Hoje, 4 de maio, é o último dia para quem quer tirar ou regularizar o Título de Eleitor. Em 2022 o TSE (Tribunal Superior eleitoral) conseguiu disponibilizar quase todos os serviços para cidadãos pela internet. Sendo assim, tanto para tirar o título de eleitor, como regularizar, o processo é todo feito online.
Como tirar título de eleitor online?
Antes de fazer o processo, é importante lembrar que o título de eleitor e o voto são facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, mas passam a ser obrigatórios a partir dos 18 anos, de acordo com o artigo 14 da Constituição Federal.
O processo para aprender como tirar título de eleitor online é bem simples, basta clicar aqui e acessar o sistema TítuloNet.
Selecione seu UF e depois vá em não tenho na guia Título de eleitor. Preencha todos os campos com dados pessoais, entre eles nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
- Bitcoin atinge recorde de $75.000 com aposta na vitória de Trump
- Nubank lança a operadora NuCel com planos a partir de R$ 45
- Xiaomi 15 é oficialmente lançado com Snapdragon 8 Elite e câmeras Leica
O sistema do TítuloNet, vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora.
A primeira deve ser uma fotografia no estilo selfie, segurando um documento oficial de identificação.
As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.
Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar.
Mas atenção, as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.
Talvez seja necessário tirar várias fotos, ou refazer o processo depois, para que as fotos realmente legíveis sejam enviadas. Então faça o processo com cautela e cuidado para economizar todo o seu tempo com o título.
Se você teve dificuldades ou não conseguiu entender corretamente, como tirar titulo de eleitor online, veja abaixo um vídeo explicativo que pode ajudar você mais ainda.
Como acompanhar o processo?
Depois de realizar o processo é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia Acompanhar Requerimento e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.
Com o fim de todo o processo, se não houver qualquer pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS). Depois disto, basta utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.
Você pode usar o aplicativo como um documento válido, sem nenhum problema. Então não é necessário se preocupar dos documentos não serem válidos.
Lembrando que os cidadãos acima dos 18 anos que não tiram o título eleitoral estão sujeitos a uma série de restrições e impedimentos legais.
Agora que aprendemos como tirar título de eleitor online, vamos ver quais são as penalidades, se você não realizar o processo.
Como consultar se o Título de Eleitor está regularizado
- Acesse o site oficial do TSE na internet (link);
- Agora clique em “Situação Eleitoral” e depois digite seu nome completo ou CPF;
- Clique em “Consultar”;
- Em seguida, confirme o reCAPTCHA para concluir;
- Após isso será mostrado se seu título está Regular e sua Biometria já foi coletada.
Meu título está irregular, o que devo fazer?
Caso o site aponte que você esteja em situação irregular, você pode regularizar tudo através da internet usando o portal “Título Net” do TSE. Além disso, é necessário verificar se você não está com débitos com TSE (link) e evitar mais multas.
Uma vez no site, basta inserir suas informações cadastrais e então selecionar a resolução do problema de acordo com o que o site diz.
Por que regularizar o título?
Manter o título regularizado é o pré-requisito para outras ações como obter passaporte ou carteira de identidade, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal.
Além de participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias, e se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública.
Com esses simples passos, você poderá aprender como tirar título de eleitor online sem nenhuma dificuldade. Então evite problemas com seu nome, ou até mesmo problemas governamentais.
Realizar o processo totalmente online, só vai gastar alguns minutos e será o melhor para você. Lembrando que todo o processo pode ser feito no computador e no celular exatamente da maneira que vimos aqui.
Não perca seu tempo, e regularize o documento para evitar possíveis dores de cabeça, ou muitos processos burocráticos que podem acabar atrapalhando, em vez de realmente ajudar.
Agora diga para nós, você conseguiu seguir os passos que vimos? Teve alguma dúvida ou dificuldade em seguir os passos que vimos acima? Diga para nós nos comentários abaixo.
Sou obrigado a ter biometria cadastrada?
Desde o início da pandemia, a coleta do cadastro biométrico foi suspenso em todo o Brasil. Devido a isso, as eleições de 2022 não obrigarão o eleitor a ter biometria cadastrada. Você pode votar apresentando seu título de eleitor físico, digital ou documento com foto (RG, CPF, CNH).
Preciso levar o Título de Eleitor?
Não. Você pode votar com qualquer documento com foto (RG, CPF, CNH) além do aplicativo E-título, disponível para Android e iOS.
Fonte: TSE