Como saber qual SSD é compatível com meu computador

Você encontra várias interfaces diferentes de SSD na internet, mas você sabe qual seu computador possui compatibilidade? Saiba como identificar!
Avatar de Bruno Rodrigues
29/11/2021às12:31|Atualizado há 2 anos
Como saber qual SSD é compatível com meu computador 1

Recentemente, tivemos um grande ‘boom’ nos dispositivos de armazenamento, conhecidos como SSD. Hoje, se você pesquisar por esses dispositivos, encontrará alguns tipos diferentes de discos rígidos SSD para computadores.

Neste post, vamos esclarecer quais os tipos de SSD e como identificar se ele é compatível com seu dispositivo.

Quais tipos de SSD existem no mercado

Antes de falarmos a respeito da compatibilidade do SSD no seu computador, precisamos apresentar para você quais os tipos de conexão temos nos modelos de SSD. Os tipos de conexões incluem o mSATA, U.2, SATA Express, SATA, M2 e PCI-E. Os modelos mais populares são o SATA e o M.2 que provavelmente, podem ser encontrados em seu notebook.

Quando falamos em SATA, temos de lembrar as diferentes revisões da interface, SATA I (revisão 1.x) SATA II (revisão 2.x), SATA III (revisão 3.x) e são totalmente compatíveis um com o outro. Isso significa que você pode usar um SSD de SATA III em uma placa-mãe com SATA II e vice-versa. Mas não é recomendável fazer isso porque a velocidade do disco rígido será limitada à velocidade da revisão SATA mais baixa.

Se fossemos separar em uma tabela a velocidade máxima de cada entrada, encontraríamos o seguinte:

  • SATA I (revisão 1.x), primeira geração de interface SATA rodando a 1.5 Gb/s. O caudal de largura que é suportado pela interface é de até 150 MB/s.
  • SATA II (revisão 2.x), conhecida como SATA 3Gb/s, é uma segunda geração de interface SATA rodando a 3,0 Gb /s. O caudal de largura de banda que é suportado é de até 300 MB/s.
  • SATA III (revisão 3.x), conhecida como SATA 6Gb/s, é uma terceira geração de interface SATA rodando a 6.0Gb /s. O caudal de largura de banda que é suportado pela interface é de até 600 MB/s. Esta interface é compatível com interface SATA de 3 Gb/s.

No outro lado, temos os famosos pequeninos, porém potentes, SSD M.2. Com eles devemos considerar dois aspectos: interface e comprimento. Podemos encontra-lo de três tipos, chave B (Socket 2), chave M (Socket 3) e a chave B&M.

Confira a ilustração a seguir para ter uma ideia:

Interfaces M2 SSD

Diferente dos SATAS, temos uma pequena trava que diferem entre as chaves “B” e a “M” não são compatíveis, enquanto a chave B&M se encaixa perfeitamente na “chave B” e na “chave M” sem nenhum problema. As “chaves B” trabalham com o protocolo SATA, o que não significa que sejam semelhantes às entradas da mesma categoria. E a “chave M” utilizam o protocolo NMVE, que falaremos mais tarde a respeito.

Para escolher uma das interfaces M.2, você deve descobrir quais o seu computador comporta. Por exemplo, o comprimento de M.2 SSD possui cinco comprimentos, incluindo 30mm (2230), 42mm (2242), 60mm (2260), 80mm (2280) e 110mm (22110) e nem toda placa-mãe ou notebook pode acomodar todos eles. Por isso, é extremamente necessário que você consulte as especificações do seu computador, ou, abri-lo para descobrir os formatos suportador e se há espaço o suficiente.Interfaces e tamanhos do tipo M2 SSD

Agora que você conhece os tipos de SSD do mercado e o que determina a compatibilidade do SSD em seu computador, ficará mais fácil saber qual é o tipo ideal para o seu computador.

Compatibilidade do SSD em notebooks

Para saber qual a interface exata utilizar em seu notebook, é necessário que você saiba o modelo do seu notebook para consultar as especificações ou manual dele. A maneira mais difícil seria por abrir todo o notebook de modo a descobrir quais intefeces ele suporta.

Geralmente, todo notebook comprado em lojas ou na internet, possui um manual especificando todas as configurações de hardware do notebook, e claro que não poderia faltar as compatibilidades do computador portátil.

Mas não se desespere caso tenha o perdido, ou tenha comprado seu notebook usado. É possível encontrar o manual no site da fabricante, tudo o que você precisa é encontrar o seu modelo na internet. Não só isso, muitos sites de venda possui a compatibilidade na aba das especificações, o que facilitará muito a sua procura.

Por exemplo, com o notebook Dell Latitude 5400, pude encontrar uma lista na internet com a compatibilidade ideal do tipo de SSD. Como você pode ver na imagem abaixo, ele suporta perfeitamente dois tipos de armazenamento interno, o SATA e NVME.

Compatibilidade de SSD

M.2 NVME

Para o uso desse tipo de interface que encontramos no formato 2280, devemos nos atentar a geração em que o notebook ou desktop suportam. Isso se deve ao fato que eles também possuem revisões, ou seja, sua velocidade é determinada em base a geração mais recente e processador utilizado. No caso do processador é apenas por identificarmos se ele suporta ou não.

Compatibilidade entre SSD e placa-mãe de desktop

Da mesma maneira como descrevemos como descobrir o SSD ideal para notebooks, serve também para o desktop. Mas no caso o desktop, nem sempre possuímos o modelo especifico colado ou impresso no gabinete.

Dessa maneira, a forma que temos de descobrir qual a compatibilidade do armazenamento digital, é através do manual ou modelo impresso na placa mãe do computador. É claro que, se você precisar abrir o seu computador, seria mais fácil identificar os tipos de interface suportados.

Cada parte da placa, incluindo interface ou slot da placa-mãe, é legendada com textos impressos nas proximidades dos componentes. Você pode facilmente descobrir se sua placa-mãe tem um slot M.2 ou a revisão SATA, SATA II ou SATA III, apenas por ler as legendas impressas.

Para mostrarmos um exemplo, utilizei a nova placa da AMD a X570. Perceba na imagem abaixo que pude identificar as interfaces M.2 e SATA apenas por observar as legendas da placa mãe.Placa mãe AMD X570 com suporte a M2 SSD

Além disso, através do modelo da placa mãe pude encontrar no próprio site da AMD as compatibilidades de armazenamento suportado e qual geração do NVME a placa possui.m2 NVME ger4 SSD

E assim finalizamos nossa guia de como identificar a compatibilidade dos SSD em seu computador. Lembre-se sempre de se atentar a velocidade e compatibilidade de seu desktop ou notebook. Caso você utiliza um NVME Ger4 em uma placa que suporta apenas NVME Ger3, ele funcionará, mas não possuirá a velocidade total que o SSD NVME Ger4 pode fornecer.

 

 

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ