Como baixar a Google Camera em qualquer Android

Avatar de Redação
29/12/2020 às 19:58 | Atualizado há 3 anos
Como baixar a Google Camera em qualquer Android 1

Quando se trata de fotografia em smartphone, até o observador mais casual notará um tema recorrente: o software é realmente importante. O líder estabelecido nesta área é o aplicativo Google Camera projetado para smartphones da linha Google Pixel.

Graças à comunidade de modding do Android, o Google Camera está agora muito mais amplamente disponível. Preparado para aproveitar cada bit da capacidade da sua câmera, o aplicativo traz as tecnologias de processamento de imagem mais avançadas para o seu telefone.

Veja como obter a Câmera do Google no seu telefone.

O que é a Google Camera?

Direto da divisão de pesquisa e desenvolvimento de ponta do Google, a Google Camera é um aplicativo de câmera que viu a luz pela primeira vez em 2014 com o lançamento do primeiro telefone Pixel do Google. Embora não tenham o hardware de câmera mais avançado que você veria em outros smartphones topos de linha, os dispositivos Pixel são conhecidos por produzir algumas das melhores fotos móveis.

Ele demonstra a necessidade de um software para aproveitar cada bit da câmera de um telefone. Suplantando o aplicativo embutido de sua câmera, a Câmera do Google permite que você acesse muitos recursos avançados, atualizando visivelmente a qualidade da saída de imagem de seu telefone.

Também conhecido como Google Camera Mod ou GCam, o aplicativo colocará a câmera do seu smartphone para funcionar como nunca antes.

O que torna a GCam tão bom?

Os recursos da Câmera do Google são avançados o suficiente para substituir seu aplicativo de câmera padrão? Definitivamente! Você não apenas verá uma melhoria na qualidade da imagem, mas também expandirá o conjunto de opções para tirar e manipular imagens.

Os recursos a seguir tornam a Câmera do Google tão incrível:

  • Câmera lenta: Grave vídeo a 120 ou 240 quadros por segundo (fps), dependendo da capacidade do seu telefone. Uma solução ideal para criar vídeos mostrando os detalhes do movimento, preenchendo-os com o potencial de viralização.
  • Fotos em movimento: Combinando o movimento de um vídeo de três segundos com a estabilização ótica de imagem (OIS) e giroscópio do telefone, você pode criar instantâneos de vídeo sem borrões.
  • Lente fora de foco: Projetado principalmente para fotos de retrato, este recurso desfoca o fundo, enfatizando e realçando a frente e o centro do objeto.
  • HDR +: Empregando inteligentemente tempos de exposição curtos ao tirar uma sequência de fotos, o HDR + reduz o desfoque, o ruído da imagem e aumenta a faixa dinâmica. Efetivamente, de um conjunto de fotos, o aplicativo obtém a imagem mais nítida, aprimora-a algoritmicamente processando cada pixel e escolhe a cor que corresponde à média em todo o conjunto de fotos. Entre muitos benefícios, o HDR + aprimora as fotos ao máximo em condições de pouca luz.
  • Smart Burst: Com a Câmera do Google instalada, seu telefone será capaz de capturar cerca de dez fotos por segundo, segurando o botão do obturador. Ao liberar o botão, o aplicativo escolherá automaticamente a melhor foto do conjunto. Este é um ótimo recurso quando você deseja eliminar fotos de pessoas com os olhos fechados!
  • Estabilização de vídeo: Usando o OIS e a estabilização de vídeo digital, o aplicativo processa clipes de vídeo para remover artefatos de distorção do obturador e corrige o foco. Como resultado, você pode criar vídeos agradáveis ​​e uniformes que não incomodarão as pessoas ao compartilhá-los nas redes sociais.
  • Panorama: A maioria das câmeras tem um recurso de panorama, mas GCam é melhor do que a maioria. Além disso, a Câmera do Google não é limitada por graus ou ângulos. Com ele, você pode tirar fotos panorâmicas verticalmente, horizontalmente e em ângulo amplo em toda a extensão de 360 ​​graus.

Alguns smartphones já possuem alguns desses recursos, mas a Câmera do Google oferece resultados incomparáveis ​​em quase todas as áreas. Ele atualiza até mesmo as fotos básicas, graças ao seu HDR e desempenho em pouca luz.

Comparação da câmera do Google com a câmera padrão

Com os recursos da Google Camera explicados, vamos ver como eles se traduzem na prática, em comparação com seu aplicativo de câmera embutido.

Você obtém melhor exposição, mais detalhes e fotos mais nítidas. O esforço para substituir seu aplicativo de câmera padrão pelo Google Camera vale a pena. Felizmente, esse esforço não exige muito.

YouTube video

Como instalar a Google Camera

Para uma transição suave do aplicativo de câmera padrão para a Câmera do Google, o que importa é a compatibilidade do seu telefone.

Quais são os pré-requisitos?

O fórum XDA Developers tem um hub portuário com os smartphones suportados. A lista continuará a ser atualizada, portanto, nem tudo será perdido se você não vir seu celular Android na lista. No entanto, para garantir que seu telefone seja um possível candidato para instalar a Câmera do Google, ele precisa ser compatível com a API Camera2.

A API Camera2 dá aos desenvolvedores acesso aos recursos da câmera do seu celular para obter até a última gota de controle sobre sua lente, flash por quadro individual, velocidade do obturador, foco automático, captura RAW, HDR +, OIS e sensor da câmera.

Embora a API Camera2 tenha começado com a versão Android 5.0 Lollipop, é muito mais provável que o Android 7.1.1 e superior sejam compatíveis. Para certificar-se de que seu telefone tem, basta instalar o gratuito Aplicativo Camera2 API Probe na Google Play Store.

O aplicativo é o mais simples possível. Depois de abri-lo, a primeira tela que você verá é a lista de compatibilidade do seu telefone para Camera2API:

A seção Nível de suporte de hardware é a parte mais importante. Incluirá compatibilidade para as câmeras traseira e frontal. Aqui está o que os quatro níveis significam:

  • LEGADO: Suporte apenas para Camera1 API, o que significa que, se esta for a única marca de seleção verde, você não poderá aproveitar as vantagens da Câmera do Google em seu telefone.
  • LIMITADO: Suporte para uma faixa estreita de recursos da API Camera2.
  • CHEIO: Suporte para todos os recursos importantes da API Camera2.
  • NÍVEL 3: Um suporte adicional para reprocessamento YUV, captura de imagem RAW e opções extras de fluxo de saída.

Com níveis mais altos, você está pronto para o processo de instalação se a API Camera2 estiver habilitada.

Se esse não for o caso, você precisará fazer o root em seu telefone e editar o arquivo build.prop com Editor BuildProp. Isso é muito mais avançado, porém, e está além do escopo deste guia.

O próprio processo de instalação

Com os problemas de compatibilidade resolvidos, a primeira etapa é ir ao Google Camera Port Hub e verificar se há uma versão da GCam disponível para o seu dispositivo. Entre as dezenas de modelos suportados, todos são organizados ordenadamente pelo fabricante em ordem alfabética, de Asus a Xiaomi.

Para tornar a pesquisa mais fácil, siga estas etapas:

  1. Toque no menu do ícone de três pontos no canto superior direito do seu navegador.
  2. Selecione os Encontre na página opção.
  3. Digite o modelo do seu telefone Android. Conforme você digita, os resultados disponíveis são destacados.

Mesmo se você não achar, há ainda um segundo repositório de Ports da Google Camera nesse site do Celso Azevedo. Com os dois hubs, você verá uma lista de arquivos APK para baixar em seu telefone. Ao tocar no arquivo de download do APK, você verá uma tela de aviso e precisará confirmar. Caso não saiba como instalar um APK, temos um artigo explicando.

Mas, resumidamente falando, é isso:

  1. Depois de baixar o APK, clique nele e concorde com a mensagem que irá aparecer (muda dependendo da marca)
  2. Em seguida, vá para Configurações> Segurança e permitir que aplicativos sejam instalados a partir de Fontes desconhecidas.
  3. Por último, selecione o arquivo APK que você baixou com um bom gerenciador de arquivos e selecione o arquivo APK para que a instalação prossiga.

Agora você deve estar configurado e pronto para começar a explorar as maravilhas do GCam.

Considere tocar na fonte da câmera do Google

O GCam é uma maneira fácil de extrair mais da câmera do smartphone existente. Se você não estiver satisfeito com as fotos que está recebendo, vale a pena investigar.

Se o seu telefone Android ainda não for compatível ou for muito antigo para ter suporte devido ao requisito da API Camera2, você pode considerar a mudança para um Pixel na próxima vez que fizer upgrade do seu telefone. Nesse cenário, você se beneficiaria com a compatibilidade máxima de hardware e software, com todos os recursos de ponta que o gigante da Internet é capaz de oferecer.

Enquanto isso, há muitos outros ótimos aplicativos de câmera Android que você pode experimentar.

SUGESTÕES PARA VOCÊ