Google Home Mini x Echo dot 4 : principais diferenças

Qual será o melhor alto-falante inteligente de entrada? Confiram um rápido comparativo entre os modelos mais básicos Google Mini e Echo Dot 4.
Avatar de Redação
14/04/2021 às 17:49 | Atualizado há 3 anos
Google Home Mini x Echo dot 4 : principais diferenças 1

Hoje em dia já contamos com alguns assistentes virtuais disponíveis no mercado, como a Siri, para quem possui aparelhos da Apple, com o sistema iOS, e o Bixby, que é de responsabilidade da sul-coreana Samsung, lançado em março de 2017.

Mas os “alvos” deste artigo são o Google Home Mini e a Amazon Echo Dot 4. Vamos te contar quais as diferenças entre eles, para que você eleja o seu preferido e tenha o melhor possível para atender as suas necessidades.

Música

O primeiro ponto levantado é uma das facilidades mais utilizadas pelos seus usuários, que é a capacidade de reproduzir músicas e na qualidade do som.

Ambos são bem parecidos nesse ponto, seguem sendo muito competentes em suas respectivas propostas, com sua diferença básica sendo nos serviços que vem como padrão de fábrica. Lembrando que estamos falando dos modelos de entrada.

O aparelhos equipados com o Google Assistente usa o Google Play Music, o YouTube Music, o Spotify, o Pandora, o iHeart Radio e o TuneIn. Já os Echo fabricados pela Amazon e usam a Alexa. chegam com o Amazon Music, o Spotify, o Pandora, o iHeart Radio, o Siriusxm e o iTunes.

Mas, no geral, a Echo Dot 4 evoluiu bastante no quesito som. Com um som que agora é direcional, ela possui uma qualidade de som mais encorpada e com graves ligeiramente melhores que o Google Mini.

Reprodução de vídeos

Aqui vai depender muito das suas preferências, já que o Google Home tem sua compatibilidade ligada a dispositivos Chromecast. Por outro lado, a Echo pode reproduzir vídeos através da Fire TV, ou mesmo por meio do serviço de streaming da própria Amazon.

Se você for adepto de ver muitos vídeos, este é um dos pontos a se levar em consideração, quando estiver na dúvida de qual deles escolher para o seu lar.

Inteligência Artificial

Aqui temos uma pequena vantagem para o Google, que possui uma capacidade maior de responder as perguntas dos seus donos, além de parecer ter um acesso maior a informações variadas, provavelmente por estar integrada com o maior buscador do mundo.

No entanto, o ponto que a Alexa tem a mais, é que ela consegue conversar com aparelhos de outras marcas, tendo a possibilidade de serem instalados, novos aplicativos e novas habilidades, que acabam otimizando o seu uso, seus recursos e seu conhecimento geral.

Vale notar também que a Alexa parece mais, digámos, humana. Ela possui respostas mais concisas e vocabulário melhor. Enquanto o Google possui algo mais robotizado, tanto nas falas como nas respostas.

Design de seus alto-falantes

Este ponto varia de acordo com o gosto de quem está olhando, portanto vamos apenas contar, de maneira geral, como eles são.

Ambos possuem uma forma cilíndrica, mas o Google Home Mini tem um visual mais achatado e estreito. Ele é mais discreto e cabe em mais lugares da casa devido a sua altura.

Já no Echo Dot 4, o visual agora ficou literalmente esférico, é uma bola que você coloca em cima da mesa. O visual mais alto, se torna mais chamativo e ocupa mais espaço.

Por outro lado, o novo visual contribui com a melhor qualidade de som, conforme já citamos acima.

Por fim, podemos concluir que os dois possuem serviços e habilidades muito semelhantes entre si, além de ambos possuírem uma alta qualidade em suas propostas.

Abaixo temos os vídeos review de ambos, o que pode ajudar na decisão de compra:

YouTube video

YouTube video

SUGESTÕES PARA VOCÊ