Como integrar facilmente um funcionário remoto

Dicas para quem nunca contratou um funcionário remoto mas, devido a pandemia, precisa fazer isso.
Avatar de Redação
29/10/2020 às 09:55 | Atualizado há 4 anos
Como integrar facilmente um funcionário remoto 1

Se você é proprietário de uma pequena empresa, integrar um novo funcionário virtualmente pode parecer uma grande empresa. Levar um novo contratado para almoçar, fazer um tour pelo escritório e apresentá-lo aos colegas de trabalho costuma ser parte integrante da experiência, mas isso não é possível se você e sua equipe estiverem trabalhando em casa.

A dificuldade de gerenciar uma pequena empresa não começa e termina com a contratação.

Administrar uma empresa durante a pandemia é complexo, então procuramos os especialistas em todas as questões de contratação: LinkedIn.

1. Antes de começar

Os profissionais do LinkedIn dividem uma integração de sucesso em seis fases. O primeiro não é depois que seu novo contratado já tiver embarcado, mas cerca de duas semanas antes de começar. Aqui está o que você deve fazer antes do primeiro dia de seu novo funcionário:

  • Crie uma agenda para o primeiro dia do funcionário e compartilhe-a com eles.
  • Explique tudo o que seu novo funcionário precisará saber sobre as diretrizes da sua empresa para reuniões virtuais, como se o vídeo é necessário e quantos esperar.
  • Certifique-se de que seu novo funcionário tenha acesso a qualquer hardware e software necessário para sua função.

2. Primeiro dia

Duas semanas depois, a papelada é assinada e seu novo funcionário está pronto para partir. Aqui está o que você deve fazer no primeiro dia real de trabalho dele:

  • Não sobrecarregue seu novo funcionário! Trate o primeiro dia como uma visão geral do que está por vir.
  • Primeiro dia do seu funcionário não é um dia de trabalho. É uma experiência de aprendizado.
  • Pelo fim do primeiro dia, seu funcionário deve estar pronto para trabalhar o resto da semana.

3. Segundo dia

Aqui está o que você deve fazer no segundo dia de trabalho do seu novo funcionário:

  • Deixe seu funcionário conhecer você, ou seu superior direto, como gerente e chefe. Agende um encontro individual para se conhecerem e delinear as principais expectativas.
  • Este também é um bom momento para verificar se o novo contratado tem dúvidas sobre os processos de integração ou treinamento.

Em dezembro de 2019, mais da metade dos americanos trabalhava em pequenas empresas. Hoje, com a pandemia, há mais preocupações com a tecnologia do que nunca para os proprietários de pequenas empresas.

4. Primeira semana

Dois dias depois. O que agora? Veja como o resto da primeira semana deve se desenrolar:

  • Não comece uma nova contratação com uma tarefa fácil ou simples.
  • Dê ao seu novo funcionário uma primeira tarefa desafiadora que seja uma boa representação da carga de trabalho média. Isso ajudará a fazer com que a primeira semana pareça um trabalho real e não uma introdução prolongada.

5. Primeiro mês

Depois de uma semana, seu novo contratado terá uma boa noção do trabalho. Aqui está o que você deve se concentrar durante o primeiro mês:

  • Assim que o novo contratado entender o que é esperado e como alcançá-lo, é importante fornecer feedback regular sobre seu desempenho no trabalho.
  • Certifique-se de estabelecer metas de desempenho concretas que serão abordadas posteriormente durante as avaliações dos funcionários.
  • Considere designar ao seu novo funcionário um mentor formal, que geralmente é um membro mais antigo da equipe, que pode ajudar a orientá-lo e instruí-lo.

6. Mês dois e além

E o que acontece depois desse primeiro mês? Onboarding não tem um ponto final firme e diferentes pessoas levarão tempos diferentes para se aclimatarem a um novo ambiente. Aqui estão algumas coisas a serem lembradas:

  • Os especialistas geralmente concordam que começar a trabalhar em uma nova empresa pode levar de 6 meses a um ano inteiro.
  • Fale com seu novo funcionário e obtenha feedback sobre o processo de integração que você pode usar para melhorá-lo ainda mais.

A integração, mesmo no escritório, pode ser estressante, mas esperamos que este guia rápido ajude você a começar. Contratar um novo funcionário pode ser demorado e caro, começando com a contratação.

SUGESTÕES PARA VOCÊ