifique-se de ter logado na mesma Conta do Google que você usou para o seu backup.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como restaurar um backup do WhatsApp

  1. Instale o WhatsApp;
  2. Abra o WhatsApp e verifique seu número de telefone.
  3. Toque em Restaurar quando solicitado durante a configuração.
  4. Toque em Next e aguarde o backup do WhatsApp para ser concluído.

O WhatsApp restaurará todas as suas mensagens primeiro e passará para a mídia, o que pode levar mais tempo. Se você estiver reinstalando o aplicativo em um telefone que tenha um backup local, o WhatsApp poderá usar essa cópia. Por padrão, backups locais são criados todos os dias, então ele pode ter dados mais recentes do que seus arquivos de backup baseados na nuvem.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.