Com o tempo, o próprio Windows faz com que vários arquivos, considerados lixos para o sistema, sejam acumulados. O espaço que esse tipo de itens ocupa dentro do computador o faz perder a capacidade de resposta rápida, além de desperdiçar os seus recursos.
Por isso, é necessário realizar uma manutenção regular do computador para se livrar desses arquivos que não são úteis e que, por fim, acabam causando problemas operacionais, dificultando o seu dia a dia com travamentos e situações inesperadas.
Portanto, uma boa limpeza de disco é essencial e muito simples de ser feita. Além disso, ela pode transformar a sua experiência.
Limpeza de arquivos temporários
Como destacamos, esse é um grande problema para muitas pessoas. Ao longo dos dias utilizando o computador, é normal que ele registre em seu sistema vários arquivos que não têm utilidade e são conhecidos como temporários.
A primeira coisa que se pode fazer para garantir uma melhor experiência com seu computador é se livrar desses arquivos fazendo uma limpeza de disco.
Leia também:
Esse é um procedimento simples e facilmente executado. Primeiramente, é preciso acessar o símbolo de lupa no computador, no qual deve ser digitado Limpeza de Disco. Posteriormente, selecione a opção quando ela aparecer e, em seguida, se atente às sugestões do próprio Windows.
Logo após é preciso selecionar os arquivos que você deseja excluir do computador. Caso tenha alguma dúvida a respeito dos arquivos, é possível ler a descrição de cada um antes do processo para não excluir nada que não deveria. Por fim, é só confirmar e o processo será iniciado.
Apague programas que não estão sendo utilizados
É comum que muitas pessoas instalem programas no computador que em determinado momento foram utilizados, mas depois acabaram permanecendo na memória apenas ocupando espaço.
Outra forma de esvaziar o sistema e tornar o computador mais rápido em seus processos é realizar a limpeza desses programas. Novamente, através da área de Limpeza de Disco, o usuário poderá ir até Mais Opções e encontrará todos os programas instalados na máquina.
Assim, é possível analisar cada programa que está atualmente instalado no computador para avaliar quais não estão sendo mais utilizados e, então, desinstalar todos eles.
Limpeza do navegador
Os navegadores são utilizados todos os dias para diversas ações e claramente acabam guardando uma grande quantidade de informações que ocupam espaço e fazem o computador se tornar mais lento.
Assim, uma opção para fazer com que os processos se tornem mais ágeis é realizar uma limpeza dos dados que são armazenados pelo navegador que você utiliza todos os dias. Alguns desses dados mais conhecidos são os cookies e o cache.
Esse primeiro, são arquivos de textos pequenos utilizados pelos sites, normalmente com o objetivo de registrar as preferências do usuário de acordo com o que é acessado por ele em seus primeiros momentos no portal em questão.
Já o cache é um tipo de armazenamento temporário no disco rígido, que registra as páginas da web, como imagens e documentos acessados pelos usuários. Ele é utilizado para diminuir o uso da banda larga, visto que grava essas informações mais pesadas no disco rígido.
Para isso, normalmente o usuário deve acessar o navegador e procurar pelas configurações deste. Ou também pode utilizar do comando Ctrl+Shift+Delete e concluir a limpeza de todos os dados registrados.