Como ter certeza de que uma Big Tech realmente não está ouvindo

Avatar de Redação
25/02/2021 às 11:26 | Atualizado há 3 anos
Como ter certeza de que uma Big Tech realmente não está ouvindo 1

Nossa privacidade está diminuindo conforme nos tornamos mais dependentes de nossos dispositivos. Gostamos da conveniência de reconhecimento de voz e comandos, mas esses recursos nos expõem de maneiras que talvez não percebamos.

Quer tenhamos consentido ou não, os nossos smartphones, altifalantes e dispositivos domésticos estão sempre à escuta. Na maioria dos casos, eles precisam apenas de uma “palavra de ativação” para serem ativados.

Você pode mexer nas configurações do software, mas esta é uma solução um tanto limitada, pois os aplicativos podem contorná-la. Às vezes, o método mais simples é o melhor, e temos algumas soluções fáceis e baratas para você.

Tampe o vazamento

Quando você conecta um fone de ouvido, o microfone do dispositivo é desativado em favor do microfone externo. E se você pudesse enganar seu telefone, tablet, laptop ou computador fazendo-o acreditar que conectou seu próprio microfone? É aí que entram os bloqueadores de microfone.

Dispositivos mais novos têm microfones controlados por software, portanto, não há interruptor físico para desativar o microfone. Produtos como este bloqueador de microfone Mic-Lock são projetados para contornar isso. Ele está disponível na Amazon por menos de $ 12.

O Mic-Lock abriga um circuito semicondutor que imita um microfone ativo. Isso desativa o microfone do seu dispositivo e bloqueia todo o áudio. Conecte-o ao telefone e ele pensará que você acabou de mudar para um fone de ouvido.

O Mic-Lock funciona até mesmo em dispositivos que precisam de um adaptador para uma conexão de 3,5 mm, como um iPhone mais recente. “Se você tem um fone de ouvido e deseja uma camada extra de privacidade, deve obtê-lo. Eu até tentei isso em um novo iPhone sem um conector, mas com um adaptador e funcionou ”, escreveu um comprador verificado.

Além do próprio dispositivo, os aplicativos são conhecidos por espionar seus usuários.

A opção DIY

Lembra daquela postagem de Mark Zuckerberg que revelou seu método para bloquear o acesso à câmera de seu laptop? O fundador da maior rede social do planeta colocou um pedaço de fita adesiva em sua webcam.

Você pode seguir a sugestão de Zuck e criar sua própria solução de baixo custo para o problema do microfone. Pegue um par de fones de ouvido baratos e corte o cabo perto da tomada. Agora você pode conectá-lo ao computador ou telefone sem se preocupar com a entrada de som ao vivo.

SUGESTÕES PARA VOCÊ